[Estradas] Circulação e Civismo

PauloOliveira

New member
Solicito aos "amarelos" que proliferam por aí, ( eu sei que também aqui no forúm) que me explicam o que vos motiva a este comportamento...

O objecto vermelho pode ser:
- Autocarro
- Carro estacionado em segunda fila
- Veículo pesado a fazer cargas e descargas
whyt.jpg

Qual a razão que leva quase sempre os srs.condutores dos veiculos amarelos a ultrapassar primeiro que os azuis.
A coisa piora ainda mais se vir um carro na esquerda...invariavelmente o veiculo amarelo, passando o dito veiculo que eventualmente circula pela esquerda, ultrapassa o veiculo azul, mesmo ele tendo o pisca da esquerda aberto e com clara intenção de passar o obstáculo.

Acho que não é preciso ir à universidade para se ter dois palminhos de testa e olhos na cara para saber andar na estrada com civismo.

Penso eu de que... :)

Last edited:
Civismo em Portugal essa foi para rir é coisa que nao existe alem de nao saberem conduzir a maior parte devia ir para escola de conducao outra vez,ainda hoje vi em plena hora de ponta na av de brasil (lisboa) uma senhora que ia na faixa da direita decidiu fazer inversao de marcha teve que parar tudo para que a senhora consegui se passar e deixar pisar o traco continuo mas isto cabe na cabeca de alguem so neste pais.

Qual a razão que leva quase sempre os srs.condutores dos veiculos

Percebo bastante bem o teu post.
Respondendo à tua pergunta, digo-te o que para mim é simples. É que os condutores dos veículos amarelos têm sempre carros mais fortes.

Eu sou muita, mas muita vez o carro azul.
A entrar nas auto estradas acontece-me muito isto. Ainda eu estou a embalar o meu carro na via de aceleração, e sou ultrapassado por um ou dois, no momento em que me vou a meter. Em plena auto estrada também acontece isto quando o "veículo amarelo" percebe que à nossa frente vai um mais devagar. Então, quando nós estamos já a iniciar a ultrapassagem, lá vem o "carro amarelo" já a ultrapassar-nos também e temos que abortar a ultrapassagem. É uma "porquice" mas já estou habituado é o dia-a-dia.

Civismo em Portugal essa foi para rir é coisa que nao existe alem de nao saberem conduzir a maior parte devia ir para escola de conducao outra vez,ainda hoje vi em plena hora de ponta na av de brasil (lisboa) uma senhora que ia na faixa da direita decidiu fazer inversao de marcha teve que parar tudo para que a senhora consegui se passar e deixar pisar o traco continuo mas isto cabe na cabeca de alguem so neste pais.

Sim, toda a gente sabe que nos 200 países do mundo em que circulam automóveis Portugal é sem qualquer margem para dúvida o ÚNICO em que se faz uma inversão de marcha em traço contínuo. :rolleyes:

Aliás os códigos da estrada dos restantes países nem sequer contemplam essa infracção, de todo desconhecida de Vilar Formoso em diante.[:)]

A entrar nas auto estradas acontece-me muito isto. Ainda eu estou a embalar o meu carro na via de aceleração, e sou ultrapassado por um ou dois, no momento em que me vou a meter.

É uma "porquice" mas já estou habituado é o dia-a-dia.

Eu faço bastante AE e cada vez mais me apercebo disso que referes...
Faixa de aceleração com entrada directa para a esquerda para ultrapassar um carro...

Talvez já uma dezena de vezes tive de travar forte na faixa da esquerda por causa desses artistas... e agora parece que é moda!!

É muoto comum mesmo.
A situação nas AE é mesmo flagrante.
Será que as pessoas não conseguem esperar mais uns segundos até que a "lesma" entre na via?
Muitas vezes eu sou a lesma, admito.

Mas isso não acontece só em caso de "objectos" parados. Quantas vezes em AE, quando me estou a aproximar de um veículo que circula a uma velocidade inferior a minha, mal meto o pisca para a esquerda, se tiver o azar de ter um carro a par e ter que esperar que ele ultrapasse, e no entanto se não estiver ninguem atrás dele, e se eu tiver uns quantos carros atrás de mim na mesma faixa que eu, regra geral desata tudo a ultrapassar-me porque como se podem meter logo na esquerda tem espaço para ganhar o embalo necessário para não me darem tempo de meter na esquerda em segurança...

Mas isso não acontece só em caso de "objectos" parados. Quantas vezes em AE, quando me estou a aproximar de um veículo que circula a uma velocidade inferior a minha, mal meto o pisca para a esquerda, se tiver o azar de ter um carro a par e ter que esperar que ele ultrapasse, e no entanto se não estiver ninguem atrás dele, e se eu tiver uns quantos carros atrás de mim na mesma faixa que eu, regra geral desata tudo a ultrapassar-me porque como se podem meter logo na esquerda tem espaço para ganhar o embalo necessário para não me darem tempo de meter na esquerda em segurança...

E depois admiram-se de verem 10 carros na faixa da esquerda e 2 na direita. As pessoas protegem-se na esquerda.

Se ouve-se "cabeça" e respeito, um carro da direita liga o pisca para mudar para a esquerda, não deve ser ultrapassado.
Aliás... na Alemanha por exemplo isso acontece, mas lá está... existe civismo e educação.

E depois admiram-se de verem 10 carros na faixa da esquerda e 2 na direita. As pessoas protegem-se na esquerda.

Se ouve-se "cabeça" e respeito, um carro da direita liga o pisca para mudar para a esquerda, não deve ser ultrapassado.
Aliás... na Alemanha por exemplo isso acontece, mas lá está... existe civismo e educação.

Por acaso nunca tinha visto isso dessa perspectiva, mas pensando bem creio que pode ser um dos factores que leva a alguns a circularem sempre pela esquerda o que não deixa obviamente de ser errado.

O problema em Portugal é que muitas das pessoas que andam a guiar automóveis, nem a pé deveriam andar!
Somos um país de gente muito mal educada/formada, e obviamente isso reflete-se na estrada.
Antes dizia-se "diz-me como comes, dir-te-ei quem és", hoje pode/deve dizer-se "diz-me como guias, dir-te-ei quem és"!

Tens razão no que dizes, mas isso leva a outra interpretação por parte dos condutores incivís...

Se, ao ligarem o pisca, ninguém os poderá ultrapassar, passam a achar que, ao ligar pisca, têm prioridade sobre os outros. Ou seja, pode vir a 200kmh que se o veículo da direita (a circular a 80kmh) ligar o pisca, és obrigado a abrandar para ele se meter à tua frente...

:sh)

Tens razão no que dizes, mas isso leva a outra interpretação por parte dos condutores incivís...

Se, ao ligarem o pisca, ninguém os poderá ultrapassar, passam a achar que, ao ligar pisca, têm prioridade sobre os outros. Ou seja, pode vir a 200kmh que se o veículo da direita (a circular a 80kmh) ligar o pisca, és obrigado a abrandar para ele se meter à tua frente...

Num pais civilizado quem circula a 200kms/h sabe que vai muito acima do limite, e que nao deve ultrapassar ninguem a essa velocidade...
Eu ja circulei a 200...mas nunca ultrapassei ninguem a essa velocidade, nem a 180...

Quem circula a 80 deve ter cuidados ao mudar de faixa, mas o veiculo que circula a 200 NAO tem prioridade, porque a velocidade nao da prioridade...

essa forma de pensar "vai educando" as pessoas a conduzir na esquerda como conducao defensiva.

(peco desculpa pela acentuacao... estou num teclado estrangeiro)

Pois é, Paulo, a teoria é muito bonita, mas na realidade... :(

Mas também, agora um pouco de off-topic, não me digas que nas autobahns, quando circulam a 200kmh, abrandam sempre de cada vez que têm de ultrapassar alguém...

Pois é, Paulo, a teoria é muito bonita, mas na realidade... :(

Mas também, agora um pouco de off-topic, não me digas que nas autobahns, quando circulam a 200kmh, abrandam sempre de cada vez que têm de ultrapassar alguém...

Nos trocos de autobahns em que nao existe limite de velocidade, quem la circula sabe que nao existe limite... isso faz toda a diferenca.

Sabendo que nao existe limite nesse troco:
-Quem pretende ocupar a esquerda, conta com alguem a 200 ou mais...
-Quem circula na esquerda conta com os cuidados de quem ocupa essa faixa.

MAS...
Mesmo que circules a 250kms/h na esquerda num troco de autobahn em que dois camioes vao a par, e um veiculo ligue antecipadamente o pisca para ocupar a faixa mais na esquerda... acredita que muito dificilmente alguem te ultrapassa.
Nem nas autobahns a velocidade da prioridade

Na A1, quem circula a 170,180,190,200 tem de tomar cuidados...
Ir a 200 numa estrada de 120/140 a dar sinais de luzes a tudo que ocupa a esquerda e arrogante, falta de educacao e na Alemanha da multa com perda de pontos na carta.

Alias segundo um colega alemao... perdes pontos na carta se:
- Circulares na esquerda atras de um veiculo com o pisca da esquerda acesso.... conducao perigosa
- Circulares na esquerda sem deixar distancia de seguranca... tipicamente 10 metros no minimo dos minimos.

Na A1 vejo estes metros passarem a centimetros a velocidades de 140...

(desculpem a falta de acentos...again)

Eu queria ressalvar essa situação. Eu bem sei que um pisca não é um direito.
Mas nunca presenciaste a entrada em A.E. com o trânsito mais ou menos compacto? Nunca te foste a meter e o bacano que vai atrás de ti ultrapassa-te e mete-se?
Secalhar talvez não, pois o teu carro tem a disponibilidade necessária para ser rápido e eficaz nessas situações, mas nem todos temos carros iguais.[;)]

Quem pretende ultrapassar, é que tem de ter os devidos cuidados ao mudar de faixa. Normalmente, a quem os espelhos lhes faz imensa confusão, está em constante dilema com este tipo de situações. Tanto estes, como a circulação nas rotundas, que se atrofiam de tal forma, que parece que bloqueiam. É aqui que se dão a maior parte dos acidentes, sendo que os das AE com consequências bastante graves. :sh)

Speedy, eu acho que se calhar não entendeste bem o sentido do que queria dizer. Se houvesse a "ideia" de que ao ligar.se o pisca, mais ninguém nos pode ultrapassar, terias automobilistas a "enfiarem-se" constantemente à tua frente, bastando para isso, ligar o pisca. É como se o pisca lhes desse prioridade. O que não é verdade.

Eu ando muitos quilómetros com o Clio, não é só com o 166, por isso, sei também, o que é ter um carro mais potente atrás de mim, quando estamos a entrar numa AE.

Mas também te digo, se estivermos os dois a entrar na mesma AE e eu tiver o pisca a indicar que quero entrar e ele tenta meter-se 1º que eu para me ultrapassar, azar o dele, que mal o vejo a mudar de faixa, eu mudo também... [8b]

Que espere atrás de mim, que não vai ser 2seg. que o vão fazer chegar atrasado.:sh)

Back