Cheiro a queimado em carro novo

Jack47

New member
Boas!

Não é um caso de regeneração nem nada do género. Nem de plásticos novos com cheiros fortes ao aquecer pela primeira vez, que é o que a maioria dos que aqui vieram devem ter pensado vir encontrar após ler o título.

C4 Cactus com apenas 150km, tenho-o há 4 dias. Como é sabido, não tem conta rotações, tem que se dar por elas pelo hábito e pelo ouvido. Hábito ainda não há e ouvido neste caso também não houve, pois estava a testar a potência do sistema de som e tinha aquilo no máximo, pelo que não estava a ouvir o motor, nem um bocadinho.

Parei num cruzamento para dar prioridade a outro carro. Rua com muito declive, a subir no meu caso. Excesso de confiança ao arrancar, levantei um pouco o pé da embraiagem e acelerei ligeiramente, a contar também com o hill holder, que segura o carro durante 1 ou 2 segundos. Mas esteve ali 3 ou 4 segundos no vai não vai, sem sair do lugar. Até que foi abaixo o motor. Voltei a ligar o carro, baixei o volume do rádio e, pelo sim pelo não, apesar de ter o hill holder, usei o travão de mão para ter a certeza que saía dali imediatamente.

50 metros à frente, entra no habitáculo um forte cheiro a queimado. Que passados 2 ou 3 minutos já tinha desaparecido e 5 minutos depois, ao chegar a casa, abri o capot e ali sim, ainda havia um certo aroma no ar a acompanhar os estalidos do motor a arrefecer. Mas nada de extraordinário.

Ou acelerei demasiado no ponto de embraiagem e queimei-a um pouco ou estive ali 3 ou 4 segundos a altíssimas rotações e o cheiro a queimado era do motor. O que acham? Embraiagem ou motor?

E a pergunta principal: não vale apena preocupar-me com isto, certo? É que suponho que seja daquele tipo de coisas que era preferível não ter acontecido, mas que também não é propriamente grave. Por exemplo, se queimei um pouco de embraiagem a única consequência pode ser tipo em vez de ela ter que ser trocada aos X kms, terá que ser aos X kms -5000km. Faço bem em pensar assim? Ou devo preocupar-me?

Não ter um conta rotações é realmente incompreensível. Bastava uma barrinha digital que subisse com as rotações, para um gajo ter uma mínima noção. No visor lcd onde aparece a velocidade, não implicava qualquer custo extra para a marca se ali se incluísse um conta rotações, por muito básico que fosse.

E dói sempre um pouco no coração, sentir que se fez porcaria num carro com 150km [:D]

-
 
Ok, obrigado companheiros..

Era mesmo isso que estava à espera de ouvir. Assim fico mais descansado [;)]

Já agora... Os 2 novos membros da família:

jack47-albums-citroen-c4-cactus-origins-picture148822-img-1451.JPG


[:cool:]

-
 
Como já foi dito, com 150kms será normal. Como quem não quer a coisa, anda atento mas não deve haver motivos para preocupação.

Familia de francius [;)].
 
Bem visto, hehe.

É para se vier um rato e me roer os travões, encosta no passeio em vez de sair rua abaixo [:cool:]
 
Já te sossegaram quanto ao cheiro a queimado. Agora deixa-me fazer outro reparo e conselho...

Nunca, nunca, nunca, em tão pouco tempo de posse, ponhas o som no máximo para, como dizes, "testar" as colunas. Só estás a estragar.

As colunas precisam de "rodagem", isto é, devem ser usadas a um volume moderado durante algum tempo (vários dias... 1 a 2 semanas) , e só depois ser aumentado gradualmente ao longo dos dias.

Caso contrário, é meio caminho andado para ficarem a dar som "deformado" ou a fazer ruído a volumes mais elevados.
 
Obrigado pessoal!

tonirai, obrigado, isso é interessante e vem confirmar algo que eu já tinha reparado. Quando comprei o V40 novo, em 2012, no primeiro dia fiquei muito mas muito desiludido com o som das colunas. Pouco tempo depois, notava-se e muito a diferença. Colunas excelentes. Duvido mesmo muito que haja outro carro a trazer colunas de série com aquela qualidade.

Agora quando comprei o 5008, já sabia ao que ia e não me desiludi muito com as colunas (sistema de som Focal, pelo qual paguei 650 euros). Dei tempo até tirar conclusões e agora já se nota mesmo muito a diferença. Nos primeiros dias era claramente inferior ao som que tinha no Volvo. Agora já é bastante superior e penso que talvez ainda haja margem para melhorar um pouco mais.

Neste sentido, também suspeitava daquilo que aqui vens referir e tenho tido esse cuidado mesmo sem ter qualquer tipo de certeza. No 5008 dei 400-600km a ouvir som até subir até valores próximo do máximo. No Cactus não esperei tanto e fiz esse teste ontem à noite (também só durante uns minutos) porque apesar de o som ter muita qualidade para colunas de série, o volume mesmo no máximo não é muito alto. É tipo como ter o rádio do 5008 com o som a 60-70%. Por isso deu-me a sensação de que não estaria a comprometer nada.

Mas agora que vens confirmar que é preferível ter este tipo de cuidado no inicio, já só vou usar o som alto quando o carro tiver mais de 1500km, dentro de 2 ou 3 semanas.

No 5008 que já andei umas horinhas com aquilo no máximo, agora também já não deve valer a pena estar com nenhum cuidado [:cool:]

-
 
Isso é normal, levou uma pequena esfrega de embraiagem e é tudo novo, a acamar.

Boa sorte com os veículos, ambos muito bonitos.

pd: o teu v40 tinha a coluna no centro do tablier ?
 
Obrigado [;)]

Não, o V40 tinha colunas apenas nas portas, à frente. Em cada porta tinha uma coluna em baixo e um pequeno tweeter em cima.

-
 
No 5008 que já andei umas horinhas com aquilo no máximo, agora também já não deve valer a pena estar com nenhum cuidado [:cool:]

-

UMAS horinhas no máximo? Com o sistema Focal?

Coitados dos teus tímpanos......, Ou a qualidade dos ficheiros não é boa.....
 
Ok, obrigado companheiros..

Era mesmo isso que estava à espera de ouvir. Assim fico mais descansado [;)]

Já agora... Os 2 novos membros da família:

jack47-albums-citroen-c4-cactus-origins-picture148822-img-1451.JPG


[:cool:]

-
Que dupla bonita . Mas para mim o 5008 é o mais bonito, é igualzinho ao meu, excepto nas jantes. Pessoalmente não gosto de carros brancos.
Boa sorte com as máquinas.

Enviado do meu Aquaris U Plus através do Tapatalk
 
Last edited:
Eu não estacionava melhor, ainda por cima dois carros da mesma forma. Muito bem Jack47

Enviado do meu Aquaris U Plus através do Tapatalk
 
Obrigado
lead8-2013-volvo-v40-fd.jpg
[;)]

Não, o V40 tinha colunas apenas nas portas, à frente. Em cada porta tinha uma coluna em baixo e um pequeno tweeter em cima.

-

OK. Por acaso o meu, além dessas, tem essa coluna no meio do tablier, o que ainda faz mais diferença. Som potentíssimo e sem distorção, é Harman Kardon

lead8-2013-volvo-v40-fd.jpg

Bons kms com as máquinas! [:cool:]
 
UMAS horinhas no máximo? Com o sistema Focal?

Coitados dos teus tímpanos......, Ou a qualidade dos ficheiros não é boa.....

Hehehe, percebeste bem e mal ao mesmo tempo.

Disse umas horinhas mas não consecutivas. Faltou referir isso. 20 minutos aqui, 5 ali, 30 acolá, somando tudo já dá umas horinhas. E sim, no máximo (vol. 29-30) que é como gosto, hehehehe, e com ficheiros de qualidade (wav) e som pesado :)


Que dupla bonita . Mas para mim o 5008 é o mais bonito, é igualzinho ao meu, excepto nas jantes. Pessoalmente não gosto de carros brancos.
Boa sorte com as máquinas.

Obrigado. Eu também não gosto de carros brancos, nunca tinha comprado um. Mas este C4 Cactus, especialmente nesta versão Origins, fica muito bem branco. Muito melhor que os cinzas ou preto, cores com que o carro perde um bocado de destaque nas linhas. Muito poucos carros compraria em branco, e este é um deles. Além de que é mais para a mulher e ela gosta assim.

Também tem uma boa carga de preto para compensar, incluindo as jantes. O preto faz um contraste com o branco que não faria se o carro tivesse outra cor. Eu até gostei daquele azul turquesa que agora há no Cactus, mas a mulher não admitiu sequer falar nisso.


OK. Por acaso o meu, além dessas, tem essa coluna no meio do tablier, o que ainda faz mais diferença. Som potentíssimo e sem distorção, é Harman Kardon

View attachment 148826

Bons kms com as máquinas! [:cool:]

Pois, o meu não tinha essa no centro. Se calhar o teu é mesmo o sistema de som pelo qual se tinha que pagar um extra (250 euros?) e por isso é Harman Kardon. O meu nem sei a marca, é o de origem, mas mesmo muito bom para um sistema que não é um extra e que só tem colunas nas portas da frente.


Quanto ao estacionamento das viaturas, sempre que possível sou um bocado meticuloso... mas claro, nem sempre fica assim [:cool:]

-
 
Back
Top