Circular em Espanha sem doc

Não pode. Nem em Portugal!

As autoridades portuguesas "fecham" os olhos quando se apresenta a declaração de venda.

O que é legalmente válido é um documento de substituição emitido pela DGV que declara que já foi pedido o documento único.

Em Junho estava nesta situação e dirigi-me a um posto da GNR e lá deram-me esta resposta.

O que muitas vezes atraza a emissão do DU, situação que já acontecia anteriormente, é o pedido do DU ser feito numa conservatória diferente do registo do carro.

Ter comprado o carro num stand em Lisboa não quer dizer que o registo não pertença ao Porto, é uma situação muito vulgar e que passa depercebido.

Nehum papel que substitua seja que documento for serve para circular fora do âmbito da administração que passou o dito papel.

Então eu neste momento, tendo apenas o livrete (com o carimbo de provisório) e o documento emitido pela Conservátoria do Registo Automovel para Trasferencia de Propriedade, onde surgo como titular, não me permite conduzir em espanha?

citação:Originalmente colocada por Nephilim

a policia espanhola não quer saber de pormenores por isso podes andar... querem saber é se tens carta e se o carro tem seguro e nada mais... selo e inspecção estao se nas tintas para carros estrangeiros.
É, parece que acertaste!
O meu colega telefonou para a Guardia Civil, divisão de trânsito de Badajoz (um número que lhe indicaram do consulado espanhol) e o agente que o atendeu disse que pode perfeitamente circular com os documentos provisórios, que neste caso se resumem a uma declaração de venda. Disse ainda que o mais importante era ter a carta e a carta verde em condições...

citação:Documento Único Automóvel é o nome do projecto, que é mais vasto que a mera criação de um novo documento.
Certificado de Matrícula é o nome oficial do documento que passou a ser emitido a partir de 31/10/2005.

Já é possível pedir hoje o Certificado de Matrícula em qualquer posto de atendimento da DGV (um por distrito), em qualquer conservatória do registo automóvel do continente (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Évora), em qualquer conservatória do registo predial e nas Lojas do Cidadão.

As conservatórias do registo predial continuam a poder receber pedidos relativos ao registo automóvel, que depois são encaminhados para as conservatórias.

O Certificado de Matrícula não é entregue no próprio momento. No entanto, em várias situações o Certificado de Matrícula pode ser obtido no próprio dia se o pedido for efectuado até ao meio-dia. É possível, nesse dia, levantar o Certificado de Matrícula num posto da Imprensa Nacional .

citação:Originalmente colocada por LM

citação:Documento Único Automóvel é o nome do projecto, que é mais vasto que a mera criação de um novo documento.
Certificado de Matrícula é o nome oficial do documento que passou a ser emitido a partir de 31/10/2005.

Já é possível pedir hoje o Certificado de Matrícula em qualquer posto de atendimento da DGV (um por distrito), em qualquer conservatória do registo automóvel do continente (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Évora), em qualquer conservatória do registo predial e nas Lojas do Cidadão.

As conservatórias do registo predial continuam a poder receber pedidos relativos ao registo automóvel, que depois são encaminhados para as conservatórias.

O Certificado de Matrícula não é entregue no próprio momento. No entanto, em várias situações o Certificado de Matrícula pode ser obtido no próprio dia se o pedido for efectuado até ao meio-dia. É possível, nesse dia, levantar o Certificado de Matrícula num posto da Imprensa Nacional .

Confirmo!
O meu carro chegou no dia 17 de Fevereiro de manhã e de tarde já o fui buscar com tudo tratado!

Eu adquiri um carro recentemente e como é carro de serviço ainda não tenho o DU, só tenho o documento que o stand passou (declaração provisoria), acham que as leis mudaram e que deixam passar em espanha?
não me vão apreender o carro caso me mandam parar? e se levar a factura?
pois queria ir de ferias com o novo carro...

É complicado circular lá fora com documentos provisórios. Por norma, só são válidos em Portugal. O ideal é tentares contactar e entidade emissora do DUA e saber como está pois, em geral, a sua emissão é rápida. No meu caso, demorou pouco menos de duas semanas, se a memória não me falha.

Algo me deixou curioso se nao se pode conduzir com documentos provisórios, então como se processa as deslocações e documentação daqueles que importam carros e o trajem a conduzir?

Eu adquiri um carro recentemente e como é carro de serviço ainda não tenho o DU, só tenho o documento que o stand passou (declaração provisoria), acham que as leis mudaram e que deixam passar em espanha?
não me vão apreender o carro caso me mandam parar? e se levar a factura?
pois queria ir de ferias com o novo carro...

Que saiba, continua tudo na mesma nesse sentido.

Voltar
Superior