Certificação ISO 9001

bricardo

New member
Boas,

Depois de pesquisar encontrei algumas empresas para certificar a empresa onde trabalho, metalomecânica...

Tuv
Eic
Bureau Veritas
SGS
Apcer

A Apcer até ver é a mais perto, à partida preferencial...

Alguém tem algo que possa partilha e ajudar, sobre este processo, como quanto e onde?

desde já agradecido

Onde trabalho somos certificados, salvo erro pela Apcer, prepara-te para algum trabalho "burocrático" com o controle do processo, seguimento de acções, etc.

É uma dor de cabeça, processos, burocracias, papeladas, e um tempo infinito de consultorias e coisas do género.

É um processo longo, verdade. Auditorias, mais que muitas, espaçadas no tempo...até o processo ser certificado.

Deixou de ser visto propriamente como uma vantagem competitiva...representa hoje em dia já quase um requisito no programa de concurso de determinados processos.

Prá frente com isso.[;)]

Boas,

Depois de pesquisar encontrei algumas empresas para certificar a empresa onde trabalho, metalomecânica...

Tuv
Eic
Bureau Veritas
SGS
Apcer

A Apcer até ver é a mais perto, à partida preferencial...

Alguém tem algo que possa partilha e ajudar, sobre este processo, como quanto e onde?

desde já agradecido

Mais perto é relativo. Por exemplo, para Aveiro (zona de origem?) a diferença entre a APCER e a SGS é de 300 metros, uma vez que a APCER está na Exponor, e a SGS na Rua Veloso Salgado, ambas em Leça da Palmeira.

Uma certificação ISO 9001 implica efectivamente algum trabalho, mas no fundo trata-se de trabalho de reorganização das organizações para corresponderem aos requisitos da Norma. Na prática, após implementação, as coisas ficam agilizadas e existem claros benefícios para as organizações.
A Certificação é o culminar do processo, ou seja, é o reconhecimento por uma entidade externa de que a organização cumpre com os requisitos que são definidos na Norma. Hoje em dia é requisito base para se poderem concretizar contratos de várias naturezas.

Existem de facto várias empresas que possuem acreditação para certificação de sistema de Gestão da Qualidade. As referidas são algumas. A lista completa encontra-se no site do IPAC (Instituto Português de Acreditação).

Não me vou pronunciar sobre qual recomendo (por motivos que não interessam para aqui), mas frequentemente a opção por uma entidade de certificação está muitas vezes relacionada com o prestígio que possui, pela necessidade ou não de reconhecimento directo no estrangeiro, através da utilização do mesmo logotipo (por exemplo, a SGS e o Bureau possuem os mesmos logotipos de empresa certificada nos vários países em que operam, enquanto que por exemplo a APCER é associada de organismos internacionais, que conferem reconhecimento indirecto (IQNet, neste caso)). Claro que existe o factor preço, que também deve ser tido em conta, assim como a própria "qualidade" dos auditores.

A fórmula de cálculo para um processo de certificação resulta de directrizes claras do IPAC, acrescendo custos inerentes ás entidades certificadoras.

Força com isso!

Last edited:
Desde já muito agradecido pelas prontas respostas e ajudas.

A empresa é no distrito de Aveiro, a proximidade penso ser relevante até pelos custos que penso poderem ser mais baixos.

Este processo vem a ser pensado já à uns 2 anos, mas neste momento o nosso maior cliente 'exigiu' a certificação para alguns trabalhos, sendo os nossos principais clientes multinacionais, e estamos a tentar começar a trabalhar directamente com uma dessas empresas em Espanha.

Temos uma vaga ideia da quantidade de burocracia envolvida, o investimento também, mas principalmente, e penso que esta parte será mais difícil, na mudança de alguns métodos e hábitos de trabalho e também alguma formação, embora sejamos poucos.

Realmente parece-me importante o facto de o BV e a SGS terem a mesma marca internacionalmente, e assim percebi o porque de a APCER vir ligada com a IQNet.

Se por acaso alguém quiser opinar ou aconselhar por PM também agradeço, se não o quiser fazer aqui.

Mais uma vez agradecido, pela ajuda e pela força. [;)]

Desde já muito agradecido pelas prontas respostas e ajudas.

A empresa é no distrito de Aveiro, a proximidade penso ser relevante até pelos custos que penso poderem ser mais baixos.

Este processo vem a ser pensado já à uns 2 anos, mas neste momento o nosso maior cliente 'exigiu' a certificação para alguns trabalhos, sendo os nossos principais clientes multinacionais, e estamos a tentar começar a trabalhar directamente com uma dessas empresas em Espanha.

Temos uma vaga ideia da quantidade de burocracia envolvida, o investimento também, mas principalmente, e penso que esta parte será mais difícil, na mudança de alguns métodos e hábitos de trabalho e também alguma formação, embora sejamos poucos.

Realmente parece-me importante o facto de o BV e a SGS terem a mesma marca internacionalmente, e assim percebi o porque de a APCER vir ligada com a IQNet.

Se por acaso alguém quiser opinar ou aconselhar por PM também agradeço, se não o quiser fazer aqui.

Mais uma vez agradecido, pela ajuda e pela força. [;)]

Pela experiência que tenho na área, que é alguma, aconselharia a Bureau Veritas ou a Apcer.

Mas acima de tudo, e porque estão a iniciar um processo de raíz, não o encarem como um processo de certificação, mas sim como um processo efectivo de melhoria da empresa que - como já foi mencionado - culmina no reconhecimento obtido pela certificação.

Um conselho: Sempre que possível, estipulem objectivos económicos/ financeiros nos objectivos de desempenho dos processos internos além de somente objectivos operacionais. Assim é mais fácil para a organização perceber no médio prazo o contributo efectivo da gestão pela Norma ISO 9001 para os resultados da empresa.

EDIT: E a burocracia não é assim tanto. Não criem papel só por criar. Sempre que desenharem um processo ou um procedimento, tentem que este seja o mais conciso e objectivo possível. Sempre que criarem um modelo de registo, perguntem-se a vós próprios e por várias vezes se este faz falta e como é que este se traduz em valor acrescentado para a organização.
Criem um sistema simples e "depurado" e evitem criar papel só porque "é para a certificação".

Last edited:
estás a selecionar a empresa que te irá certificar, mas para o processo de certificação não vais recorrer a uma empresa externa? vai ser tudo com a prata da casa?

o normal é ter uma empresa que nos "prepara" e ajuda a implementar a norma

depois a APCER ou outra só vem verificar e certificar

trek

Como expliquei em cima estamos a ser pressionados para tal, mas vejo isto principalmente como um melhoramento e maior organização do trabalho, claro que podia ser feito sem intuito da certificação, mas é 'mais fácil' incutir novos hábitos com a 'desculpa' da certificação.

Ainda não fizemos nenhuma consulta mas será mais certo optar por uma empresa para nos preparar para tal, mas pensei eu ser possível consultar que depois irá certificar ou não.[;)]

Como expliquei em cima estamos a ser pressionados para tal, mas vejo isto principalmente como um melhoramento e maior organização do trabalho, claro que podia ser feito sem intuito da certificação, mas é 'mais fácil' incutir novos hábitos com a 'desculpa' da certificação.

Ainda não fizemos nenhuma consulta mas será mais certo optar por uma empresa para nos preparar para tal, mas pensei eu ser possível consultar que depois irá certificar ou não.[;)]

É de ter sempre presente que consultoria (directamente relacionada com implementação) é diferente da Certificação. Se a organização for de pequena / média dimensão, é natural que necessite de ajuda externa. Isso não é um defeito, considerando eu até que é um compromisso com o reconhecimento da necessidade de melhoria.

Quanto aos organismos aconselhados, passa muito pelos factores que já referi acima. Tendo em conta a necessidade de trabalhar com organizações estrangeiras, eu optaria por uma entidade multinacional, cuja "marca" é facilmente reconhecida lá fora. Actualmente, as mais indicadas são a SGS e a Bureau Veritas.

Uma vez que o processo de implementação ainda não foi iniciado / está numa fase inicial, eu só pensava nisso daqui por alguns meses...

Pela experiência que tenho na área, que é alguma, aconselharia a Bureau Veritas ou a Apcer.

Mas acima de tudo, e porque estão a iniciar um processo de raíz, não o encarem como um processo de certificação, mas sim como um processo efectivo de melhoria da empresa que - como já foi mencionado - culmina no reconhecimento obtido pela certificação.

Um conselho: Sempre que possível, estipulem objectivos económicos/ financeiros nos objectivos de desempenho dos processos internos além de somente objectivos operacionais. Assim é mais fácil para a organização perceber no médio prazo o contributo efectivo da gestão pela Norma ISO 9001 para os resultados da empresa.

EDIT: E a burocracia não é assim tanto. Não criem papel só por criar. Sempre que desenharem um processo ou um procedimento, tentem que este seja o mais conciso e objectivo possível. Sempre que criarem um modelo de registo, perguntem-se a vós próprios e por várias vezes se este faz falta e como é que este se traduz em valor acrescentado para a organização.
Criem um sistema simples e "depurado" e evitem criar papel só porque "é para a certificação".

Excelente ponto de vista! apr:)

Se fores tu a gerir o processo e se for possível, tente fazer alguma formação sobre Sistemas de Gestão e certificação.

Obter consultoria de uma empresa especializada também é importante, como foi dito o objectivo não é a certificação mas a aplicação de um sistema de gestão eficiente e eficaz.

Boas,

Acho que já foi tudo dito aqui... a certificação para uns é um selo, mas para a grande maioria é o culminar de um processo de melhoria, onde se coloca a "máquina" a funcionar bem oleada.

Eu também acho que a consultoria como apoio para a preparação da certificação é importante, mas se tiverem pessoal com formação/conhecimentos na área, podem fazê-lo sem esse apoio. Não é impossível, mas é mais difícil.

Vão fazer tudo em "papel" ou apoiados com um sistema informático de gestão da qualidade?

Para já estamos a idealizar esta questão.

Pelas impressões que li, o ideal talvez seja pedir a certificação à Bureau Veritas.

Claro que tenho noção que não é ir ali e comprar rebuçados, esperamos ou vamos tentar ter o processo encaminhado ou pelo menos iniciado até ao final do ano.

Até ao fim da próxima semana espero ter algumas respostas de empresas de consultoria para ajudar o processo, até para pesquisar isso não tem dado grande tempo, graças ao volume de trabalho que felizmente temos.

Neste momento também agradeço contactos de empresas para nos guiarem neste processo.

EDIT: Penso que será 'em papel' usando apenas software generalista. Mas como digo, é 'tudo' novidade por isso pedi ajuda.

Last edited:
Para já estamos a idealizar esta questão.

Pelas impressões que li, o ideal talvez seja pedir a certificação à Bureau Veritas.

Claro que tenho noção que não é ir ali e comprar rebuçados, esperamos ou vamos tentar ter o processo encaminhado ou pelo menos iniciado até ao final do ano.

Até ao fim da próxima semana espero ter algumas respostas de empresas de consultoria para ajudar o processo, até para pesquisar isso não tem dado grande tempo, graças ao volume de trabalho que felizmente temos.

Neste momento também agradeço contactos de empresas para nos guiarem neste processo.

EDIT: Penso que será 'em papel' usando apenas software generalista. Mas como digo, é 'tudo' novidade por isso pedi ajuda.

É sempre bom sinal [;)]

Se precisares de "informações" sobre SW, manda PM [;)]

Todas as certificações da minha empresa da Apcer com a excepção, da Investers In People que é de origem inglesa.

É sempre bom sinal [;)]

Se precisares de "informações" sobre SW, manda PM [;)]

É mesmo, também se assim não fosse o risco era demasiado grande, podia ser 'a salvação' ou a queda.

Oki, se necessitar eu aviso, também trabalhas por esta zona né?

Hoje já pedi para consultarem o Catim, sobre esta questão, vamos ver na próxima semana se já consigo ter mais info sobre isto.

Mais uma vez agradeço a todos a disponibilidade.

É mesmo, também se assim não fosse o risco era demasiado grande, podia ser 'a salvação' ou a queda.

Oki, se necessitar eu aviso, também trabalhas por esta zona né?

Hoje já pedi para consultarem o Catim, sobre esta questão, vamos ver na próxima semana se já consigo ter mais info sobre isto.

Mais uma vez agradeço a todos a disponibilidade.

Sim, o Catim tem um serviço de apoio no âmbito da implementação ISO.

Força com isso. Depois de implementado, podes mandar-me PM que eu forneço-te uns contactos relativamente a certificação.

Back