Cheque bancário riscos ?

ffg

New member
Caríssimos,

Não encontrei nada que abordasse esta matéria, em principio vou vender uma viatura a um particular, o valor é razoavelmente elevado, ele sugere o pagamento via cheque bancário da CGD, pergunto se esta modalidade é uma boa alternativa ao pagamento em numerário, transferência ou cheque visado ? há riscos associados ?

Antecipadamente grato,

O único risco seria um cheque falso.

De resto o cheque visado garante que há saldo na conta para pagar.

Se for mais de 3k, numerário é proibido. E também pode ser falso. [;)]

A transferência pode ser cancelada se o comprador o fizer antes de ser ordenada.

Cheques, valem o que valem e, se for à trave, além de ficares a arder no guito, o teu banco ainda te cobra uma taxa por isso. [8b]

Recentemente, um amigo meu vendeu uma mota usada e a gestora de conta aconselhou-o a ir com o comprador ao banco dele e este pedir um cheque visado, cheque bancário ou dinheiro vivo. Fica a sugestão.

Pagamentos destes actos comigo é apenas por transferência de dinheiro ao balcão, preferencialmente com os dois presentes. E a seguir mudança de registo de propriedade.

Nos dias de hoje existem demasiados riscos e perder o carro mais o dinheiro não é agradável.

Pagamentos destes actos comigo é apenas por transferência de dinheiro ao balcão, preferencialmente com os dois presentes. E a seguir mudança de registo de propriedade.

Nos dias de hoje existem demasiados riscos e perder o carro mais o dinheiro não é agradável.

Atenção, que eu posso fazer uma transferência ao balcão e, se voltar ao mesmo balcão antes desta ser ordenada, posso cancelá-la. [;)]

a questão é que o cheque bancário é, ao contrario do visado, emitido pelo próprio banco (CGD) directamente à ordem do vendedor, ou seja, para a sua emissão o banco garante o pagamento desse valor, a minha questão é se já ouviram falar de "esquemas" de cheques bancários falsos ? qual o aspecto de um cheque bancário da CGD ? alguém já pediu ou viu algum ?

O cheque bancário nunca vai á trave porque é o próprio banco a emitir, e na hora de emitir o dinheiro do valor do cheque fica logo cativo e não se pode mexer nele até o cheque ser descontado.
É um método muito seguro, aliás, o ano passado comprei a minha moradia com dois cheques bancários.

Isso do cheque bancário tem muito que se lhe diga. Não deixa de ser um pedaço de papel...O ideal é ires com o comprador à agencia dele pedir o cheque bancário in-loco e depois vais depositar na tua conta.

Eu não confiava num pedaço de papel sem saber de onde vem.

a questão é que o cheque bancário é, ao contrario do visado, emitido pelo próprio banco (CGD) directamente à ordem do vendedor, ou seja, para a sua emissão o banco garante o pagamento desse valor, a minha questão é se já ouviram falar de "esquemas" de cheques bancários falsos ? qual o aspecto de um cheque bancário da CGD ? alguém já pediu ou viu algum ?
Cheque bancário é melhor do que visado. Quando o mesmo é emitido o dinheiro sai da conta do cliente. O ideal era depositar numa conta tua da CGD porque ficava logo disponível.

Agora muita atenção o cheque pode ser cancelado, mas para haver cancelamento sem entrega do cheque será com motivo de roubo.

Vai com o comprador ao banco buscá-lo. Se és de Lisboa, uma dica: na loja do cidadão das Laranjeiras, tens um balcão do DUA e, na porta ao lado, um balcão da CGD.

Cheques bancários tem sempre fundos, mas uma transferência pelo homebanking tem as suas vantagens (o comprador pode escrever no espaço da mensagem que é para a compra do carro 11-22-AA ajudando a documentar a transacção).

...O ideal é ires com o comprador à agencia dele pedir o cheque bancário in-loco e depois vais depositar na tua conta.
...
Logo de seguida, antes de transferir a propriedade do carro foge, e depois vende o carro a 100 pessoas diferentes usando o mesmo esquema.

Um contrato a vender o carro matricula X, quadro Y marca e modelo Z, com uma clausula que diz que o carro é vendido no estado em que se encontra, sem ser necessário descrever que estado é (importante por outros motivos...) e com prazos e condições para o cliente fazer o pagamento, e prazos e condições para o vendedor entregar o impresso da venda assinado, e se tiver alguma cláusula esquisita convém estar escrita neste documento. Ambas as pessoas envolvidas assinam 2 originais, um para cada um.
Isto é extremamente importante porque o impresso do registo é extremamente incompleto, tem apenas os dados relevantes para o registo, não tem os dados necessários para, se houver um conflito documentar as coisas em tribunal por exemplo.

Umas coisas importantes:
- Ficar com cópia deste contrato e com cópia do impresso e do documento de pagamento (depois se o cliente fizer qualquer coisa mal é fácil te defenderes se tiveres tudo documentado).
- Se não forem juntos ao balcão fazer o registo do carro não aceites assinar documentos incompletos, incluindo os dados do comprador incompletos, sobretudo se for um stand (stand's tem um regime especial,e só te pedem um documento destes sem estar totalmente preenchido se for um aldrabão, ou pior um trapalhão).
- Passado o tempo limite (acho que são 90 dias) vai ao portal das finanças, consultar veículos actuais, se o carro ainda estiver aí tens que ir ao registo automóvel (é extremamente raro, mas tem havido problemas de comunicação com a AT...) e se o carro ainda for teu manda apreender por falta do registo. Passado um ou dois dias entra em sistema nacional, e quando a policia apanhar o carro é apreendido até o comprador regularizar a situação, e até podes cancelar a matricula se a policia não apreender o carro num certo prazo (ambas as coisas necessitam apenas de entregar no registo automóvel um impresso preenchido e documentação de suporte como as cópias dos documentos que falei).
- Até podes até ir à conservatória registar com o comprador, mas nem isto é infalível, se o cliente for "notificado" de um problema no registo e não resolver no prazo indicado, o registo da venda vai ser analisado e pode ser anulado, então o vendedor continua a ser o dono do carro.

Os últimos 2 carros que comprei foi com cheque bancário.

O que eu pretendia era que o vendedor viesse comigo ao balcão, para ver o cheque a ser emitido, e de seguida ir à loja do cidadão tratar da transferência de propriedade.

Após o pedido estar no sistema dirigimos-nos ao carro e trocamos "livrete + papel do registo + chaves" e o cheque ao mesmo tempo.

Nenhum dos vendedores achou necessário ver-me a ir ao banco emitir o cheque, confiando ambos que era verdadeiro. Por descargo de consciência levei também os "canhotos" que o banco emite ao mesmo tempo que emite o cheque.

Ter em atenção quem na agência em questão tem de assinar o cheque. Convém as coisas estarem combinadas com antecedência, para não terem a desagradável surpresa do gerente estar para um reunião ou assim.

A partir de certo ponto, ou assumes algum risco, ou então o melhor é entregares o carro de retoma na compra de outro num stand. A vida é mesmo assim. [;)]

Cheque bancário é seguro ( infinitamente mais do que um cheque normal)

Em caso de dúvida é passar pelo banco imediatamente depois dele dizer que faz o cheque e perguntar se fez (contar com a boa colaboração do funcionário). S e não der na primeira agência, vai a outra, até te aparecer um empregado simpático.

Não, admito que nunca fiz corri 4 ou 5 balcões dum banco para saber uma informação sobre uma conta de outra pessoa. [:D][:D][:D][:D]

Já me contaram em 1ª mão um caso de cheque bancário falso recebido.
Portanto, o melhor parece ser ir ao banco e verificar "in loco" a emissão do cheque e ficar logo com ele.

O último carro que vendi o comprador pagou com um cheque bancário da CGD o que era mais barato do que um cheque visado. Mostrou-me também o papel emitido pela caixa com o custo relativo à emissão desse cheque. Fiquei mais ou menos descansado com estas garantias.

O cheque é emitido pelo balcão onde foi comprado e vinha com duas assinaturas.

O último carro que vendi o comprador pagou com um cheque bancário da CGD o que era mais barato do que um cheque visado. Mostrou-me também o papel emitido pela caixa com o custo relativo à emissão desse cheque. Fiquei mais ou menos descansado com estas garantias.

O cheque é emitido pelo balcão onde foi comprado e vinha com duas assinaturas.

que confusão que vais nessa cabecas...... eu posse emitir um cheque no banco com mil assinaturas e ser um cheque vulgar,,,,, EMITIDO PELO BANCO...outra coisa e um cheque VISADO e como se fosse dinheiro vivo..o dinheiro fica logo cativo e sai da conta do titular da conta,,,

O cheque bancário é o nome dado a um cheque normal mas diz-se bancário porque é emitido pelo banco e tem a assinatura do gerente e sub-gerente. O dinheiro fica cativo até ser descontado.

É mais barato que o visado.

Back