Chauffage

BFCM

Well-known member
Boa tarde a todos!

Preciso de ajuda. Tal como indica no título tenho um problema com a chauffage.
A semana passada ia no carro e do nada a chauffage começou a funcionar (sem eu a ligar), quase no máximo (a velocidade).
Não mais parou.
Marquei na oficina (Feuvert) e disseram-me que foi o motor à vida, que é preciso outro e o orçamento são cerca de 420€.
A minha questão é se é possível outra alternativa (visto o carro ter já 20 anos e como tal, o valor parece-me excessivo para o carro).
O carro é um Xsara 2.0 HDI e sou da zona do Porto.
Alguém conhece um eletricista que consiga resolver isto de forma mais em conta e bem?
Obrigado

Se ela está a funcionar sem parar é sinal que o motor está bom! O que estará avariado será o que o faz ligar/funcionar!

Mas a questão é que disseram-me que tinham desligado a chauffage porque senão corria o risco de incêndio (estar sempre a trabalhar quase no máximo) e que era preciso um motor novo.
Que alternativas tenho?
Onde existe um bom eletricista no Porto?

Fizeram bem em desligar, isso podia mesmo pegar fogo, mas o problema não deve ser do motor propriamente dito.

Há-de aparecer aí alguém que conhece um bom electricista no porto.

No Porto não sei... mas um "pouco" mais a Norte tens a Bosch na Póvoa de Varzim, a Carlíder em Navais. Eu sei que pode ficar fora de mão... também há uma Bosch na Maia mas não conheço.

O de Navais sei que percebem do assunto...

E pode ser mesmo do motor... basta um rolamento a gripar para exigir mais corrente eléctrica à unidade de controle e os tiristores irem à vida... depois tanto pode dar para nem fazer funcionar o motor do ventilador, como funcionar a uma velocidade mais lenta e aleatória, como funcionar na velocidade máxima!

Se o tal rolamento estiver gripado... e for forçado a rodar na velocidade máxima... muito fumo vai deitar! Essa é a certeza! Experiência própria!

Se dará para originar um incêndio... nem sempre acontece! Mas é bem possível...

No Porto não sei... mas um "pouco" mais a Norte tens a Bosch na Póvoa de Varzim, a Carlíder em Navais. Eu sei que pode ficar fora de mão... também há uma Bosch na Maia mas não conheço.

O de Navais sei que percebem do assunto...

E pode ser mesmo do motor... basta um rolamento a gripar para exigir mais corrente eléctrica à unidade de controle e os tiristores irem à vida... depois tanto pode dar para nem fazer funcionar o motor do ventilador, como funcionar a uma velocidade mais lenta e aleatória, como funcionar na velocidade máxima!

Se o tal rolamento estiver gripado... e for forçado a rodar na velocidade máxima... muito fumo vai deitar! Essa é a certeza! Experiência própria!

Se dará para originar um incêndio... nem sempre acontece! Mas é bem possível...

Para já com este confinamento não é urgente mas gostava de resolver este assunto.

Fui ao final do dia buscar o carro e já tenho o orçamento:
260€ o motor da chauffage
200€ montagem
Tem depois desconto de 40€ aprox

E porque não mudas tu mesmo?

Tão fácil que até chateia...

attachment.php

unnamed (1).jpg

Pode não ser só do motor do ventilador... então aqueles carros com aquelas electrónicas maradas todas!

Era simples quando havia umas resistências para as 4 velocidades e aquilo estava sempre a andar! Era mudar o bloco das resistências ou comprar outras resistências a 50 cêntimos ou a 1€ e entreter-se com as bricolages das soldaduras.

Amigo BFCM, não desesperes! Certamente andará por aqui muita gente da zona do Porto e alguém há-de conhecer bons electricistas familiarizados com os PSA, sem ser nos concessionários...

Voltar
Superior