Certidão de estado civil como ?

NothingFace

New member
Bom dia

Necessito de aalgo que certifique de que sou solteiro para me casar fora de Portugal.

Dirigi-me ao Registo Civil e pedi uma certidão de nascimento narrativa (que também preciso) e uma certidão do estado civil.
A senhora diz-me que na certidão de nascimento diz o estado civil, e eu pensei ora ótimo menos uma coisa que tenho de pagar.

Recebo a certidão de nascimento e não diz la nada do estado civil, diz dos meus pais mas não diz do meu. Perguntei e dizem-me que como é solteiro não diz nada. :sh)

Eu disse que necessitava mesmo de algo que atestasse que sou solteiro e me posso casar, mas foi me dito que isso não existe :sh).

Fiquei sem saber o que fazer.

Prepara-te para uma odisseia, passei por isso o ano passado.

Se vais casar no estrangeiro vais precisar de um certificado de capacidade matrimonial (acho que é este o nome), só que para pedir esse certificado tens que iniciar um processo de casamento aqui em Portugal. Ao iniciares o processo de casamento cá é emitido esse documento que é atesta em como és solteiro e podes casar. Mas para iniciares o processo vais precisar de uma certidão de nascimento da noiva, que caso seja estrangeira vai ser necessário vir autenticada pelo consulado Português da área de residência dela. Depois sim podes enviar para lá e todos os documentos terão que ir autenticados pelo consulado do pais da noiva. Depois de casares quando regressares a Portugal é só entregares uma certidão de casamento de inteiro teor e o casamento será averbado em Portugal

E para facilitar as coisas mantenham o nome de solteiro ;)

Como eu te disse passei pelo mesmo o ano passado e foi uma odisseia, perdi muito tempo em consulados, conservatórias mas tudo se fez com uma dose enorme de paciência

Vai sim e se por acaso a noiva for de um pais em que o Português não é língua oficial ainda vai ter que existir tradução dos documentos, no meu caso não foi necessário.

Podes tambem ir preparando um atestado de residência, tiras na junta de freguesia e cópias autenticadas do passaporte.

Prepara-te para uma odisseia, passei por isso o ano passado.

Se vais casar no estrangeiro vais precisar de um certificado de capacidade matrimonial (acho que é este o nome), só que para pedir esse certificado tens que iniciar um processo de casamento aqui em Portugal. Ao iniciares o processo de casamento cá é emitido esse documento que é atesta em como és solteiro e podes casar. Mas para iniciares o processo vais precisar de uma certidão de nascimento da noiva, que caso seja estrangeira vai ser necessário vir autenticada pelo consulado Português da área de residência dela. Depois sim podes enviar para lá e todos os documentos terão que ir autenticados pelo consulado do pais da noiva. Depois de casares quando regressares a Portugal é só entregares uma certidão de casamento de inteiro teor e o casamento será averbado em Portugal

E para facilitar as coisas mantenham o nome de solteiro ;)

Como eu te disse passei pelo mesmo o ano passado e foi uma odisseia, perdi muito tempo em consulados, conservatórias mas tudo se fez com uma dose enorme de paciência

Hum? Eu casei-me fora de Portugal e não tive que iniciar nada em Portugal. Até tenho ideia de ter ido lá 2x (Consulado Tuga), uma para tratar dos papeis e outra para o casório [:D]

Ambos tugas e casório em país europeu.

Last edited:
Se são ambos portugueses é uma coisa, caso seja português/a e estrangeiro/a ai é diferente e foi o meu caso, casei no pais dela e daí tanta papelada e complicação.

Então o melhor será ela ir a uma conservatória no pais dela e saber quais os documentos necessários, sendo mesmo necessário certidão de nascimento, cópia autenticada passaporte ou cartão de cidadão, a tal certidão de capacidade matrimonial, no meu caso ainda tive que juntar atestado de residência passado pela junta.

Todos os documentos que ela pedir para tu enviares terão que passar pelo consulado do pais dela para serem autenticados, caso contrario não serão válidos e se a língua oficial não for o Português vão ter que ser traduzidos.

A tal certidão de capacidade matrimonial para eu a tirar foi necessário iniciar um processo de casamento numa conservatória em Portugal, com a certidão de nascimento da minha mulher original e devidamente autenticada pelo consulado Português da área de residência dela. Depois quando regressei a Portugal tive que entregar na conservatória a certidão de casamento de inteiro teor (tem mesmo que ser a certidão de inteiro teor, caso contrario não serve) e fiquei automaticamente com o processo de casamento concluído.

O que preciso já sei, perguntei na embaixada em Lisboa.
So me falta mesmo isto, a ver se não da muita chatisse.

Obrigado pelas informações.

Back