Certidão de características

Medula

New member
Bom dia!

Antes de mais, peço desculpa se este post não estiver no tópico certo, mas foi o que me pareceu mais apropriado.

A certidão de características do meu carro (aquele autocolante que normalmente está colado no batente da porta do lado do passageiro), está deteriorado e ilegível, e em consequência disso fiquei com uma anotação na inspecção.

Dirigi-me à OPEL e disseram-me que tenho de pedir uma certidão ao IMT, e é com base nisso que a OPEL pode colar um novo no meu carro. Sucede que, pelo que me disse a funcionária, a OPEL cobra cerca de 150€ pelo serviço. Parece-me um verdadeiro roubo que cobrem 150€ por um autocolante, mesmo que seja fabricado na Alemanha e enviado para Portugal, algo que, hoje em dia, tem um custo irrisório.

A minha dúvida é: é obrigatório pedir a fabricação desse autocolante à OPEL ou existem outras entidades que o possam fazer?

Agradeço, desde já, a ajuda!

150€ mais 6 por pagina para a tal certidão http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues/veiculos/certidoesdeveiculos/Paginas/CertidoesdeVeiculos.aspx

e ja 150€ por autocolante é mais que muito.

visto que é um autocolante de um caro opel acho que so mesmo opel para isso

Mas passaram te na inspeção com anotação ou foste chumbado?

Na primeira inspecção, levou uma anotação de nível um, acho eu. Eu esqueci-me de tratar disso e agora quando foi novamente ficou com uma anotação de nível mais elevado. Tenho 15 dias para apresentar a situação regularizada.

Já tenho o papel do IMT, que ficou em 5.40€, porque foi passado online. Se tiver mesmo de ir à OPEL, de uma reclamação não se livram. Estão a aproveitar-se do facto de que as pessoas não podem andar ser o autocolante, e pelos visto são eles os únicos que o podem fabricar.

Parece-me que vais ter de ir mesmo à Opel, primeiro não me acredito que o façam cá fora e segundo como só tens um prazo de 15 dias, ainda mais complicado se torna.

Quanto ao prazo de 15 dias, dificilmente o conseguirei cumprir, pois na Opel disseram-me que leva mais do que isso.

Resta-me tentar arranjar um documento qualquer que comprove o meu pedido, e tentar pedir uma extensão no centro de inspecções, ou se não for possível, espero que as autoridades sejam compreensivas com o problema, em caso de ser parado.

Aqui a questão era mesmo tentar arranjar uma alternativa mais barata.

Quanto ao prazo de 15 dias, dificilmente o conseguirei cumprir, pois na Opel disseram-me que leva mais do que isso.

Resta-me tentar arranjar um documento qualquer que comprove o meu pedido, e tentar pedir uma extensão no centro de inspecções, ou se não for possível, espero que as autoridades sejam compreensivas com o problema, em caso de ser parado.

Aqui a questão era mesmo tentar arranjar uma alternativa mais barata.

São compreensivas, são... ou tens inspecção válida ou não tens...

Só não percebo é esse prazo de 15 dias, tinha ideia que quando chumba na IPO tem 30 dias...

Por acaso mas só por acaso já te lembraste de perguntar noutro concessionário?

É que sobre esse valor pode estar incluída a margem do concessionário! [;)]

Isso em principio é tratado por um despachante e não pela marca mesmo, mas depois é a marca que produz o autocolante.

Atenção que o concessionário vai ter de colar o novo autocolante e emitir uma declaração com fotografias da colocação do novo autocolante, serviço esse que pode ser cobrado.

Por acaso mas só por acaso já te lembraste de perguntar noutro concessionário?

É que sobre esse valor pode estar incluída a margem do concessionário! [;)]

Isso em principio é tratado por um despachante e não pela marca mesmo, mas depois é a marca que produz o autocolante.

Atenção que o concessionário vai ter de colar o novo autocolante e emitir uma declaração com fotografias da colocação do novo autocolante, serviço esse que pode ser cobrado.

Por acaso ainda não me tinha lembrado de fazer isso... obrigado pela dica!

Na primeira inspecção, levou uma anotação de nível um, acho eu. Eu esqueci-me de tratar disso e agora quando foi novamente ficou com uma anotação de nível mais elevado. Tenho 15 dias para apresentar a situação regularizada.

Já tenho o papel do IMT, que ficou em 5.40€, porque foi passado online. Se tiver mesmo de ir à OPEL, de uma reclamação não se livram. Estão a aproveitar-se do facto de que as pessoas não podem andar ser o autocolante, e pelos visto são eles os únicos que o podem fabricar.
Andei à procura (pouco, confesso :D ) e não encontrei o sitio onde pedir isso online. Podes mandar o link?
tenho uma situação dessas em mão e dava jeito evitar as filas do imt!

Andei à procura (pouco, confesso :D ) e não encontrei o sitio onde pedir isso online. Podes mandar o link?
tenho uma situação dessas em mão e dava jeito evitar as filas do imt!

Consegue aqui: https://servicos.imt-ip.pt/login.aspx?ReturnUrl=/default.aspx

Faz-se Login com as mesmas credenciais do site das Finanças. Depois é na área Veículos -> Certidões.

Eles emitem uma referência MB e, depois de confirmarem o pagamento, o documento fica disponível para download.

Voltar
Superior