Ciclistas vs Automobilistas

Eu quando andava de bicicleta era sempre a andar... nos semaforos desde que nao estivesse ninguem avancava. e normalmente andava sempre encostado para o pessoal ir ultrapassando. Como tinha um bom control sobre a "giga" as tanjas nao me afectavam muito, mas la que havia pessoal que passava perto havia...[xx(]

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Ok, então até já fiquei mais esclarecido...

Mas ia jurar que quando tirei a carta que até havia umas figuras com uma carroça parada na rotunda para os carros entrarem.

Sendo assim as minhas desculpas pelo erro.
Há quanto tempo tiraste a carta? Provavelmente ainda foi na altura em que a regra de prioridade nas rotundas não era a que vigora no presente. Corrijam-me se estiver errado, mas antes nas rotundas a prioridade não era para quem se apresentava pela direita?

Chiça, vocês incomodam-se com pouco!

Deixem lá o pessoal andar de bicicleta à vontade, qual é o problema?

Para já não incomodam e mesmo que incomodem é à responsabilidade deles. E não poluem, não fazem barulho, fazem exercício, é menos um carro à vossa frente. Houvesse mais pessoal de bicicleta e menos de carro e o mundo era um sítio mais feliz!

Invertendo a questão: Também já pensaram que 95% dos carros andam em excesso de velocidade em cidade e depois não querem respeitar os ciclistas nas rotundas?

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por Ksyrium

Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.

Tens de parar, mas não tens de ceder passagem a ciclistas. Um stop tem duas funções: parar e perda de prioridade, e ambas são separadas. Não encontro nenhuma disposição especial para velocípedes neste caso, pelo contrário!</u>

Já quanto às rotundas a situação é diferente e aí o velocípede dentro da rotunda tem prioridade sobre quem quer entrar como pode ser visto nestes artigos:

Artº 31:
1– Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.

Artº 32:
4– O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

Estás enganado! Onde tiraste a ideia que num stop a obrigação de paragem e da cedência de passagem são separadas? O stop obriga a parar e ceder prioridade de passagem aos outros, ponto final! A cedência de passagem perante o stop não refere quais os veículos em questão. Portanto, tem de ceder passagem a um ciclista. Até te digo mais, se aparecer na outra via uma carroça, quem tem um stop na frente é obrigado a ceder passagem à carroça!!! [:p][:p][:p]

Eu ando quase todos os fins de semana de bicicleta, e como moro perto de Sintra, normalmente é para lá que vou.
Infelizmente tenho de fazer o acesso do Algueirão até á Portela de Sintra, pela via rápida, visto não existir outra maneira, e uma coisa que me apercebo é q os automobilistas na generalidade facilitam, apesar de haver algumas excepções.
E quer queiramos quer não, uma bicicleta a entrar numa rotunda mesmo com prioridade tem de ter o triplo do cuidado, pq uma mocada de um carro, pode ter consequencias mt graves

Eu pra mim devia ser alterado o código em relação a isso quem quisesse andar de bicicleta na via publica teria que tirar uma licença de código a partir dos 14 anos +/- por aí, é que eu tenho o cuidado de quando apanho um ter a consciência que o sujeito não saberá o código quase de certeza e esta atitude já evitou situações chatas...

citação:Originalmente colocada por Luís Dias

Eu pra mim devia ser alterado o código em relação a isso quem quisesse andar de bicicleta na via publica teria que tirar uma licença de código a partir dos 14 anos +/- por aí, é que eu tenho o cuidado de quando apanho um ter a consciência que o sujeito não saberá o código quase de certeza e esta atitude já evitou situações chatas...

Ouve lá, tu estás num país onde nem para conduzir um micro-carro precisam de tirar a carta! Hello!!! :D:D:D

-os ciclistas ou qualquer veículo de tracçao animal, quando dentro de uma rotunda tem prioridade sobre quem entra na rotunda, motorizado ou nao.

-perante o sinal de stop ou de cedencia de passagem qualquer veiculo tem de ceder passagem a outro, quer este seja motorizado ou nao.

-entre veículos de tracção animal e velocipedes, perante o codigo nao existe qualquer distinçao (ambos veiculos sem motor), no entanto não vamos chamar veículo de tracção animal a um ciclista, não é?

esse vosso codigo anda mal! lol

citação:Eu pra mim devia ser alterado o código em relação a isso quem quisesse andar de bicicleta na via publica teria que tirar uma licença de código a partir dos 14 anos +/- por aí, é que eu tenho o cuidado de quando apanho um ter a consciência que o sujeito não saberá o código quase de certeza e esta atitude já evitou situações chatas...

Porque é que achas, que quando apanhas um ciclista ele não sabe o código?

Eu penso que a maior parte dos ciclistas que se veem nas estradas, tem carta de automóvel

citação:Originalmente colocada por Joao_ben

-os ciclistas ou qualquer veículo de tracçao animal, quando dentro de uma rotunda tem prioridade sobre quem entra na rotunda, motorizado ou nao.

-perante o sinal de stop ou de cedencia de passagem qualquer veiculo tem de ceder passagem a outro, quer este seja motorizado ou nao.

-entre veículos de tracção animal e velocipedes, perante o codigo nao existe qualquer distinçao (ambos veiculos sem motor), no entanto não vamos chamar veículo de tracção animal a um ciclista, não é?

esse vosso codigo anda mal! lol
Bem "dizido"! :D

No fundo, no fundo, quem vai a pedalar uma bicicleta é um animal racional... assim pode-se considerar que um velocípede é de tracção animal!
laughing-smiley-017.gif
laughing-smiley-017.gif
laughing-smiley-017.gif
[}:)][}:)][}:)] :D:D:D

Para além de ao fim de semana gostarem de andar aos pares...

E não te chateia o facto de por vezes não andarem encostados à berma? [:p]

Eu quando ando de bicicleta na estrada vou quase sempre no meio da faixa de rodagem, por ser mais seguro para mim.

Eu utilizo a bicicleta como meio de transporte diário para o emprego. Sou obrigado a atravessar Lisboa. A maior parte das vezes utilizo estradas secundárias com menos trânsito (se é que existe isso em Lisboa), e PASSEIOS. Sim eu ando nos passeios. Prefiro estar em transgressão do que a ser passado a ferro por um automobilista que não respeita os outros utentes da via.

Mais, quando vou na estrada, se o sinal está vermelho, e vejo que não existe perigo de o passar, passo-o [:p]

Como é óbvio, nunca iria colocar a minha integridade física em jogo, para passar um sinal vermelho, ou atravessar uma estrada (na passadeira ou fora dela).

Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.

Os ciclistas têm e sempre tiveram prioridade em Stops...
Antes não tinhas nas rotundas, mas agora ja têm, ou seja, são um veículo como outro qualquer...
Quanto ao facto de andarem em passei, e passarem vermelhos, eu sou contra o 1º caso, pois o passeio é para os peões, já no 2º caso, não paro nos vermelhos, se não for causar perigo a ninguém.

Acho o autor do tópico um ciclofóbico, e vê-se mesmo que se andar de bicicleta, é só nos passeios, e respeita tudo e todos.
O facto é que se deve andar na estrada, e não nos passeios, por isso os ciclistas têm os mesmos direitos e deveres que os automobilistas, apenas tem que haver respeito mútuo, e facilitar a passagem aos ciclistas, tal como se deve fazer aos motociclistas...

PS: Apenas um desabafo dum automobilista, que já andou alguns milhares de kms nas ruas do Porto e arredores...

E tas correcto tem k deixar passar tudo e nas rotundas s tiver sinal de cedençia de passagem o condutor de um veiculo motorizado tem k dar prioridade ao k s apresenta do sei lado esquerdo s vier um ciclista neste caso tere k lhe dar prioridade s n existir sinal n tem k dar prioridade ao ciclista

citação:Originalmente colocada por Smoke

E tas correcto tem k deixar passar tudo e nas rotundas s tiver sinal de cedençia de passagem (1)</u> o condutor de um veiculo motorizado tem k dar prioridade ao k s apresenta do sei lado esquerdo (2) </u> s vier um ciclista neste caso tere k lhe dar prioridade s n existir sinal n tem k dar prioridade ao ciclista (3) </u>
Permite-me que faça estas pequenas correcções...

(1) Não é orbrigatório este sinal. Basta o sinal a indicar a aproximação de uma rotunda (este:
rotundas_sinal.jpg
) e subentende-se logo que a prioridade é feita pela regra geral imposta pelo código. É o mesmo que veres uma placa de informação de uma localidade que a velocidade máxima imposta por lei passa a ser de 50km/h, sem necessidade da presença do sinal próprio de limitação de velocidade.

(2) Não tem nada a ver com apresentar-se pela esquerda, pela direita... ou por cima ou por baixo. :D Era estranho se não viessem pela esquerda, não é? [}:)] Pelo C.E. é aplicada a regra geral e particular das rotundas e pronto (quer tenha sinal de aproximação de estrada com prioridade ou não!)! A lei diz que tem prioridade quem nela circula e ponto final! [:p]

(3) Nada disso!!! [:0] As razões já apontei em cima e num post anterior! Mas não custa nada citar novamente [:p]

citação:<center>Artigo 31.º</center>Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor</u>:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respectivos ramais de acesso;
c) Que entre numa rotunda</u>.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de €120 a €600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de €250 a €1250.
4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de €250 a €1250.

<center>Artigo 32.º</center>
Cedência de passagem a certos veículos
1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
2 - Nos cruzamentos e entroncamentos, os condutores devem ceder passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
3 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar
acidentes.
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120 a €600.
</u>

Interpretem como deve ser e ficam logo totalmente esclarecidos. Ainda há dúvidas???

citação:Originalmente colocada por lionbest

Os ciclistas têm e sempre tiveram prioridade em Stops...
Antes não tinhas nas rotundas, mas agora ja têm, ou seja, são um veículo como outro qualquer...
Quanto ao facto de andarem em passei, e passarem vermelhos, eu sou contra o 1º caso, pois o passeio é para os peões, já no 2º caso, não paro nos vermelhos, se não for causar perigo a ninguém.

Acho o autor do tópico um ciclofóbico, e vê-se mesmo que se andar de bicicleta, é só nos passeios, e respeita tudo e todos.
O facto é que se deve andar na estrada, e não nos passeios, por isso os ciclistas têm os mesmos direitos e deveres que os automobilistas, apenas tem que haver respeito mútuo, e facilitar a passagem aos ciclistas, tal como se deve fazer aos motociclistas...

PS: Apenas um desabafo dum automobilista, que já andou alguns milhares de kms nas ruas do Porto e arredores...

Eu?

Eu por acaso quando ando de bicicleta é´em locais com ciclo-via.

2º eu não tenha contra os ciclistas nas vias, não lhes faço razias nem buzino, ajudo sempre que posso. Agora o que me faz confusão é que se têm regras de transito que gostam de cumprir, pq não são obrigados tb a cumprir as outras... Se podem andar na estrada no meio de uma faixa (e acho bem que o façam), pq raio é que passam um sinal vermelho se não houver perigo. Eu de carro tb posso passar um vermelho sem qq perigo.

É apenas a dualidade de critérios que não entendo.

De certo modo é como as motos. Que já aqui discuti muitas vezes, deixo sempre passar quem vai de mota, facilito e tenho pessoas amigas que andam de moto todos os dias (não apenas os de fds) e entendo-me bem com eles e partilhamos conversas sobre as estradas. Agora nas motos tb há dualidades de critérios. Se umas vezes vão no meio do transito, ao fim de semana tb gostam de andar a passear e neste caso já não deixam passar carros. E o mesmo se passa no estacionamento. Quando não há lugares param onde for preciso e são raras as multas. Mas tb gostam de deixar a moto a ocupar 1 ou mais lugares quando há espaço.

Como digo há dualidades nas atitudes. Se querem aproveitar uma mais valia, tem de sofrer as consequências dessa mais valia.

Da minha experiência como ciclista e como motociclista, discordo com a ideia de ir no meio da estrada ser mais seguro para mim! Quando tirei carta de mota o instrutor sempre me dizia para circular o mais à direita possível.
E agora vejamos um exemplo de situação em que pode ser realmente perigoso ir no meio da estrada! Um condutor circula a alguma velocidade e de repente aparece-lhe no meio da estrada um ciclista! De frente vem um carro! Resultado: não consegue ultrapassar nem travar e apenas tem como opção atropelar o ciclista!

Quanto à situação do apertar o ciclista não nego que não aconteça! Mas sempre é preferivel ter de me encolher do que ser "passado a ferro".

Quer exista linha continua ou separador de via ou seja lá o que for, se existir espaço! O condutor de um automóvel tem direito a ultrapassar o ciclista!

Por isso é preciso haver civismo de parte a parte! O condutor quando ultrapassa um ciclista deverá efectua-lo em segurança dando na minha opinião um metro de espaço na ultrapassagem. Da mesma forma que o ciclista não deverá ir no meio da estrada a fazer "manguitos" tipo passa-me por cima (pois eventualmente poderá ser mesmo isso que mais cedo ou mais tarde acabará por acontecer)! Ou então uma coluna de ciclistas a par uns dos outros sem o devido acompanhamento de uma equipa tecnica que zelará pela segurança dos seus ciclistas!

É como muitos já aqui disseram... é preciso civismo de ambas as partes.

Cumps

citação:Originalmente colocada por PDCouto

citação:Originalmente colocada por Luís Dias

Ouve lá, tu estás num país onde nem para conduzir um micro-carro precisam de tirar a carta! Hello!!! :D:D:D

Pois mas está mal...

Voltar
Superior