Cliente Mistério

tfilipeacgaia

New member
Estou no secundário e em área de projecto estou a realizar um estado à qualidade dos serviços prestados na cantina e bufete do establecimento, bem como à qualidade das refeições elaboradas.

Para tal gostaria de realizar uma prova de client mistério.
Alguém me pode ajudar com isso?

Gostava de saber alguns dos parametros a testar. Tempo de espera? Quantidade de comida? Qualidade da comida?

Que mais?

Não sou expert da coisa, mas acho que acrescentava a essa lista:

Ambiente do local (área, decoração, mobiliário)
Atendimento dos funcionários
Higiene (no manuseamento dos alimentos, no acondicionamento destes, do local)
Variedade (como variam as refeições durante a semana/mês) e qualidade da ementa (ingredientes usados, sua frescura e adequação nutricional a quem a consome) e disponibilidade de informação sobre a mesma (locais de afixação e informação nutricional)

O facto de estares no secundário (imaginando que és um frequentador da cantina), exclui logo a hipotese de cliente mistério. [;)]

Provavelmente serias capaz de retirar mais informação com questionários aos utilizadores da cantina.

Mas de qualquer forma, estás a inverter o processo. Ou seja, o cliente mistério é utilizado para avaliar algumas componentes de um serviço prestado. Cabe-te a ti decidir quais são as componentes relevantes (em alguns casos 1 det. elemento pode não ser importante).

A titulo do exemplo:

Tempo de espera;
Simpatia no trato;
Esclarecimento de dúvidas;
Higiene (numa cozinha é dificilmente observável, já que aquilo que é realmente grave normalmente não é visivel).

Como foi dito o cliente mistério visa ver a conformidade da prestação de um serviço, com o contratado, por ex. se um call center responde conforme o estipulado a questões dos clientes.
O cliente mistério eventualmente só para ver se te atendem de forma adequada ou como é previsto (mas tens que ter esse critério definidos com as pessoas da cozinha).

Parece-me melhor um inquérito de satisfação aos utilizadores. [;)]

Obrigado a todos.

Eu por mim também fazia o inquérito mas a prof. disse que de inquéritos acerca disso e de tudo já andava a escola cheia, portanto tentei dar-lhe a volta, sugerindo o cliente mistério.

O que nós precisamos é de dados concretos acerca do serviço, qualidade da comida, quantidade, higiene, etc para apresentar junto da direcção no sentido de modificar estes aspectos.

Obrigado a todos.

Eu por mim também fazia o inquérito mas a prof. disse que de inquéritos acerca disso e de tudo já andava a escola cheia, portanto tentei dar-lhe a volta, sugerindo o cliente mistério.

O que nós precisamos é de dados concretos acerca do serviço, qualidade da comida, quantidade, higiene, etc para apresentar junto da direcção no sentido de modificar estes aspectos.

A tua ideia parece-me boa. Os parâmetros que foram referidos acima são todos relevantes num avaliação de cliente mistério. É importante que sejam avaliados parâmetros observáveis, e não tanto aqueles que são subjectivos, como a qualidade da comida.

Para reforçar a fiabilidade de resultados, porque não pedir ajuda a essa professora para o painel de clientes mistério ser constituído por professores? Eles não usam a cantina ou os serviços que pretendes avaliar?

(se quiseres manda-me o teu mail por PM, que eu posso arranjar-te alguma coisa que talvez te ajude...mas só posso na sexta, ok?)

EDIT: Sabiam que, por incrível que pareça, a expressão "Cliente Mistério" é uma marca registada em Portugal? Os serviços de propriedade intelectual e industrial permitem cada coisa.....

A tua ideia parece-me boa. Os parâmetros que foram referidos acima são todos relevantes num avaliação de cliente mistério. É importante que sejam avaliados parâmetros observáveis, e não tanto aqueles que são subjectivos, como a qualidade da comida.

Para reforçar a fiabilidade de resultados, porque não pedir ajuda a essa professora para o painel de clientes mistério ser constituído por professores? Eles não usam a cantina ou os serviços que pretendes avaliar?

(se quiseres manda-me o teu mail por PM, que eu posso arranjar-te alguma coisa que talvez te ajude...mas só posso na sexta, ok?)

EDIT: Sabiam que, por incrível que pareça, a expressão "Cliente Mistério" é uma marca registada em Portugal? Os serviços de propriedade intelectual e industrial permitem cada coisa.....

Sim, um dos elementos do grupo já tinha sugerido isso e decididamente vamos tentar obter a ajuda de alguns professores.

Muito obrigado, já vai seguir PM com o mail e quanto a ser só sexta não há problema, só vou começar a tratar disso na quarta [:cool:]

Voltar
Superior