Citroen C3 1.1 sx

paulasbrito

New member
Olá a todos,
Entreguei o meu clio II 16v de 2002 apenas com 120 mil km porque gripou o motor! Perdeu óleo, acendeu a luz, andei 800m antes de encostar e foi tarde demais...

Agora quero arranjar uma coisa para andar basicamente na cidade e eventualmente umas poucas viagens até Leiria desde Lisboa. Não sou acelera, nem preciso de grandes potências etc.
Andei a ver no standvirtual o que se arranja com o orçamento que disponho (até uns 3500€) e faço tendencialmente pesquisa para carros com menos km e menos idade. A grande maioria que aparece são C3, que opinião têm deste carro? Já andei a pesquisar e muitos se queixam da electrónica etc, outros dizem maravilhas...

Não é fácil escolher [s)] Basicamente a minha duvida é se devo apostar num carro mais recente (género 2004) C3 e com menos km ou se a diferença na qualidade para um Polo por exemplo compensa mais mesmo que seja mais velhote e com mais km.
Vi tb um Kia picanto por bom preço.. que pensam destes 'recentes' coreanos?
Desculpem tanta pergunta mas não queria passar a vida a gastar dinheiro na oficina (tal como no clio, que passou a vida lá metido!). Sei que é muito questão de sorte mas deve haver maior ou menor probabilidade de darem problemas, não é?
Obrigada pelas respostas!

Obrigada pela dica. O primeiro sai fora do orçamento e o segundo é longe de Lisboa e como estou sem carro...
Eu gostava de ter também opiniões sobre quais serão os melhores em termos de resist^ncia e durabilidade, independentemente de potências de motor. Ou seja quais é que têm mais probabilidade de durar mais tempo, Aqueles motores tipo 'tanque' que raramente dão problemas.Por exemplo tive um corsa 1.2 de 1986 que só morreu com quase 600 mil km! Dou mais valor a isso neste momento do que um carro que ultrapasse na AE etc. Ford fiesta, por exemplo? Mesmo com mais de 100 milkm valera mais a pena que um c3 com 70 mil e mais recente? A minha dúvida é esta...
Obrigada!

Dinheiro na mão garantidamente o vendedor baixará o preço, tudo é negociável.
Quanto ao C1 o motor é fiável, (problemas de centralina alguns) mas eu não recomendo o carro, eu já percebi que não pretendes ultrapassagens e afins mas esse motor devido a ser demasiado "pastel" pode elevar bastante os consumos.
Procura um Civic até 120000 KM, um Clio dos mais recentes e afins.
Tens também Hyundai Getz.

É que se o Fiesta é mesmo aquilo que está aanunciado (verdadeiros 60 mil Km! AC e jantes) vou já lá e dou 1800 em nota ao homem! Há maneira de saber se os Km estão aldrabados? É que já tem uns anos e acho estranho tão poucos km. Se tivessem de escolher entre idade e km o que dão mais prioridade, já agora? desculpem tanta pergunta...

O C3 se andares nas calmas não consome muito em Nacionais e AE, mas em cidade não bebe menos de 7, penso eu.

É espaçoso, seguro e confortável mas o ideal, a meu ver, seria um C3 1.4i 75cv, pois irá consumir um pouco menos que o 1.1

Qualquer escolha que seja, mais ainda em carros com alguns/muitos anos tem sempre algo de lotaria e nem mesmo o facto de ser um modelo aparentemente fiável ajuda em alguns casos, nomeadamente se houver maus tratos (automóveis, entenda-se).

Com 2.000 ou 2.500€ já há muito por onde escolher, mas os riscos não são menosprezáveis, seja km's martelados, carros batidos e mal reparados, uso abusivo...

Se fosse comigo tentaria encontrar no leque das minhas pessoas conhecidas um carro que estivesse para vender e do qual conhecesse bem o historial.

Para teres uma ideia, um vizinho meu vendeu há pouco tempo um xsara 1.5 d de 2002 ou 2003 por 3.500€ com cerca de 100.000 reais. Era o carro que, se precisasse, não me importava de comprar: super estimado, km's reais, de garagem, livro de revisões e até com ac.

O homem apenas queria uma carro mais pequeno (idade...) e foi o valor que lhe deram numa troca. Nem sequer discutiu preço!

Petrus, os Xsaras 1.5D estão um pouco sobrevalorizados e até se compreende porquê. Um carro seguro, confortável, espaçoso, boa bagageira, fiável e muitissimo económico. Se for com AC melhor ainda. Agora claro , o motor é de fracas prestações mas para quem não liga a isso...

Já fiz uma algumas viagens num Xsara 1.5D e mesmo sendo lento, é um motor solto, agradável, não tem poços.

Andam ao mesmo preço dos Xsaras 1.9 TD

Em 2009 uma amiga minha comprou um C3 1.1 SX por uns €3.000 (ou 4.000, já não me lembro bem) de 2004, com menos de 50k. Na altura pareceu-me um negócio excelente (acho que a antiga proprietária estava com a corda ao pescoço).

Anyway, o carrito neste momento já tem uns 90k.

O que posso dizer? Fiabilidade nada a registar.

É confortável. Mala grande. Os materiais no interior são pro fraquito mas a montagem não é problemática.

A rigidez estrutural do bicho não me parece grande coisa, qualquer irregularidade põe-no a tremer, mas safa-se bem nas curvas. Alguma sensibilidade ao vento lateral em AE. A caixa é algo imprecisa.

O motor é pastelão, qualquer subida tipo Monsanto ou Cabos de Ávila mete-o à rasca.

O consumo médio anda à volta dos 7-8L com bastante cidade. Em AE são altos (lembro-me de uma viagem na A2 a ritmos legais e chegámos a Portimão com uma média de 9!!!).

Acho que para o preço que foi, foi uma grande compra, mas o C3 I é um carrito muito heterogéneo a meu ver.

Em termos de segmento B lido muito com Clios III e há um mundo a separá-los, por exemplo. Eu sei, os projectos distam 4 anos um do outro. Mas olhem que é uma grande diferença para 4 anos...

Última edição:
Eu estou quase quase a arriscar no fiesta... É uma lotaria bem sei. Mas o dinheiro que poupo serve para lhe fazer uma boa revisão e meter o carro decente para ainda uns bons anos. Aqueles carros são muito resistentes e se bem tratados podem durar uma vida. Engano-me?

O fiesta é uma melhor opçao , o motor é fiavel , performante , e encontras a bons preços .

Esse fiesta que meteste já é o mk5 e já tras conta kms digital .

Pode é ter uns bancos um pouco mais duros

Em 2009 uma amiga minha comprou um C3 1.1 SX por uns €3.000 (ou 4.000, já não me lembro bem) de 2004, com menos de 50k. Na altura pareceu-me um negócio excelente (acho que a antiga proprietária estava com a corda ao pescoço).

Anyway, o carrito neste momento já tem uns 90k.

O que posso dizer? Fiabilidade nada a registar.

É confortável. Mala grande. Os materiais no interior são pro fraquito mas a montagem não é problemática.

A rigidez estrutural do bicho não me parece grande coisa, qualquer irregularidade põe-no a tremer, mas safa-se bem nas curvas. Alguma sensibilidade ao vento lateral em AE. A caixa é algo imprecisa.

O motor é pastelão, qualquer subida tipo Monsanto ou Cabos de Ávila mete-o à rasca.

O consumo médio anda à volta dos 7-8L com bastante cidade. Em AE são altos (lembro-me de uma viagem na A2 a ritmos legais e chegámos a Portimão com uma média de 9!!!).

Acho que para o preço que foi, foi uma grande compra, mas o C3 I é um carrito muito heterogéneo a meu ver.

Em termos de segmento B lido muito com Clios III e há um mundo a separá-los, por exemplo. Eu sei, os projectos distam 4 anos um do outro. Mas olhem que é uma grande diferença para 4 anos...

O Clio III ( pelo menos na versão pack que é a menos equipada ) tem algumas falhas gritantes.

Uma delas é a água entrar pela porta através da parte de fora ( não é nenhuma fuga na chapa ) quando se esguicha os vidros.

Aquele quadrante podia ser um pouquinho mais original, e a insonorização não é digna de um Clio III

De resto, nada a apontar e até pode ser uma boa compra mas não na versão pack.

Já desisti do C3, de facto não vale a pena andar a 40 à hora a subir monsanto, em 2ª e a gastar um balurdio de gasolina. Vou optar pelo fiesta, mais velhinho, com menos km e sem grandes garantias de estar bem tratado. Mas arrisco! Faço-lhe uma revisão grande e tratando-o bem tenho carro para mais uns largos anos. E consegue subir monsanto decentemente sem se torcer todo. :-)

Voltar
Superior