Sobre o Punto só conheço bem o motor, mas mesmo assim não é totalmente igual pois nos FIAT's têm componentes Magneti Marelli e nos Opel são BOSCH. Componentes falo de injectores, pelo menos.
Tenho a ideia do 1.3 ser um pouco mais fiável nos FIAT's além de ligeiramente melhores em baixas. E mais despachados pois o Corsa não é leve, face a o Punto claro. Ah e, como sabes, tem a 5ª um pouco mais longa para rolar melhor em AE.
Sobre o Punto MK2 B não tem posso dar grande feedback porque não conheço muito bem mas já conduzi um MK2 A com o motor 1.2 de 80cv (?) e caixa longa e achei um pior carro que o Corsa C.
Sim tenho um Corsa C, mas estou a tentar ser imparcial
Já sabes a minha opinião sobre o Corsa, por isso não vou adiantar muito. Não é confortável mas acho que curva melhor do que muitos por aqui dizem.
Depois e apesar de todos dizerem que o Clio II é a referência, que é não o nego, acho que a posição de condução, pedais e volante no Corsa é referencial.
Sim porque o Corsa não pode ser mau em tudo [

]
E sei que para ti isto é importante, se bem que o Ibizão é ainda mais ao teu gosto. E diga-se, ao meu também [

]
Depois o interior é como sabes, feito para resistir, mas também te digo que nesse aspecto perdeu um pouco face ao Corsa B, que era mais de guerra. Sim porque Corsa B não é são só os motores diesel Izusu que são bons pois também os interiores são "de guerra".
PS: Tanto o Corsa C como Punto MK2 A que conduzi eram de 5 portas e 5 lugares.
Para finalizar temos o C2.
Já conduzi que C2 quer C3 1.4 HDi 68cv. O C3 era, como são todos, de 5 portas mas VAN.
O C3 tinha tampões mas CB, AC e isso.
A curvar é fraco, a travar idem e os interiores apesar de engraçados, não me convencem em durabilidade.
Sobre o motor:
É o mais económico da sua classe, é melhor que o 1.3 Mjet em baixas, e é bem progressivo.
Na minha opinião é um pouco mais morto que o 1.3 mas para para um comum condutor penso que o 1.4 seja mais agradável de utilizar.
Já o C2 que conduzi era de 3 portas, como são todos (lol), mas de 5 lugares.
Este vinha bem equipado com JLL 185/55/R15 (como o meu Corsástico), AC auto, sensores de chuva e luz e penso que também tinha CC.
O C3 conduzi-o várias vezes e numa até uns bons km's.
Já este C2 foi só uma voltinha pequena mas o feedback é igual.
Direcção muita vaga, carro muito desapegado da condução e no
geral também fraco.
Agora notei que é mais despachado que o Corsa e que o C3 com o mesmo motor, 1.4 HDi.
Consumos não reparei, mas até deve gastar ligeiramente menos que o C3.
Ah já agora, o que trás o VTR pack ??
A minha sincera opinião é que estes C2's andam um pouco carotes. Os Corsa's estão mais baratos..
Por outro lado os Corsa's C VAN e Clio II's VAN são um pouco diferentes das outras versões pois, como sabes, são muito vendidos para frotas a preços baixos e por isso eles poupam em tudo e mais alguma coisa. Sei disto sobretudo pelo Clio II 1.5dCi Van de 2001 que tanto te falo. E já sei que não te interessa pois são carros base base base. Nem dão a temperatura, lol.