Civic 1.3 100cv

Tanta vez que andei com 4 ou 5 pessoas, nesse sítio e noutros inclusivé, e não precisei de meter 2ª. A andar normalmente, claro está. [:D]

Tu não tens de meter 2ª para fazer a subida. Não consegues é ganhar velocidade em 3ª se fores a 80 km/h na subida de Monsanto, o que é muito diferente. [;)]

Tradução retirada do site da Honda relativamente ao i-VTEC.

Já agora, a grande vantagem do novo A-VTEC é que, desaparecendo a árvore de cames como a conhecemos, passamos a ter infinitas variações de fase entre os valores que quisermos, quando quisermos e perdendo alguns atritos mecânicos.

Vai ser um grande avanço. Curiosamente, e antes que digam que os japoneses é que inventam tudo, foi a BMW quem começou a mexer nesse projecto mais a sério, embora eu não saiba em que pé está o projecto agora.
Cometi aqui uma gafe, e confundi o tal sistema que a BMW está a desenvolver de válvulas sem árvore de cames com o A-VTEC, que continua a usar árvore de cames.

Peço desculpa e tenham isso em consideração ao ler os anteriores posts. [;)]

Isso era dantes que não havia tantas restrições à poluição.A suzuki há 20 anos vendia carros 1.3(1298cc) com 100cv[;)].Fazer o mesmo hoje em dia requer muito mais trabalho.

Mais precisamente á 22 anos, quando sai o Suzuki Swft GTI mk1

acho que já estás a querer distorcer as coisas, pois ás 1000 rotações falamos do ralenti do otto, enquanto á pouco falavas de 4000 rotações entre o golf e o teu, em que o regime de potência maxima é quase igual nos 2, vieste com exemplo de s2000 e vti's que fazem potêcias acima das 7000 rotações, o que não será o caso do teu. o jazz faz 78cv às 5700 e este novo será ás 6000, portanto não é muito diferente dos restantes das outras marcas.
eu só falei do diesel em cidade e não a subir (o binário é muito diferente), pois é para a cidade que foi concebido o jazz, e continuo a dizer que o prefiro a qualquer diesel turbinado, pois não tenho que esperar pelo turbo para nada, mas esta é só a minha opinião, nem é o tema do tópico.

Por acaso até está dentro do tema do tópico, que é um novo motor de baixa cilindrada puxado e metido dentro de um carro que ainda é pesado.

Em relação às 4000 rpm, vê a que rotação ele (civic 1.5) atinge o binário máximo.

É interessante, mas eu digo-te: 5400 rpm !!!

Se atendermos a que a melhor zona de regime de qualquer motor é entre a rotação de binário máximo e a de potência máxima, tens uma zona de curva ideal entre as 5400 e as 6400 rpm, ou seja, 1000 rpm !!!

Estás a ver porque é que este motor é brilhante em consumos e suavidade, mas fraco (comparativamente) em desempenho ?

Já agora deixo-te aqui os dados todos:

Civic:

134.0 Nm (99 lbft) (13.7 kgm)
@5400 rpm

Golf:
126.0 Nm (93 lbft) (12.8 kgm)
@3300 rpm

Como vês, o Golf tem práticamente o binário do civic (menos 8 Nm) só que está disponível às 3300 rpm. Já o civic tem de fazer mais 2100 rpm para ter o binário.

Vês agora o que eu te dizia ?

Isto são numeros oficiais, não são sensações.

Last edited:
continuo a achar que não, apenas faz variar o tempo dessa comutação daí ele se tornar mais progressivo, pois antes da comutação ele adianta ou atrasa a abertura (simulando virtualmente uma diferente abertura)tornando-a menos brusca. mas posso estar enganado, se calhar estamos os dois a dizer o mesmo[:D]

Somos 2 enganados, variação de tempo é diferente de variação de angulo, o i-vtec do hybrid fecha as valvulas a 100% [;)]

Somos 2 enganados, variação de tempo é diferente de variação de angulo, o i-vtec do hybrid fecha as valvulas a 100% [;)]

a variação do angulo da arvore de cames faz variar o tempo da abertura das valvulas, pois estás a mudar a posição relativa do ressalto.

e achas que num golf de 75cv farias melhor?

Já vi o Golf a fazer melhor (nessa faixa de rotações).

Não te esqueças que aliado à caixa em questão, para ires às 5400 rpm (binário máximo) tens de ir para aí a 140 km/h em terceira.

E já não vou falar no 1.6 hdi, que esse então...

Já vi o Golf a fazer melhor (nessa faixa de rotações).

Não te esqueças que aliado à caixa em questão, para ires às 5400 rpm (binário máximo) tens de ir para aí a 140 km/h em terceira.

E já não vou falar no 1.6 hdi, que esse então...

pois eu não acredito, conheço bem os dois carros de que falas e o golf de 75cv é uma verdadeira arrastadeira, posso-te dizer que este jazz a cerca das 2500 rpm's já está nos 120 Nm e atinge o binário maximo às 4800, o que quer dizer que lá por atingir o maximo muito tarde não o tenha em baixo, o problema do golf é que até pode atingi-lo cedo mas a potência é que só aparece lá para cima.

O Golf 1.4 até nem é mau em baixos e médios regimes. Não me admirava que fosse até melhor que o Civic 1.5i LS. Mas é meter uma abaixo e o Civic some-se no horizonte.

pois eu não acredito, conheço bem os dois carros de que falas e o golf de 75cv é uma verdadeira arrastadeira, posso-te dizer que este jazz a cerca das 2500 rpm's já está nos 120 Nm e atinge o binário maximo às 4800, o que quer dizer que lá por atingir o maximo muito tarde não o tenha em baixo, o problema do golf é que até pode atingi-lo cedo mas a potência é que só aparece lá para cima.

Esse binário corresponde a uma determinada potência.

Gostava de fazer as contas, mas não encontro o calculador on-line. :(

O Golf 1.4 até nem é mau em baixos e médios regimes. Não me admirava que fosse até melhor que o Civic 1.5i LS. Mas é meter uma abaixo e o Civic some-se no horizonte.

Sim, claro que sim, aí a supremacia dos cavalos não perdoa.

Esse binário corresponde a uma determinada potência.

Gostava de fazer as contas, mas não encontro o calculador on-line. :(

até gostava de ver graficos de potência dos 2 e tenho quase a certeza que às 4000 rpm's o ils tem mais potência e binário que o golf.

jazz 1.2--> 110 nm 2800 rpm
clio 1.2 16v--> 105 nm 3500 rpm
polo 1.2-->> 112 nm 3000 rpm
yaris 1.0--> 93 nm 3600 rpm
mazda 2 1.2 --> 110 nm 4000 rpm

ou seja, vejo muita gente falar das baixas dos hondas mas.........

Back