Check Up na Marca

PedroAbrantes

New member
Boas. Fui a um stand para ver uma megane St, mas entretanto estava lá um megane 1.6 dci 130 bose edition, era um pouco a cima do valor que estava à espera, mas o carro é de 2013 e parece ser novo. O único senão é que é importado. Já li muito sobre isso e tenho muito medo por causa da questão dos km alterados e nunca se sabe o histórico. Então lembrei-me de dizer ao vendedor que queria ir à Renault fazer um check UP por descargo de consciência. Se tivesse tudo bem ficava com o carro. Ele aceitou sem receios. Agradou-me essa disponibilidade dele, porque ele disse que foi buscar o carro à Renault em França e era usado pela empresa. A minha questão é:
1- No que consiste o check up?
2- É possível a marca verificar os km reais do carro?
3- Conseguem saber se foi acidentado ou se tem algum problema grave elétrico ou mecânico?

Agradecia uma resposta visto que no final da semana vou marcar o check up.
Obrigado

Boas. Fui a um stand para ver uma megane St, mas entretanto estava lá um megane 1.6 dci 130 bose edition, era um pouco a cima do valor que estava à espera, mas o carro é de 2013 e parece ser novo. O único senão é que é importado. Já li muito sobre isso e tenho muito medo por causa da questão dos km alterados e nunca se sabe o histórico. Então lembrei-me de dizer ao vendedor que queria ir à Renault fazer um check UP por descargo de consciência. Se tivesse tudo bem ficava com o carro. Ele aceitou sem receios. Agradou-me essa disponibilidade dele, porque ele disse que foi buscar o carro à Renault em França e era usado pela empresa. A minha questão é:
3- Conseguem saber se foi acidentado ou se tem algum problema grave elétrico ou mecânico?

Obrigado

Se for preciso adia a marcação do checkup para teres mais tempo de te informares em condições.

Fazer as coisas à pressa e sob pressão é meio caminho andado para correr mal.

Sobre as tuas perguntas não te sei adiantar nada. Há-de aparecer alguém melhor informado.

Um check up o que te fazem lá e leitura de erros verificação visual dos componentes de travagem eixos se há fugas de óleos ou outros líquidos

Quanto aos km reais eles podem verificar isso numa ligação à centralina e ao mesmo tempo já vem se existe um problema eléctrico ou não
Para saber se o carro foi acidentado podes perguntar na marca na zona de reparação de carrossaria ou ir a um bate chapas local e perguntar normalmente eles vêm logo

Posso te adiantar alguns pormenores para veres se o carro foi acidentado ou não
Olhas para os dois faróis r se não tiverem a mesma distância entre o capo ou para-choques coisa de uns mm de diferença
Ou nas portas se a beira da borracha tiverem o um pequeno desvio isto tudo nas juntas depois se notas alguma diferença de cor compara sempre com o tejadilho ou com quando abres as portas em baixo ou onde vês o chasis

PS: os mecânicos também te podem dizer se algumas peças foram mudadas recentemente

Espero ter ajudado

Obrigado

Há alguns anos que a Renault tem um sistema de registo de intervenções centralizado. Isto significa que o concessionário tem acesso as intervenções que foram realizadas nesse carro, em concessionários, independentemente do pais onde foram feitas.

Visto ser um carro com apenas 3 anos, é esperado que tenha todas as manutenções realizadas em concessionário.

Normalmente, a existir boa vontade da parte do concessionário, ele pode dar essa informação mesmo que não leves lá o carro. É uma questão de conversar, ou até mesmo ir com algum amigo ou conhecido que seja cliente habitual do concessionário Renault. Apenas é necessário o VIN para eles te darem essa informação. Normalmente consiste no nº de quilómetros e data da ultima revisão.

Relativamente ao vendedor, tens que ter em mente que ele faz disto a profissão dele, e que sabe muito mais de carros, e principalmente do negócio de carros do que tu. Obviamente que as respostas que te vai dar, vão ser sempre em conformidade com alguém honesto. Na pratica o que conta é o que sabes ou não sabes, com base em informação fiável.

Se os quilómetros feitos desde a ultima revisão registada na Renault até hoje, estiverem dentro da média feita antes disso, então é um bom indicio de que os quilómetros são os corretos. Por outro lado, se o carro fez a ultima revisão na marca em 2014 (1 ano) e tinha 50000 km e hoje tem 55000 km, é quase certo que tem os quilómetros alterados...

Boas. Obrigado pelas respostas. Já estou mais descansado, não sabia se eles tinham acesso às revisões nem nada do género sendo a viatura de outro país. Mas o senhor do stand disse que o carro era da Renault de frança, era usado pela empresa. E diz que tem o livro de revisões completo mesmo feito na Renault. Eu reparei também que preso a um fio no compartimento do motor tinha uma etiqueta da Renault com a quilometragem de quando foi feita a última mudança de óleos filtros etc.. Eu reparei nesses pormenores da pintura e de algumas peças. O carro tinha na parte lateral traseira uma pequena batida, parecia ter sido a estacionar e ele disse que isso ia para o bate chapas para arranjar e pintar. Outra coisa que reparei foi nos discos das rodas que tinha um pouco de ferrugem. Também alguns prafusos e peças tinham do género de calcário, parecia sal. Não sei bem se será grave, já li aqui no fórum que os importados tinhas o normal desgaste do sal. Não sei bem o que é isso. Vou marcar este fim de semana o check up. E vou perguntar por isso tudo. Também num carro assim recente preocupa-me bastante a eletrónica. Vamos ver como corre.
Obrigado pelas respostas.

Boas. Obrigado pelas respostas. Já estou mais descansado, não sabia se eles tinham acesso às revisões nem nada do género sendo a viatura de outro país. Mas o senhor do stand disse que o carro era da Renault de frança, era usado pela empresa. E diz que tem o livro de revisões completo mesmo feito na Renault. Eu reparei também que preso a um fio no compartimento do motor tinha uma etiqueta da Renault com a quilometragem de quando foi feita a última mudança de óleos filtros etc.. Eu reparei nesses pormenores da pintura e de algumas peças. O carro tinha na parte lateral traseira uma pequena batida, parecia ter sido a estacionar e ele disse que isso ia para o bate chapas para arranjar e pintar. Outra coisa que reparei foi nos discos das rodas que tinha um pouco de ferrugem. Também alguns prafusos e peças tinham do género de calcário, parecia sal. Não sei bem se será grave, já li aqui no fórum que os importados tinhas o normal desgaste do sal. Não sei bem o que é isso. Vou marcar este fim de semana o check up. E vou perguntar por isso tudo. Também num carro assim recente preocupa-me bastante a eletrónica. Vamos ver como corre.
Obrigado pelas respostas.

Ferrugem nos discos é normal. Basta o carro ficar parado uns dias e ficam logo com ferrugem superficial que depois desaparece com as travagens.

Há alguns anos que a Renault tem um sistema de registo de intervenções centralizado. Isto significa que o concessionário tem acesso as intervenções que foram realizadas nesse carro, em concessionários, independentemente do pais onde foram feitas.

Visto ser um carro com apenas 3 anos, é esperado que tenha todas as manutenções realizadas em concessionário.

Normalmente, a existir boa vontade da parte do concessionário, ele pode dar essa informação mesmo que não leves lá o carro. É uma questão de conversar, ou até mesmo ir com algum amigo ou conhecido que seja cliente habitual do concessionário Renault. Apenas é necessário o VIN para eles te darem essa informação. Normalmente consiste no nº de quilómetros e data da ultima revisão.

Relativamente ao vendedor, tens que ter em mente que ele faz disto a profissão dele, e que sabe muito mais de carros, e principalmente do negócio de carros do que tu. Obviamente que as respostas que te vai dar, vão ser sempre em conformidade com alguém honesto. Na pratica o que conta é o que sabes ou não sabes, com base em informação fiável.

Se os quilómetros feitos desde a ultima revisão registada na Renault até hoje, estiverem dentro da média feita antes disso, então é um bom indicio de que os quilómetros são os corretos. Por outro lado, se o carro fez a ultima revisão na marca em 2014 (1 ano) e tinha 50000 km e hoje tem 55000 km, é quase certo que tem os quilómetros alterados...

Isso exige mesmo muito boa vontade por parte do concessionário, pois legalmente eles não poderiam dar essa informação a ninguém que não comprove ser o proprietário do carro.

Já tive essa experiência noutras marcas.

Obrigado

Essa é a conversa de todos os vendedores. Mas pode ser verdade.
Se os Km tiverem sido adulterados não há forma de a marca ver isso a menos que haja manutenções na marca com 100000km e carro marque 50000.
Mas o checkup da marca é o melhor para despistar algo de muito grave no carro.

Quanto custa e Km para te darmos uma ideia se é bom ou mau negocio?

Isso exige mesmo muito boa vontade por parte do concessionário, pois legalmente eles não poderiam dar essa informação a ninguém que não comprove ser o proprietário do carro.

Já tive essa experiência noutras marcas.

Legalmente não sei bem como se enquadra esta situação, mas penso que exista ainda um fosso grande relativo ao que é legal, ou considerado legal, e o que é praticado. Estou a falar da proteção da informação no geral.

Mesmo assim tenho dúvidas sobre se esta informação será mesmo legalmente protegida ou não.
Basta pensar que essa informação, se efetivamente for informação que legalmente deve ser protegida, acredito que na prática esteja teoricamente acessível, sem qualquer entrave, a qualquer funcionário que trabalhe num concessionário Renault, o que é um contra-senso. Da mesma forma, um funcionário de um concessionário, não deveria ser a barreira que controla, se informação sensível e legalmente protegida, pode ou não ser comunicada a alguém.

Quanto à experiência que tiveste, onde dizes que te foi barrada essa informação, eu acho que a razão tem mais a ver com a falta de vontade em te dar essa informação, do que a incapacidade legal para tal.
Na prática não são de todo obrigados a isso, e se não quiserem dar, não têm que dar...
A desculpa de que legalmente não o podem fazer, pode por um lado ser uma forma de evitarem ser chateados com este tipo de pedidos. Pode também ser a resposta que a hierarquia obriga a dar, por desconhecimento se tal comunicação é legal ou não.

Como experiência própria, já obtive este tipo de informação, de um concessionário Renault até, e sem ter qualquer tipo de afinidade com ninguém.

Acho que nestas circunstâncias, explicando que se está a pensar adquirir uma viatura da marca Renault, e que simplesmente se queria verificar a data e quilometragem registada na ultima revisão, o concessionário, a ver ali um potencial cliente, pode muito bem por boa vontade, fornecer esta informação...

Pelo menos do ponto de vista moral, e assumindo que fornecer esta informação é ilegal (o que tenho dúvidas), acho que há coisas bem piores que legalmente não são consideradas crime...

O carro é um Renault Megane 1.6 dci 130 cv. Bose edition. De 2013. E tem 130000 km se não estou em erro. O preço está em 13500€. Não consegui mesmo baixar nem 100€, o homem disse que a margem para ele já era pouca. Mas eu Gostei mesmo porque o carro tem muitos extras, tem o ecra incorporado para o gps e multimédia, sistema de som de origem da bose, camera traseira e sensores de estacionamento, travão de mão eletrônico, jantes especiais cinzentas da reanult, entre outros. Acham que está bom o preço? Eu achei barato para o que é. Por isso quero ir à marca. Vou tentar pedir aos senhores da Renault. Também depois vou querer lá ir fazer as revisões.

O carro é um Renault Megane 1.6 dci 130 cv. Bose edition. De 2013. E tem 130000 km se não estou em erro. O preço está em 13500€. Não consegui mesmo baixar nem 100€, o homem disse que a margem para ele já era pouca. Mas eu Gostei mesmo porque o carro tem muitos extras, tem o ecra incorporado para o gps e multimédia, sistema de som de origem da bose, camera traseira e sensores de estacionamento, travão de mão eletrônico, jantes especiais cinzentas da reanult, entre outros. Acham que está bom o preço? Eu achei barato para o que é. Por isso quero ir à marca. Vou tentar pedir aos senhores da Renault. Também depois vou querer lá ir fazer as revisões.

Não está descabido o preço.
Os km também não, media de 40000km ano...

Mas eu era capaz de preferir dar mais algum 14/15mil€ e comprar a mesma coisa do mesmo ano com menos km, muito menos.
Num carro com idade os km é feitio, num novo encurta logo a vida do carro.
Se fizeres 20000 ano quando o carro tiver 10 anos terá cerca de 300000km, ninguém pega no carro a menos que seja dado.

É bom preço!

Boas. Esses carros são nacionais mas não têm metade dos extras que aquele tem e não são pretos. Eu queria mesmo um carro preto. Mas a razão por vir aqui agora é para explicar o que se passou. Fui à Renault da minha zona para me informar sobre o check up. Mas não marquei nada porque o homem estava com uma conversa estranha e disse que não faziam milagres lá. Que as pessoas pensam que levam lá o carro e que se liga à máquina e que conseguem fazer um diagnóstico sobre tudo o que o carro tem. Como se disse um médico. Não Gostei mesmo nada da conversa, estava mesmo a despachar-me. Porque ele viu que eu ia comprar uma viatura sem ser de lá e se calhar queria que compra-se lá. Estas pessoas às vezes não sabem preservar os clientes. Depois liguei para outro concessionário da Renault do outro lado da cidade e o senhor foi muito prestável. Disse-me que realmente não podia fornecer a informação sobre os km, mas podiam ver no livro de revisões o que foi feito na marca e disse-me o que eles viam lá ( folgas, fugas, erros na centralina, estado geral, etc.). Com isto só me leva a querer que se faz isso mas tem que se aparentar ser rico ou conhecer alguém, digo isto porque o outro me despachou e se calhar foi por ser um jovem e estar de fato de treino. Levam as pessoas pela aparência. Enfim.Vou ficar com o carro já decidi, tem um ano de garantia, e vamos ver como corre. Depois exponho no diário de bordo quando aquirir o carro como se está a portar e se tem problemas.

Voltar
Superior