Catalisador

agamelas

New member
Boa noite.

indo direto ao assunto.
tenho um carro com motor 1.9dci que necessitou de trocar segmentos. Por haver passagem de óleo o catalisador estará bastante sujo e a não respirar como deve.

o que recomendam? Limpar o mesmo numa casa da especialidade, deixar andar e ir “derretendo” a sujeira ou fazer uma limpeza no Mecanico?

naturalmente que ir a uma casa especializada e mandar ver, e depois ou limpar ou recondicionar, perante a avaliação , o mecânico não te vai fazer grande coisa e volta e meia ainda piora a situação, por isso deixa isso para quem sabe...

Mas parece má ideia deixar queimar o lixo por ele uma vez que toda a admissão foi limpa?
numa das casas de escapes disseram-me isto...

se admissão foi limpa, mais me ajudas, o catalizador também tem de ser revisto, pois atinge temperaturas altas, não é bem para servir de fornalha para queimar tudo o que lá cai, apenas os gases nada mais...

Os catalizadores não se limpam nem regeneram por si, se está contaminado sujo e entupido, só há uma solução, a sua substituição.

A longo prazo que problemas pode isso trazer?
nao faz mais fumo e/ou barulho?

desculpem a ignorância
Faz mais barulho, sim (especialmente o turbo.) Fumo, nem por isso.
Na inspecção apenas medem a opacidade do fumo e não os valores de CO2, em diesel.

Quanto a problemas, nada. Quando mais até prolonga a vida do motor/turbo. O único problema que eventualmente poderás ter é overboost (excesso de pressão do turbo.)
Pelo que, para colmatar isso, terás de reprogramar a centralina.

Última edição:
Vai a uma casa de confiança e limpa isso. Se deixares andar, pode avariar. Há também produtos para adicionar no tanque de combustível para limpar. Não sei se é banha da cobra ou não. Nunca precisei de usar.

Se o retirares, estás a tirar um elemento do carro que transforma gases bastante nocivos noutros que, apesar de também serem poluentes, são-no menos. Para além disso, nota-se na performance, porque lá está, o carro foi pensado para usar catalizador.

Vai a uma casa de confiança e limpa isso. Se deixares andar, pode avariar. Há também produtos para adicionar no tanque de combustível para limpar. Não sei se é banha da cobra ou não. Nunca precisei de usar.

Se o retirares, estás a tirar um elemento do carro que transforma gases bastante nocivos noutros que, apesar de também serem poluentes, são-no menos. Para além disso, nota-se na performance, porque lá está, o carro foi pensado para usar catalizador.
Nota-se na performance, em que aspecto? Esse mito da "back pressure" é apenas isso, um mito. Especialmente se o turbo do 1.9 dci for de geometria fixa.
Qualquer motor é mais performante e fiável sem periféricos anti-poluição.

Última edição:
Nota-se na performance, em que aspecto? Esse mito da "back pressure" é apenas isso, um mito. Especialmente se o turbo do 1.9 dci for de geometria fixa.
Qualquer motor é mais performante e fiável sem periféricos anti-poluição.

Estou a ver que as opiniões dividem-se...

- mandar limpar
- substituir porque não se limpa
- tirar o miolo

para já estou na mesma :)
e não encontro informações na net que me façam decidir

Estou a ver que as opiniões dividem-se...

- mandar limpar
- substituir porque não se limpa
- tirar o miolo

para já estou na mesma :)
e não encontro informações na net que me façam decidir
Claro que tirar o miolo não é uma opção ética, cabe-te a ti decidir.
E sim, podem ser limpos... Logo que não estejam estragados.

Voltar
Superior