Clio 3 bebe óleo.

Goncaloibiza

New member
Boa noite!

Que consumos de oleo tem feito os vossos motores 1.5 DCI? O meu deu agora aviso do nivel de óleo. O mecanico tem metido Shell HX7 5w30. Hoje tive de acrescentar meio litro, com 7000km feitos com este óleo. O carro é de 2008, e é clio dinamic S de 86 ou 88CV. Tem cerca 120k km.

Obrigado.

Boa noite!

Que consumos de oleo tem feito os vossos motores 1.5 DCI? O meu deu agora aviso do nivel de óleo. O mecanico tem metido Shell HX7 5w30. Hoje tive de acrescentar meio litro, com 7000km feitos com este óleo. O carro é de 2008, e é clio dinamic S de 86 ou 88CV. Tem cerca 120k km.

Obrigado.

Atendendo que a marca refere, que pode ter até um consumo de 1 litro aos 1000km, está dentro dos parâmetros.

Mas já agora, se a memória não me falhar, esse óleo não cumpre com a norma indicada pela Renault.

Compraste o carro usado ou novo?

Se foi novo, deste-lhe apertões durante a rodagem?

Há quem vá andar a fundo na autoestrada ainda na rodagem e depois ficam a consumir óleo.

Comprei usado com cerca de 70k km. Já o tenho a dois anos. Sempre revisoes a tempo e horas. Não chega a fazer os 15k km com o mesmo oleo.

Costumas ver a vareta regularmente?

Nesses 2 anos q o tens e cerca de 50k kms feitos por ti, nunca houve alterações na vareta e agora dum momento para o outro começou a desaparecer óleo?

Meteste o meio de óleo "à sorte" ou foste vendo pela vareta?

O óleo q acrescentaste é igual?

Dizem q quando acende a luz do óleo já tá mesmo à rasquinha de óleo e não se deve deixar chegar tão baixo.

O nto falou q esse óleo não cumpre a norma renault. Assim de cabeça sei q a partir de 2007 é necessário cumprir uma das normas RN

Pelo q vi o HX7 5W30 não tem nenhuma norma RN

Tenta confirmar no manual.

Isso da rodagem já lá vai o tempo [;)]

Ainda há poucos dias um user andava a estranhar os altos consumos do carro novo e questionou isso (dos consumos) por aqui.

Entretanto foi ver no manual do carro e encontrou a dizer que deve ser feita uma rodagem de 4 mil kms e q a partir daí é q os consumos ficam estabilizados (de inicio são mais elevados e vão baixando à medida q vai somando kms).

Logo em novo as peças móveis ainda estão a acamar umas nas outras por isso o motor tá em maior esforço e gasta mais. Se andarem em altas rotações estragam a rodagem e aparecem consumos de óleo.

Dizes que já lá vai o tempo. O que mudou para q agora, na tua opinião, não seja necessária rodagem e antes era?

Ainda há poucos dias um user andava a estranhar os altos consumos do carro novo e questionou isso (dos consumos) por aqui.

Entretanto foi ver no manual do carro e encontrou a dizer que deve ser feita uma rodagem de 4 mil kms e q a partir daí é q os consumos ficam estabilizados (de inicio são mais elevados e vão baixando à medida q vai somando kms).

Logo em novo as peças móveis ainda estão a acamar umas nas outras por isso o motor tá em maior esforço e gasta mais. Se andarem em altas rotações estragam a rodagem e aparecem consumos de óleo.

Dizes que já lá vai o tempo. O que mudou para q agora, na tua opinião, não seja necessária rodagem e antes era?

O consumo vai sempre estabilizar depois dos primeiros quilómetros quer se conduza com cuidado ou não, é o tempo de preencher todas as juntas e das peças acamarem todas. A "rodagem" era necessária não para as peças acamarem mas sim para não levarem brutos aquecimentos de maneira a não prejudicar os tratamentos térmicos das mesmas. Hoje em dia os motores são fabricados segundo normas e especificações muito precisas. Alguns fabricantes ainda aconselham, o meu honda só diz no manual os primeiros 1000km não passar de 3/4 das rpm max e ir verificando o óleo.
O malefício de não fazer essa rodagem hoje em dia já não é o mesmo de antigamente. Não digo que é desnecessário mas já pouca importancia tem.

Agora o veredicto é o meu jazz com quase 300.000km não consumir óleo nenhum entre as mudas (a cada 15.000) sem nunca ter sido tratado com muita "mariquice" [:cool:]

Se for mesmo o HX7 5W30, então não tem a norma.

Agora se for um HX7 Professional qualquer coisa (não me recordo agora qual o modelo em específico), então aí já terá a norma.

Sim esse shell UE falas. Pelo menos eu ontem liguei lhe é ele disse que tem muitos clientes com Renault, e para estar descansado que usa a norma pedida pela Renault no meu carro.

Sim esse shell UE falas. Pelo menos eu ontem liguei lhe é ele disse que tem muitos clientes com Renault, e para estar descansado que usa a norma pedida pela Renault no meu carro.

Mesmo dentro da gama Helix Professional, existem vários modelos de óleos, sendo que alguns cumprem a norma e outros não.

Mas se ele diz que cumpre...

Voltar
Superior