[Economia] China ultrapassa Alemanha como maior exportador mundial

RuiBarata

New member
Foi por pouco e não é certo se é para durar. Mas, pela primeira vez desde que há registos estatísticos comparáveis, a China ultrapassou a Alemanha como maior exportador do mundo em valor, numa renovada indicação de que o gigante asiático está em passo acelerado para liderar a economia global.

Entre Janeiro e Junho, a China exportou mercadorias no valor de 521,7 mil milhões de dólares (cerca de 365 mil milhões de euros), ao passo que a Alemanha, tradicionalmente o maior exportador do planeta, vendeu ao mundo 521,6 mil milhões de dólares de bens.

Os dados referem-se à primeira metade do ano e foram ontem divulgados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). No início do ano, a China já tinha superado os Estados Unidos, tornando-se o segundo maior exportador do mundo.

Jornal de Negócios Online

Imaginem só quando os chineses começarem a produzir maioritariamente produtos com qualidade aceitável, automóveis incluídos...:eek:

A "pequena" diferença é que um exporta produtos de 1ª qualidade e tecnologia de ponta enquanto o outro exporta tralha e produtos sem a mínima qualidade. [8b][8b][8b]

A "pequena" diferença é que um exporta produtos de 1ª qualidade e tecnologia de ponta enquanto o outro exporta tralha e produtos sem a mínima qualidade. [8b][8b][8b]
[:D] essas generalizações são engraçadas, até parece que na china só se fazem aquelas porcarias que se vendem na loja dos chineses...

499048111_47e43a8af3.jpg

A alemanha exporta produtos de alto valor acrescentado com um euro forte enquanto que Os chineses exportam ***** com uma moeda toda traficada pelo governo...

o mito da falta de qualidade dos produtos chineses[:D].

Se forem dar uma vista de olhos a muito do equipamento electronico que tem em casa ele vem da china mesmo. E mesmo nos produtos mais baratos, se as pessoas os compram é porque tem qualidade suficiente para o preco que custam. Ninguem é obrigado a compra-los...

o mito da falta de qualidade dos produtos chineses[:D].

Se forem dar uma vista de olhos a muito do equipamento electronico que tem em casa ele vem da china mesmo. E mesmo nos produtos mais baratos, se as pessoas os compram é porque tem qualidade suficiente para o preco que custam. Ninguem é obrigado a compra-los...

e achas que nesta altura de crise é mais facil exportar mercedes e porsches ou chips a 2 euros?

e achas que nesta altura de crise é mais facil exportar mercedes e porsches ou chips a 2 euros?

Eu percebo a ideia, mas o exemplo foi mau...

Nesta altura de crise, os produtos de luxo são os que mais margem de crescimento de vendas tem tido! Sempre foi assim, sempre será.... [;)]

Eu percebo a ideia, mas o exemplo foi mau...

Nesta altura de crise, os produtos de luxo são os que mais margem de crescimento de vendas tem tido! Sempre foi assim, sempre será.... [;)]
Tinha a certeza que viria uma resposta dessas[;)]
Vê as vendas da Aston Martin, Lambo, Hermes todas a aumentar...(estou a ser ironico...)

Até podiam exportar o dobro da Alemanha.

O seu povo ainda vive (maioria) em condições muitíssimo inferiores a ....Portugal [:)], nem menciono na qualidade de vida dos alemães e o poder de compra...

Até podiam exportar o dobro da Alemanha.

O seu povo ainda vive (maioria) em condições muitíssimo inferiores a ....Portugal [:)], nem menciono na qualidade de vida dos alemães e o poder de compra...
se eles exportassem o dobro da alemanha, provavelmente já não tinhas emprego [:D]

Fantástico, um país com 1.200 milhões de pessoas ultrapassou, em valor bruto, as exportações de um com 82 milhões (sem desprimor do crescimento e progresso que tem tido).

Tinha a certeza que viria uma resposta dessas[;)]
Vê as vendas da Aston Martin, Lambo, Hermes todas a aumentar...(estou a ser ironico...)

Olha que a Lambo aqui em Portugal está de boa saúde e recomenda-se.

Enquanto os empregados ganham o ordenado mínimo, o patrão vai comprar um Lambo de 200.000 € [:)]...

Olha que a Lambo aqui em Portugal está de boa saúde e recomenda-se.

Enquanto os empregados ganham o ordenado mínimo, o patrão vai comprar um Lambo de 200.000 € [:)]...
Acho que não venderam sequer uma carro este ano...mas não confirmei e posso estar enganado

isso da moeda estar artificialmente baixa tem muito que se lhe diga. A paridade de poder de compra é um conceito dificil de medir com exactidao, e na maior parte das vezes o arguemento da desvalorizacao é mais politico do que outra coisa. E neste momento nem convem que o yuan suba, sob pena do colapso da confianca no dolar..

Back