citroen BX

citação:Originalmente colocada por zombi.l

citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.

agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
os gajos garantem, nas novas, 5 anos ou 200kKm.
no c6:
http://www.citroen.com.au/cms/default.asp?action=article&ID=21482

maximo que eu conheço são 7 esferas. 3 eixo dianteiro. 4 trazeiro.

Isso são as novas esferas usadas no sistema Hydra 3 do C5 e C6, e estes têm menos esferas que o Xantia Activa.

Os modelos mais antigos como o BX usam um sistema de esferas diferente que necessitam de ser carregadas ao fim de um determinado valor de km's, caso contrário a membrana no interior da esfera acaba por se danificar obrigando à substituição da esfera.

citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.

agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
no c6:

A manutenção é verificar o nivel do LHM e os estado de conservação das esferas. É uma suspensão que requer alguns cuidados extra relativamente a uma suspensão normal, pois se não for feita uma manutenção adequada a duração das mesmas pode ser bastante baixa.

Tenho uma carrinha Xantia 1.9 TD que ao todo tem 7 esferas, 4 no eixo dianteiro e 3 no eixo traseiro, uma das quais fica mais ou menos a meio do carro na linha das rodas traseiras.
Eu já as tive que trocar, a suspensão estava bastante dura, dava a sensação de não ter amortecimento e saltitava bastante quando se passava por alguma lomba ou buraco. Comprometia bastante a segurança do carro.

ViperGoth, tens razão, mas verificar o oleo e verificar possiveis fugas deste, acho tão normal que até esqueço de considerar manutenção.

citação:Originalmente colocada por ViperGoth

no c6:

A manutenção é verificar o nivel do LHM e os estado de conservação das esferas. É uma suspensão que requer alguns cuidados extra relativamente a uma suspensão normal, pois se não for feita uma manutenção adequada a duração das mesmas pode ser bastante baixa.

Tenho uma carrinha Xantia 1.9 TD que ao todo tem 7 esferas, 4 no eixo dianteiro e 3 no eixo traseiro, uma das quais fica mais ou menos a meio do carro na linha das rodas traseiras.
Eu já as tive que trocar, a suspensão estava bastante dura, dava a sensação de não ter amortecimento e saltitava bastante quando se passava por alguma lomba ou buraco. Comprometia bastante a segurança do carro.

Ficou cara essa intervenção?

citação:Originalmente colocada por monicamelo

citação:Originalmente colocada por Gmigas

estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
cumps :) bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]

Isso é o sistema hidráulico das suspensões da Citroen.
Resumidamente o sistema quando se desliga o carro deixa de estar em carga, fazendo com que o óleo da suspensão, faça retorno para um depósito. Desta forma a suspensão desce. Em funcionamento o sistema é accionado por uma pequena bomba hidráulica que enche uns pistons da suspensão, mantendo desta forma o carro em suspensão. Que é esse mesmo o efeito.

Se fizer uma pesquisa por BX, encontra um tópico só dedicado a ele, que tem lá muita informação.

Enche uns pistons na suspensão ?

Querem ver que as famosas esferas ganharam outro nome ? :D

Sem entrar em despiques, é apenas uma questão de mera curiosidade...

O comportamento do veículo com essa suspensão torna-se superior do que um com suspensão convencional?

Acerca da suspensäo näo sei nada ou quase nada[xx(]sei sim que havia um bx 1.9trd que era como as duracell dura e dura e dura[^][^][^]grande motor o deste citroen,cheguei a ver muitos com 300mks[:0]Um abraço;)

citação:Originalmente colocada por monicamelo

citação:Originalmente colocada por ViperGoth

no c6:

Ficou cara essa intervenção?

Foram 55€ cada esfera + recarregar LHM + mão de obra, ao todo paguei cerca de 500 €.

citação:Originalmente colocada por CaRaMeLo

Sem entrar em despiques, é apenas uma questão de mera curiosidade...

O comportamento do veículo com essa suspensão torna-se superior do que um com suspensão convencional?

Como já foi dito um Citroën com suspensão hidraulica consegue aliar conforto com bom comportamento, agora isso não quer dizer que seja necessáriamente melhor comportado que qualquer carro com suspensão convencional.

ViperGoth:

Se tivesses tido alguma atenção terias poupado muito dinheiro, pois em vez de comprares esferas novas podias te-las carregado antes de elas chegarem ao estado a que chegaram. ;)

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

N vez vantagens em ter um sistema q te permite ter uma altura constante ao chão?

N te esqueças q lá dentro há um comando q te permite variar a altura, mto jeitoso pa caminhos esburacados, e pa carregar csas pesadas na mala, variando a altura, respectivamente para mais alto ou baixo.

Não faz falta mexer na alavanca para transprtar cargas pois a altura da frente e traseira são sempre a mesma, por mais que se carregue, o sistema é auto-nivelador, com 2 correctores de altura, frente e traseiro.

Acho q n me expliquei bem.
Posso por a suspensao ao minimo pa carregar um electro domestico por exemplo pa dentro da mala. N disse q era só a traseira.
Aliás qdo se vÊ um bx, apenas c um eixo no ar, n é sinonimo de q o sistema tá nas lonas?

Voltar
Superior