Chipar PS2 é ilegal?!?

bralmeidapt

New member
Boas - recebi um "cadeado" por perguntar onde se chipava PS2...

A minha questão é: tenho imensos jogos (originais) PS2 da America (estive lá uns tempos) e agora comprei uma PS2 nova cá em PT. Resumindo - os jogos não dão (fica tudo uma porcaria).

Sei que com um chip ele faz a conversão NTSC -- PAL e ficam a dar.

A minha questão é - chipar uma PS2 é ilegal?!??! Onde é que está o decreto lei que diz isso????
Penso que o DOWNLOAD de jogos é ilegal, certo?

Mas eu só quero aproveitar os jogos (originais) que aqui tenho!!
São dezenas - o que lhes faço?? Mando fora???

ela é tua, acho que podes legalmente fazer-lhe o que quiseres, inclusive manda-la pela janela desde que não acertes em alguém ou propriedade alheia

por outro lado se o sr guarda desconfiar, vai parar à inspecção B

Isto vai ser bloqueado, mas tenta no miau porque há cabos que fazem a mudança.

Sim, no miau vais encontrar inclusivamente quem te faz o serviço de colocar o chip na PS2.

No meu ponto de vista não tem qualquer ponta de ilegalidade. Para além de correr jogos internacionais originais, o chip corrige ainda alguns bugs da PS2 como é o caso da visualização de Filmes DVD, em que era necessário andar a trocar de cabo...[:vm)]

É um pouco como o emule... no fundo este é apenas um SW que permite a troca de ficheiros entre várias pessoas. Se eu quiser partilhar o vídeo que filmei no último Rallie de Portugal, ou as fotos das minhas ultimas férias, ou outra coisa qualquer que não tenha copyright, então o emule é utilizado de forma legal...

No caso da PS2 a colocação do chip em sim nada tem de ilegal... Ilegal é o que por norma se associa aos chips...

Penso que seja ilegal visto que altera uma "propriedade intelectual" que não é tua. Como é o caso do hardware da PS2.

Tu compras e é tua, mas não podes alterar o hardware/software...

Para alem de que ela vem restringida apenas a dvds de zona 2, e tu ao alterares isso está a comer uma ilegalidade...

Vais à Sony e perguntas se existe alguma coisa que faça isso. Caso não exista é porque é ilegal visto que altera o produto original sem autorização do fabricante.

Vais à Sony e perguntas se existe alguma coisa que faça isso. Caso não exista é porque é ilegal visto que altera o produto original sem autorização do fabricante.

Mas desde quando alterar uma PS2 original tua é ilegal???

Quanto muito perdes a garantia e isso são coisas MUITO diferentes. [;)]

Por esse ponto de vista tb será ilegal alterar as jantes do nosso veículo caso o construtur não autorize... :rolleyes:

Podes comprar o Swap Magic.

O Swap Magic não é "crime" porque foi feito para correr backups e os backups são legais.

Alterar uma PS2 não é "crime" porque a PS2 é tua e tu podes fazer o que bem entender dela (no âmbito do direito de propriedade).

Última edição:
Mas desde quando alterar uma PS2 original tua é ilegal???

Quanto muito perdes a garantia e isso são coisas MUITO diferentes. [;)]

Perdes a garantia ao ABRIR a PS2, mas altera-la é ilegal.

Não tenho aqui nenhum manual da PS2 à mão, mas se deres por lá uma olhadela vem lá escrito.

Penso que seja ilegal visto que altera uma "propriedade intelectual" que não é tua. Como é o caso do hardware da PS2.

Tu compras e é tua, mas não podes alterar o hardware/software...

Para alem de que ela vem restringida apenas a dvds de zona 2, e tu ao alterares isso está a comer uma ilegalidade...

Pensas mal! [:D] [:p]

A propriedade intelectual não protege a PS2 de qualquer alteração lhe queiras fazer desde que seja para consumo individua! [:p]

Se nao fosse ilegal chipar PS2 havia lojas abertas com esse serviço ... e nao precisavas de andar nos confins de lojas manhosas para o fazerem .

Mas sinceramente nao percebo nem conheço essa lei .

Ps : Perdes a garantia de certeza.

Sim, isso da garantia tenho a certeza....

É que às vezes existem assim "nevoeiros" em relação a leis e ao que podes ou não fazer com coisas que tens.
Depois é do género "cada um por si".

Acho que chipar uma PS2 só se torna ilegal na altura em que haja um decreto lei que indique especificamente isso, certo?

Não conheço nenhuma lei que impeça de mexer e alterar o que quer que eu tenha comprado. Desde uma torradeira, a um PC ou uma bicicleta. A PS2 e qualquer das consolas está incluída.

Fazer cópias ilegais dos jogos (neste caso) é que não é permitido.

Eu só faço cópias legais para ter um backup bem organizado, pois não gosto de ver os originais a derreterem ao sol.

Mas para correr esses CD de backup tive que mandar fazer uma alteração na PS2.

Nada de ilegal, portanto.

Podes comprar o Swap Magic.

O Swap Magic não é "crime" porque foi feito para correr backups e os backups são legais.

Alterar uma PS2 não é "crime" porque a PS2 é tua e tu podes fazer o que bem entender dela (no âmbito do direito de propriedade).

A solução mais simpática é mesmo o swap magic! Também não consigo entender em que ponto é que um DVD/Cd e umas aplicações em plástico, removíveis, vão ter de ilegal. Então um suporte de GPS para um automóvel que o permite afixar um aparelho no vidro, evitando assim ter de comprar um GPS da marca, também é ilegal!

Voltar
Superior