Chuva de meteoros - Hoje à noite!

Ginie

New member
Olá!

Venho aqui informar os interessados de que hoje à noite ocorre a melhor chuva de meteoros do ano - as Perseiades!

As melhores observações vão ocorrer depois da meia-noite, com cerca de 50 a 80 meteoros por hora.

O radiante desta chuva (o ponto de onde parecem irradiar) é a constelação de Perseus, dái o nome de Perseiades.

perseidsnorth.jpg

A constelação fica na direcção Nordeste. Se tiverem muita paciência, experimentem.[;)]

Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra intersecta a órbita de um cometa. Neste caso, o cometa, que está bastante próximo do Sol começa a "derreter" e a perder "bocados". Estes "bocados" são os meteoros, e entram na atmosfera (média de 60Km/s) ardendo lá bem em cima dando o aspecto de chuva de estrelas.

Uns sites com informações
Perseids
http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2009/08/10/tweeteor-shower/
http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2007/08/09/12-things-you-need-to-watch-the-perseid-meteors-sunday-night/

Divirtam-se![kiss]

Last edited:
with its peak expected on the night of August 12/13

Ou seja, é só amanhã (de 12 para 13), percebi bem? :confused:

Tambem podia ser, mas não sou o Neph [:D][:D]

Tava a falar de bocados de cu-metas [:D][:D]

Neph e cu-metas nao podem estar na mesma frase:sh)[:cool:]

Mas afinal a chuva de estrelas é a que horas e onde? espero que ser depois de jantar , pois a seguir posso ir acabar o jantar para a varanda a beber uma bebida espirituosa a ver os cometas a cairem[:cool:]

Neph e cu-metas nao podem estar na mesma frase:sh)[:cool:]

Mas afinal a chuva de estrelas é a que horas e onde? espero que ser depois de jantar , pois a seguir posso ir acabar o jantar para a varanda a beber uma bebida espirituosa a ver os cometas a cairem[:cool:]

Por isso é que as separei [:)][:)][:)]

É pá estas cenas não sei não... informam sempre na rádio e na TV, chega à hora lá tou eu a olhar feito parvo de boca aberta pro ar com a baba a cair no canto da boca à espera que aconteça alguma coisa. [:)][:)]

Daqui a nada vou lá fora ver se vejo algo [;)] Deve ser um espectáculo altamente, apesar de aqui haver alguma luz no céu, já estou um pouco deslocado do centro da cidade (4km) penso que dará.

Back