Civismo!!

Pior falta de civismo que na Via rapida da caparica depois das Bombas da BP é impossivel, um gajo esta 25 minutos na fila e vem os espertos e metem-se, e pelos vistos ha pessoas como essa do 107 que gostam de estar na fila e que se metam na frente delas.

Engraçado é a policia quando o rei faz anos se por na zebra mesmo na separacao Almada/Setubal ainda no final da Via rapida, em vez de se porem na Bomba de gasolina, "nos por cá..."

para falta de civismo, pago pela mesma moeda...

começo por meter-me atras da personagem... dou uns ktos sinais de luzes... a personagem nao se manca... leva logo com uma ultrapassagem bem feia pela direita...

e para akeles k mesmo assim ainda refilam... ui... fazem asneira e ainda se armam em espertos... pah.. se nao teem razao e ainda levantam a crista... entao ai vamos ver kem é mais maluco...
Pois...e é aqui que os professores do civismo perdem toda a razão...

Começa a fazer assim:
Permanece 30s atrás da viatura (mas não é preciso ires colado!!) - por forma a certificares que ele não vai sair da tua frente. Fazes pisca para a esquerda e ultrapassas de forma calma e tranquila (1). De seguida fazes pisca à direita e voltas à 3ª faixa mais à direita.
Olha pelo espelho e observa a manobra que o outro carro irá fazer.

(1) se ultrapassares à campeão - pata a fundo e encostado ao veículo do meio - o mais certo é o condutor dessa viatura não te passar cartucho e, como vê que tentas dar-lhe uma lição de moral e civismo, certamente que te irá ignorar, permanecendo dessa forma na faixa central. E lá vai continuar a falta de civismo e desrespeito pelas regras de trânsito.

P.S.: Só estou a dar uma opinião. Lições e atitudes cívicas a adultos, não me competem a mim dar [;)]

Last edited:
Pois...e é aqui que os professores do civismo perdem toda a razão...

Começa a fazer assim:
Permanece 30s atrás da viatura (mas não é preciso ires colado!!) - por forma a certificares que ele não vai sair da tua frente. Fazes pisca para a esquerda e ultrapassas de forma calma e tranquila (1). De seguida fazes pisca à direita e voltas à 3ª faixa mais à direita.
Olha pelo espelho e observa a manobra que o outro carro irá fazer.

(1) se ultrapassares à campeão - pata a fundo e encostado ao veículo do meio - o mais certo é o condutor dessa viatura não te passar cartucho e, como vê que tentas dar-lhe uma lição de moral e civismo, certamente que te irá ignorar, permanecendo dessa forma na faixa central. E lá vai continuar a falta de civismo e desrespeito pelas regras de trânsito.

P.S.: Só estou a dar uma opinião. Lições e atitudes cívicas a adultos, não me competem a mim dar [;)]

Quanto a mim nestas situações costumo fazer o seguinte:

• Aproximo-me pela faixa da direita até ao carro que vai na faixa do meio
  • Faço pisca para a esquerda, ao passar por trás da viatura que segue no meio dou um pequeno sinal de luzes.
  • Depois de ultrapassar pela esquerda, pisca para a direita e volto à faixa da direita.
Tenho reparado que muitos condutores de imediato passam para a faixa da direita.
O facto de dar um sinal de luzes não é tanto para lições de civismo a outros condutores, mas sim para mostrar o meu desagrado para com esse condutor que está a provocar dificuldades a quem tenta conduzir da melhor forma possível.

No entanto também admito que por vezes não tenho este "trabalho" todo, nomeadamente quando vêm outros carros na faixa da esquerda, o que me levaria a ter que travar e esperar atrás do carro que segue no meio. Por norma nestes casos continuo pela faixa da direita..

Last edited:
Para mim, a falta de civismo começa logo por não utilizarem os piscas. Estou eu para entrar numa estrada principal, sendo que os outros condutores que circulam nessa estrada tendem maioritariamente a voltar à direita na intersecção onde estou parado para voltar à esquerda, 90% deles não fazem pisca, logo nunca sei quando posso avançar. Custa assim tanto dar um toque na manete dos piscas 4 ou 5 metros antes de voltarem à direita para que eu possa saber disso mesmo e entrar na estrada sem receios?

Deixar de fazer os piscas é uma "promoção" que os condutores portugueses obtêm no dia em que passam no exame de condução!

Pior falta de civismo que na Via rapida da caparica depois das Bombas da BP é impossivel, um gajo esta 25 minutos na fila e vem os espertos e metem-se, e pelos vistos ha pessoas como essa do 107 que gostam de estar na fila e que se metam na frente delas.

Engraçado é a policia quando o rei faz anos se por na zebra mesmo na separacao Almada/Setubal ainda no final da Via rapida, em vez de se porem na Bomba de gasolina, "nos por cá..."

Faz como eu faço. À minha frente não passa, nem nunca passou, nenhum!
E quando vou para Sul, a maioria das vezes, não tiro a mão da buzinha. É a melhor forma de "chamar a polícia".
Vi noutro dia um tipo com um UMM a literalmente passar a ferro um FDP desses que passou por dentro da BP e depois se meteu lá à frente. Teve azar, quis entrar à frente dum carro com pára choques de aço, ficou sem a frente do carrinho...

Para mim, a falta de civismo começa logo por não utilizarem os piscas. Estou eu para entrar numa estrada principal, sendo que os outros condutores que circulam nessa estrada tendem maioritariamente a voltar à direita na intersecção onde estou parado para voltar à esquerda, 90% deles não fazem pisca, logo nunca sei quando posso avançar. Custa assim tanto dar um toque na manete dos piscas 4 ou 5 metros antes de voltarem à direita para que eu possa saber disso mesmo e entrar na estrada sem receios?

Eu faço parte dos 90% que deixou de fazer pisca nessa situação e pq?

Sempre o fiz, até que reparei que 99% das pessoas não entrava na via, mesmo a ver que eu fazia pisca para sair antes, esperavam sempre até o carro começar a virar .... neste caso não faz mt diferença fazer ou deixar de fazer [:D]

Nesta altura não me contive e buzinei-lhe por 3 ou 4 segundos. Ela olhou pelo retrovisor e disse-me adeus. Eu sorri e mandei-lhe um beijo com a mão![:D] Não stressei mais com a menina até pq a fila estava quase a acabar.

Tanto civismo... Já não chega um gajo andar no trânsito a gramar com os chicos-espertos e ainda tem que ouvir sistematicamente buzinadelas por tudo e por nada. :sh) Limitem-se a usá-la em caso de perigo eminente, que já chega bem! [8b]

T_Sport...

eu nao kero ficar com a razao... se eu tivesse um carro blindado.. dava porrada a tanta gente pa os obrigar a ficarem na faixa k devem circular...

o meu objectivo é passar pela direita.. e fazer krer k akele buraco da direita ta ali a mais..

e acredita k muitos passado um bocado ficam na faixa mais ah direita...

é a unica maneira k os fazer abrir a pestana...

com fogo se apaga o fogo...

com falta de civismo se cura falta de civismo...

ja fiz pior... ultrapasso pela direita e meto-me na faixa do meio a passo de caracol... e vou fazendo sempre isso ate as pessoas perceberem k no meio é pa ultrapassar e nao para passear...

abraço

Last edited:
Tanto civismo... Já não chega um gajo andar no trânsito a gramar com os chicos-espertos e ainda tem que ouvir sistematicamente buzinadelas por tudo e por nada. :sh) Limitem-se a usá-la em caso de perigo eminente, que já chega bem! [8b]

Que maior perigo eminente do que ter à frente um indivíduo cuja única preocupação é ludibriar tudo e todos, para obter os seus objectivos?
Tipos que nem sequer olham a meios para atingir fins...
Esta escória da sociedade deve ser banida e que melhor forma de o fazer do que humilhá-la com som para que todos vejam!

acho que usam a buzina para tudo menos no que deviam... em situaçoes de perigo iminente
[:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

outra engraçada sao os cruzmentos grandes... em k ha sempre um ou outro k fica atravessado dento do garrafao.. o sinal abre para os k veem de lado e nao andam pk ha um artolas no caminho... nao anda nem deixa andar...

esses sim dá vontade de ter as barras como os jipes e dar-lhe uma fruta bem dada para aprender duma vez por todas...

se a personagem leva-se uma porrada bem dada e tivesse umas ferias no hospital, era garantido k nunca mais voltava a fazer uma proeza dakelas...

para grandes males.. grandes remedios...

abraço

Last edited:
Ainda hoje vi a falta dele na Maia.

Estava numa fila e um espertalhão saiu pelo parque a direita e entrou uns 10 carros a frente. Como quem vai a frente não vê deixou entrar o espertalhão.

Deve ter ficado todo contente.

Cuidado com a escrita!

para mim a maior falta de civismo é sem duvida akels que circulam na faixa central, ou na faixa da eskerda a ultrapassar o ar...

nao sabem k prejudicam o trafego, e muito, e nem kerem saber... sei k ha imensos casos desses.. todos nós o fazemos.. ate eu o faço... mas ha situaçoes k ate mete nojo...

para falta de civismo, pago pela mesma moeda...
começo por meter-me atras da personagem... dou uns ktos sinais de luzes... a personagem nao se manca... leva logo com uma ultrapassagem bem feia pela direita...
e para akeles k mesmo assim ainda refilam... ui... fazem asneira e ainda se armam em espertos... pah.. se nao teem razao e ainda levantam a crista... entao ai vamos ver kem é mais maluco...

outra coisa que gosto pouco é a falta de civismo k ha no transito...
nao ganham nada em nao deixar passar um carro de cada vez...

onde se aprende a andar no transito é pa kem vem da A2... passa as portagens e antes de entrar na ponte... tens as placas a explicar como se deve proceder... ora passa o da direita, ora passa o da eskerda...
se tudo fosse assim, com certeza k as demoras no transito era bom menor...
o transito fluia muito melhor...
entao akeles k para todos os efeitos nao teem prioriade e ainda se armam espertos... bem... lolololol

se falta de civismo fosse punivel na estrada, entao eu adorava ser policia so para sacar a carta a muita gente...
ktos sao akeles k teem carta e nao sabem conduzir...

enfim...

peço desculpa pelo desabafo e pelo testamento..

abraços

Boas.

Se leres com atenção, verás que quando dei a buzinadela a sério a menina já tinha deixado entrar 5 ou 6 carros à sua frente.

Na minha opinião dar uma buzinadela ou um sinal de luzes é a melhor forma de mostrar o nosso desagrado para com a condução perigoso/inadequada/despropositada que vamos ver pelas nossas estradas.

Nesta situação em especial, a menina do 107 deveria enteder que na fila onde ela estava, estavam também mais uns 30 ou 40 carros atrás dela à espera, e tal como eu, muitos atrás de mim também não gostaram de ver a situação.

É tal e qual como estares numa fila do Banco/Finanças/Cinema/etc.. e haver alguém à tua frente que de um momento para o outro deixa passar para a sua frente 4 ou 5 pessoas. Acho que todas as pessoas para trás na fila ficariam indignadas e mostrariam o seu desagrado.

Cumps.

Ainda hoje vi a falta dele na Maia.

Estava numa fila e um espertalhão saiu pelo parque a direita e entrou uns 10 carros a frente. Como quem vai a frente não vê deixou entrar o espertalhão.

Deve ter ficado todo contente.

Na fila do IC 20 de manhã para Lisboa, normalmente quem deixa que os FDP se metam, são precisamente outros FDP que acabaram de se meter há segundos atrás!
Vá lá a não facilitar o "colega de profissão"...

Na fila do IC 20 de manhã para Lisboa, normalmente quem deixa que os FDP se metam, são precisamente outros FDP que acabaram de se meter há segundos atrás!
Vá lá a não facilitar o "colega de profissão"...

[:D][:D][:D]
Fizeste-me rir agora!

ja fiz pior... ultrapasso pela direita e meto-me na faixa do meio a passo de caracol... e vou fazendo sempre isso ate as pessoas perceberem k no meio é pa ultrapassar e nao para passear...

com fogo se apaga o fogo...

com falta de civismo se cura falta de civismo...
Para tentares corrigir a situação à tua maneira, acabas também tu por infringir as regras de trânsito.
O que dizes/alegas a um agente da autoridade que te "apanhe" a fazer isto?

E se no veículo transgressor vier ao volante uma alma "menos caridosa" que não ache piada à situação e te coloque em perigo?

Estou a especular, mas como deves ter conhecimento, já não é a primeira vez que tal acontece. Se não me engano, até existe aqui no fórum um membro que foi agredido por tentar "ensinar a teoria do civismo" a outro condutor...

Eu não sei se isto que eu vi hoje se enquadra no civismo mas vou contar. Eu fiquei mesmo estúpido com a situação nem apitei nem nada....:sh)

Vinha eu da Cril para entrar na 2a circular. Tudo na boa, não era hora de grandes filas. Entro sem dificuldades, quando um tipo dos seus 50 anos numa Laguna III, vindo do IC19, começa a desviar o carro para a minha via. Abrando, pois aquilo é típico de quem não faz pisca. Quando vejo que ele não se mete, passo-o mas com o meu carro já a ir para a berma, quando olho para ele, o gajo ia a ler o jornal em cima do volante!! Íamos a 60 km/h! FDX tá tudo doido ou quê??? Nem tive reacção fiquei mesmo de boca aberta.:sh)[8b][8b]

Back