[Economia] CDs de volta à vida, downloads em declínio.

PugGT

New member
https://www.headphonesty.com/2024/09...es-first-half/

Eu uso mp3 pela conveniencia do sacanço directo duma só faixa q pretendo mas continuo a usar CDs e a comprar principalmente albuns historicos​.

Tem a vantagem da qualidade ser superior, o proprio disco é lindo de ser ver e posso mudar de hifi 50 vezes q os CDs lá continuam, agora se mudar de PC/leitor mp3 terei q andar sempre com backups p não perder algo q não é fisico, como já aconteceu [8b].

Ps: o CD mais antigo q tenho tem 42 anosapr:) (1982 - mais velho q muitos aqui), e continua a soar como se fosse fabricado hoje [:blush:].

Last edited:
A última vez que ouvi um cd, foi no carro anterior... em 2019.

Nessa altura instalei o Spotify e desde aí tenho ouvido audio por bt.

No entanto, tenho comprado algumas boxes de edições especiais de bandas que gosto. O cd fica por abrir...
Mas é cada vez mais raro comprar. Este ano não comprei nada.

Penso que isto é um fenómeno normal. Quando surge uma tecnologia revolucionária esta tende a crescer tanto às custas da tecnologia antiga que parece que a antiga vai simplesmente desaparecer. Contudo, ao fim de algum tempo, a tecnologia antiga recupera um bocadinho. Mas só o suficiente para ocupar um mercado de nicho e nunca mais vai passar disso.

Comprar álbuns digitais? Nem sabia que isso tinha relevância. O streaming faz muito mais sentido. Se é para comprar, então mais vale comprar físico.

Tu das a entender que os CDs acabaram e agora estao de volta.
Errado, os CDs estiveram sempre á venda em locais como FNAC, MediaMarkt etc.

As K7, dvds e br é que parece que morreu pelo memos em PT

O vinil é que ressuscitou. Pena que o seu preço é elevado.

Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk

https://www.headphonesty.com/2024/09...es-first-half/

Eu uso mp3 pela conveniencia do sacanço directo duma só faixa q pretendo mas continuo a usar CDs e a comprar principalmente albuns historicos​.

Tem a vantagem da qualidade ser superior, o proprio disco é lindo de ser ver e posso mudar de hifi 50 vezes q os CDs lá continuam, agora se mudar de PC/leitor mp3 terei q andar sempre com backups p não perder algo q não é fisico, como já aconteceu [8b].

Ps: o CD mais antigo q tenho tem 42 anosapr:) (1982 - mais velho q muitos aqui), e continua a soar como se fosse fabricado hoje [:blush:].

O meu CD mais antigo tem 40 anos. É o álbum Alchemy dos Dire Straits.
Continua a tocar regularmente.

Curiosamente, nos últimos meses, comprei 3 ou 4 cds, a maior parte deles, usados, no OLX :)

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	190.0 KB ID:	14502509

CD sales

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	177.1 KB ID:	14502510

Desculpem se soar um bocado a pedantismo ​mas....

Vendem-se mais cds que albuns digitais?! É como dizer que se vendem mais lichias que carambolas... ambas são marginais num mundo onde toda a gente come maças (ou seja, faz stream) e a "posse" deixou de fazer sentido para a vasta maioria!

Para que é que alguém quererá comprar um album em formato digital!? Nunca entendi [:D]

Para mim o grande problema do streaming é a perda de qualidade com a compressão. Eu valorizo bastante a qualidade de som, mas não sou um fanático como alguns. Ainda assim, é perfeitamente perceptível a m€rda que é a qualidade dos Spotifys da vida, na maior parte das situações.

Bem podem dizer que dá para alterar as definições para ter a melhor qualidade possível, e dá para usar apps de streaming alternativo com qualidade muito superior, mas tudo isso é apenas teórico quando estás em movimento, e dependente da qualidade da rede móvel, por exemplo.

Ou tens uma rede móvel estável e rápida em todo lado, o que é praticamente impossível quando andas de carro, ou então fazes download para teres o audio com qualidade, mas isso ocupa imenso espaço no dispositivo, e tendo em conta que nenhum dos telemóveis atuais tem opção para cartão de memória, não é viável.

Tu das a entender que os CDs acabaram e agora estao de volta.
Errado, os CDs estiveram sempre á venda em locais como FNAC, MediaMarkt etc.

As K7, dvds e br é que parece que morreu pelo memos em PT

O vinil é que ressuscitou. Pena que o seu preço é elevado.

Por incrivel que parece aqui há 1 ano ou por aí ainda vi K7 numa área de serviço de uma autoestrada em Portugal. E em Espanha há um mês atrás também vi!
Agora devo dizer que as fotografias das capas das K7 já estavam um bocado comidas pelo sol [:D]

Para mim o grande problema do streaming é a perda de qualidade com a compressão. Eu valorizo bastante a qualidade de som, mas não sou um fanático como alguns. Ainda assim, é perfeitamente perceptível a m€rda que é a qualidade dos Spotifys da vida, na maior parte das situações.

Bem podem dizer que dá para alterar as definições para ter a melhor qualidade possível, e dá para usar apps de streaming alternativo com qualidade muito superior, mas tudo isso é apenas teórico quando estás em movimento, e dependente da qualidade da rede móvel, por exemplo.

Ou tens uma rede móvel estável e rápida em todo lado, o que é praticamente impossível quando andas de carro, ou então fazes download para teres o audio com qualidade, mas isso ocupa imenso espaço no dispositivo, e tendo em conta que nenhum dos telemóveis atuais tem opção para cartão de memória, não é viável.

Quanto aos downloads e espaço nos dispositivos, esta fase a maioria dos carros já tem uma entrada USB ou leitor de cartões SD, depois é preciso é ter som em condições no carro, o que na maioria das situações não acontece (falo por mim, mas para mim não é uma grande preocupação, som razoável basta-me).

Quanto aos downloads e espaço nos dispositivos, esta fase a maioria dos carros já tem uma entrada USB ou leitor de cartões SD, depois é preciso é ter som em condições no carro, o que na maioria das situações não acontece (falo por mim, mas para mim não é uma grande preocupação, som razoável basta-me).

Sim, mas eu estava a falar exclusivamente de streaming, sem nenhum suporte físico. Já não utilizo pens / cartões SD há bastante tempo.

O meu carro até tem um sistema bastante bom (Focal da Peugeot), mas a qualidade de algumas coisas, a juntar à acústica já pouco favorável do carro, faz com que a qualidade geral seja bastante fraca, quando comparada a algo em condições.

Por incrivel que parece aqui há 1 ano ou por aí ainda vi K7 numa área de serviço de uma autoestrada em Portugal. E em Espanha há um mês atrás também vi!
Agora devo dizer que as fotografias das capas das K7 já estavam um bocado comidas pelo sol [:D]

No terminal dos autocarros Rede Expresso em Sete Rios também ainda existe lá uma coisa dessas acho eu

Mas quem é que vai comprar um cd quando pode ter acesso a milhões de álbuns através de uma mensalidade, seja por Apple Music ou Spotify?

Se me falarem em álbuns antigos, que não estão disponíveis nessas plataformas, aí já faz sentido.

Em relação à qualidade sonora, quero ver distinguirem entre um cd e um download na qualidade máxima...

Se a conversa for vinil, aí sim, é outro mundo.

Sim, mas eu estava a falar exclusivamente de streaming, sem nenhum suporte físico. Já não utilizo pens / cartões SD há bastante tempo.

O meu carro até tem um sistema bastante bom (Focal da Peugeot), mas a qualidade de algumas coisas, a juntar à acústica já pouco favorável do carro, faz com que a qualidade geral seja bastante fraca, quando comparada a algo em condições.

Ah, Ok. Como referiste o espaço ocupado nos dispositivos pelos downloads, dei só a achega de ter o som numa pen ou num cartão, para poupar o espaço no telemóvel...

Ja nao vejo disso ha anos. Quando era mais novo gostava de ver as capas e os nomes dos conjuntos musicais {alguns eram engraçados}. E as K7 das anedotas picantes do Canty.

Um classico.

Back