Citroen C4 - pisca LED avariado

tmiranda

New member
Boas,

Gostaria da vossa opinião sobre um assunto. Um familiar tem um Citroen C4 de 2015 e um dos piscas da frente deixou de funcionar. Acontece que o pisca já é LED. Foi á marca com o carro e ficaram admirados, pois não é normal acontecer...

Quanto á solução do problema, basicamente dizem que têm de meter uma óptica nova que custa "somente" ~670€ + mão de obra [8b] (A Citroen diz que "oferece" 25% do custo da peça.)

Pelo que percebi, o led do pisca é embutido na própria óptica e não dá para tirar.

Desculpem, mas a mim parece-me de loucos, que para reparar um pisca seja necessário substituir a óptica toda. Não estamos a falar de uma centralina, ou outro componente electrico de maior... apenas um pisca!

Faróis com LED's é simples, se deu o berro é um farol novo, quer seja pisca, DRL, etc...

Boas,

Gostaria da vossa opinião sobre um assunto. Um familiar tem um Citroen C4 de 2015 e um dos piscas da frente deixou de funcionar. Acontece que o pisca já é LED. Foi á marca com o carro e ficaram admirados, pois não é normal acontecer...

Quanto á solução do problema, basicamente dizem que têm de meter uma óptica nova que custa "somente" ~670€ + mão de obra [8b] (A Citroen diz que "oferece" 25% do custo da peça.)

Pelo que percebi, o led do pisca é embutido na própria óptica e não dá para tirar.

Desculpem, mas a mim parece-me de loucos, que para reparar um pisca seja necessário substituir a óptica toda. Não estamos a falar de uma centralina, ou outro componente electrico de maior... apenas um pisca!

Exato... Vê-se pela quantidade de carros nas estradas com poucos anos e com as luzes avariadas.

Quanto ao problema em si, penso que só mesmo trocando do farol. É muito bonito e tal mas quando avaria não sai barato.

Conheço um Kia Ceed com um problema idêntico e foi por volta desses valores, e já deu problemas outra vez...

Tenta na auto parts oscaro e afins.

O meu C4 de 2011 levou com um pássaro na óptica bixenon direcional que a destruir por completo.

Orçamento 1200 euros, pagou o seguro.

Confirmo que na bmw é igual - avaria de luz qualquer do farol = troca de óptica.
O tombo é que é diferente... +- 1500€ num adaptive led dum série 1. Rondará os 1000€ num led normal.

Mas realmente é algo pouco ou nada visto ou falado... Já avaria de módulos, isso sim. Não será o caso desse?

Senão é ver se se encontra óptica usada, geralmente fica por menos de metade do preço, e fica-se com os 2 faróis mais ou menos iguais, em vez de um usado e outro a brilhar de novo.

Ferro velho ou casa de peças usadas.

OLX: encontra por 180€ / peça

Chegamos ao ponto de uma óptica de um automóvel dito "normal" custar quase 1000€ por causa de ter um dos elementos em LED que não se troca. Dá que pensar aquando da compra de um carro novo com os efeitos todos bonitos nas ópticas [:D]

Quanto mais bling-bling, num carro de fácil acesso às massas, pior será no futuro em termos de reparações e manutenção.

É tudo muito bonito mas por norma são extras que se pagam caros, e depois quando avaria...

LED, Xénon, pneus de 18 ou 19p, módulos para ajudas eletrónicas para isto e para aquilo...

Por vezes o melhor é mesmo "keep it simple", é menos bonito mas no futuro dará menos problemas. Isto claro, para depois não se ficar surpreendido pelo preço de uma ótica LED, ou um Balastro ou lâmpadas para Bi-Xénon por exemplo.

Ou então terem jantes de 18p mas depois metem pneus usados ou marca branca, depois fazem "pikachu face" quando se questionam da perda de tração quando chove...[:D]

O que avariou é a eletrónica. Possivelmente um condensador ou integrado. É levar isso a uma oficina de electronica. Já há gaijos a ganhar a vida a fazer essas reparações.
Agora que é uma palhaçada ser a ótica toda, isso é. Podiam fazer por módulos, o pisca não funciona mudavam a placa controladora só do pisca...

Chegamos ao ponto de uma óptica de um automóvel dito "normal" custar quase 1000€ por causa de ter um dos elementos em LED que não se troca. Dá que pensar aquando da compra de um carro novo com os efeitos todos bonitos nas ópticas [:D]

A mim na TOYOTA calhou em conversa dizerem-me que cada óptica do meu carro, em Led, custa cerca de 1600€ com o IVA incluído. Já cheguei à conclusão que nesse nunca vou tirar o seguro contra todos os riscos, não vá espetarmos a dianteira do carro nalguma coisa....

Back