Causas e efeitos de velas de incandescência queimadas ou módulo Avariado

STEINMETZ

New member
À dias notei que a minha 520d (N47) tremia ligeiramente em frio, nos 1ºs segundos após arranque.

Fui à "máquina" com ela e esta acusou velas queimadas. Teste às velas e estavam todas boas. Pois, era do módulo. Este já foi substituído e já recuperei a linearidade no arranque.

Tenho lido um pouco pela net que este módulo avaria bastante e nem sempre é detetado à primeira.

Aos entendidos aqui do sítio :), quais os principais "danos", se é que os há, andar com as velas/módulo de ignição queimados?
É motivo para deixar a saída do escape cheio de fuligem / preto, mesmo que tenha DPF?

Consequências:
14434813_1209652482438764_7719606572184977457_o.jpg

EGR:
12901212_1057424480994899_6452918578898035190_o.jpg

E depois ao tirar as ditas podes ter este brinde:
14425490_1205870009483678_2389916917181689704_o.jpg

As fotos não correspondem ao motor em questão mas pode acontecer em qualquer um turbo-diesel moderno.

Consequências:
14434813_1209652482438764_7719606572184977457_o.jpg

EGR:
12901212_1057424480994899_6452918578898035190_o.jpg

E depois ao tirar as ditas podes ter este brinde:
14425490_1205870009483678_2389916917181689704_o.jpg

As fotos não correspondem ao motor em questão mas pode acontecer em qualquer um turbo-diesel moderno.

Logo, a saida de escape preta é sinal de muito entupimento a montante, certo?

basta ver o fumo preto q sai do escape num carro velho ( sem FAP e injeção indireta exemplo BMW 324 ) a gasoleo , quando està 1-2 velas queimadas para ter noção do gasoleo q não fica queimado ou então no mesmo carro velho colocar o motor a trabalhar sem dar tempo às velas de aquecerem

se o teu carro tem ums anos e ums kms e sendo sofisticado , erra melhor trocar as velas todas

jà num carro velho com injeção indireta , so' troco a vela q està queimada ( mesmo se por norma se devem trocar todas ) , pq como o material presta cada vez menos , jà me aconteceu trocar todas e pouco tempo a seguir uma vela falecer

basta ver o fumo preto q sai do escape num carro velho ( sem FAP e injeção indireta exemplo BMW 324 ) a gasoleo , quando està 1-2 velas queimadas para ter noção do gasoleo q não fica queimado ou então no mesmo carro velho colocar o motor a trabalhar sem dar tempo às velas de aquecerem

se o teu carro tem ums anos e ums kms e sendo sofisticado , erra melhor trocar as velas todas

jà num carro velho com injeção indireta , so' troco a vela q està queimada ( mesmo se por norma se devem trocar todas ) , pq como o material presta cada vez menos , jà me aconteceu trocar todas e pouco tempo a seguir uma vela falecer

Há forma de ver se as velas estao a 80%, 60% ou se são lixo para trocar?

se o problema vinha da alimentação das velas e resolveste , deixa andar se quiseres

agora com uma mecanica sofisticada como no teu carro , eu preferia trocar as velas ( e testar numa bateria as velas velhas e guardar para desenrascar ) e aproveitar para colocar uma massa tipo " massa de cobre " na rosca , pq uma vela "colada" na cabeça jà aconteceu

Não sei o caso do BMW, mas em outros carros antigos, os ditos as velas apenas serviam mesmo para colocar o carro a trabalhar.

se o problema vinha da alimentação das velas e resolveste , deixa andar se quiseres

agora com uma mecanica sofisticada como no teu carro , eu preferia trocar as velas ( e testar numa bateria as velas velhas e guardar para desenrascar ) e aproveitar para colocar uma massa tipo " massa de cobre " na rosca , pq uma vela "colada" na cabeça jà aconteceu

Vou tratar disso, afinal troca-las nem é nenhuma pipa de massa e os efeitos adversos podem ser muito mais dispendiosos....

Não sei o caso do BMW, mas em outros carros antigos, os ditos as velas apenas serviam mesmo para colocar o carro a trabalhar.

Nos que tem FAP, é crucial que estejam OK. As velas de incandescência "antigamente" serviam para meter o motor a funcionar ao aquecer a câmara de combustão. Agora, as velas estão ligadas durante um certo tempo até o motor aquecer À temperatura de trabalho. Nos que tem FAP, estas ligam para aquecer mais a câmara de combustão para ajudar a queimar.

Com esta alteração de funcionamento, prevê-se que seja reduzida a quantidade de partículas emitidas. Agora percebes porque este HDI está como está? 120000Kms..

O método de avaliação de falhas das velas de aquecimento, que é feito pelo computador, em sistemas modernos como o do BMW que indicas, é um método muito fiável.
Dificilmente uma vela danificada nesse sistema, não deixa um código em memória. A indicação de qual a vela danificada, é que pode não ser a mais correta.

A medição da resistência elétrica, desde que bem feita, também costuma dar bom indicador do estado de saúde de uma vela de aquecimento.

Nos que tem FAP, é crucial que estejam OK. As velas de incandescência "antigamente" serviam para meter o motor a funcionar ao aquecer a câmara de combustão. Agora, as velas estão ligadas durante um certo tempo até o motor aquecer À temperatura de trabalho. Nos que tem FAP, estas ligam para aquecer mais a câmara de combustão para ajudar a queimar.

Com esta alteração de funcionamento, prevê-se que seja reduzida a quantidade de partículas emitidas. Agora percebes porque este HDI está como está? 120000Kms..

Sim, eu sei que as viaturas recentes as velas tem mais que a função de aquecer o motor, para o colocar a funcionar.

Agora de facto e nos antigos (como referi, não sei como funciona o BMW 324), apenas serviam mesmo para "acordar" o motor.

O método de avaliação de falhas das velas de aquecimento, que é feito pelo computador, em sistemas modernos como o do BMW que indicas, é um método muito fiável.
Dificilmente uma vela danificada nesse sistema, não deixa um código em memória. A indicação de qual a vela danificada, é que pode não ser a mais correta.

A medição da resistência elétrica, desde que bem feita, também costuma dar bom indicador do estado de saúde de uma vela de aquecimento.

Certo. Mas nada melhor que tirar fora e ver se aquece rápido.

nos carros velhos , onde os gazes de escape saiem mais ràpido pq não hà tanta procaria a travar os gazes ( exemplo FAP ) , dà pra ver bem o fumo preto a sair quando està uma vela ( ou mais ) com problema ou quando não se deixa aquecer as velas.

jà quando o carro està quente , não é preciso aquecer
no inverno em paises frios é bom aquecer 2 vezes seguidas antes de lançar o motor de arranque , quando o motor do carro està frio

jà neste carro recente , os gazes muito travados + as particulas do gasoleo q não foi ou ficou mal queimado , acumulam-se como nas fotos q mostrou EBLASE

Certo. Mas nada melhor que tirar fora e ver se aquece rápido.

Esse método, para além de subjetivo, envolve desmontar as velas de aquecimento, que em alguns casos pode envolver horas de mão de obra. Para além dos riscos que existem de danificar a vela ao retirá-la.

Caso se pretenda ter mais uma certeza, face a um valor de resistência correto, por exemplo, o método preferível é analisar o padrão de corrente da vela de aquecimento.
Permite ter uma imagem objetiva da evolução da temperatura.

Em todos os casos, este método é muito superior à simples medição estática da resistência elétrica da vela, mas normalmente como esta é bastante robusta, e pela facilidade de compreensão de todos, foi o método que referi.

Faz assim e depois chora quando for hora de tirar à conta do carvão acumulado.

O teu método é válido mas não invalida que tenhas problemas na remoção à conta de uma ponta inchada. Outra, com a vela fora, podes contar os segundos que demora a aquecer. O controlo da tensão/corrente serve para evitar que em excesso, provoque danos físicos na vela(relé/comando avariado, falta de massa, ..).

Esse método, para além de subjetivo, envolve desmontar as velas de aquecimento, que em alguns casos pode envolver horas de mão de obra. Para além dos riscos que existem de danificar a vela ao retirá-la.

Caso se pretenda ter mais uma certeza, face a um valor de resistência correto, por exemplo, o método preferível é analisar o padrão de corrente da vela de aquecimento.
Permite ter uma imagem objetiva da evolução da temperatura.

Em todos os casos, este método é muito superior à simples medição estática da resistência elétrica da vela, mas normalmente como esta é bastante robusta, e pela facilidade de compreensão de todos, foi o método que referi.

Analisas com um multímetro ou recorres a outro método?

Com tanta "tecnologia" hoje em dia neste tipo de carro, porque raio nao aperece um aviso no CB a alertar para este tipo de componente avariado?

Com tanta "tecnologia" hoje em dia neste tipo de carro, porque raio nao aperece um aviso no CB a alertar para este tipo de componente avariado?
Pode dar registo com luz do motor ou a luz das velas acesas. Alguns tem um aviso específico no ecrã multifunções como é o caso do Alfa Romeo 147 1.9JTD entre outros.

Pode dar registo com luz do motor ou a luz das velas acesas. Alguns tem um aviso específico no ecrã multifunções como é o caso do Alfa Romeo 147 1.9JTD entre outros.

Ora confirmo, que o 147 tem isso. [;)]

e se tiveres o CB avariado ?

isso das pessoas quererem se fiar so' nas tecnologias e não na logica da mecanica e manutenção em dia ( em dia quero dizer como manda a logica da mecanica conforme o uso , o clima , o tempo ...e não como manda a marca ) resulta em faturas bem recheadas

ter sensores em todos os lados , ter extras q para nada ou pouco servem mas quando falham tb podem por em causa o funcionamento do carro , tudo é lindo enquanto funciona

Back