Clio Dci sem força...

Florestal

New member
Boas,

Tenho um Clio Dci (80CV, 10/2003), com 130 000 km e venho aqui pedir a opinião do pessoal do forum sobre o seguinte:

Hoje à noite, ao entrar na N117, a subir, notei que o carro ficava sem força a partir de determinado ponto do acelerador, parecia que engasgava. Podia acelerar até ao final do curso do pedal, que o carro não dava mais que aquilo... Nos arranques, parecia que estava a tentar arrancar em 2ª, não tinha força nenhuma. Pareceu-me que o carro estava a fazer algum fumo, mas não tenho a certeza (sendo de noite...). Depois de deixar a "maria", voltei para casa e, após alguns kms na A5, o problema pareceu resolver-se (pelo menos em parte). Dei 130 km/h sem grandes dificuldades e, já fora da AE, o carro portou-se mais ou menos normalmente. Pereceu-me um pouco mais ruidoso e um pouco menos pujante (mas pode ser só impressão minha).

Já verifiquei os níveis (liquido de refrigeraçãoe óleo) e está tudo bem. Segunda-feira lá terei de o levar Renault, ou à Bosh.

O que acham que pode ser? Será a maldita válvula EGR? Agradeço as vossas opiniões!

Abraço e bom Domingo (o meu já está um bocado estragado...[8b]).

EDIT: Esqueci-me de referir o seguinte: nos dias mais frios e com o motor frio, ao ligar o carro, ao mesmo tempo que o motor arranca, se acendem as luzes de SERV e ABS, apagando-se após 1 ou 2 segundos. Não sei se isso porderá estar relacionado...

Last edited:
EDIT: Esqueci-me de referir o seguinte: nos dias mais frios e com o motor frio, ao ligar o carro, ao mesmo tempo que o motor arranca, se acendem as luzes de SERV e ABS, apagando-se após 1 ou 2 segundos. Não sei se isso porderá estar relacionado...

Boas!

Tenho um Clio DCI de 07/2004 65 CV e nos dias mias frios tem-me acontecido isso das luzes do ABS e SERV, também andava um pouco intrigado...

de resto o carro tem um comportamento normal, por isso não sei se será algum problema.... se fores à bosh ou a Renault diz o que te disseram sobre esta situação [;)]

De resto não te posso ajudar muito... será MAF ou EGR a precisar de uma limpeza :confused:

Cumprimentos e boa sorte para a resolução dos teus problemas

Boas!

Tenho um Clio DCI de 07/2004 65 CV e nos dias mias frios tem-me acontecido isso das luzes do ABS e SERV, também andava um pouco intrigado...

de resto o carro tem um comportamento normal, por isso não sei se será algum problema.... se fores à bosh ou a Renault diz o que te disseram sobre esta situação [;)]

De resto não te posso ajudar muito... será MAF ou EGR a precisar de uma limpeza :confused:

Cumprimentos e boa sorte para a resolução dos teus problemas

Obrigado!

Pois, eu também não tinha notado nenhuma diferença no comportamento, até ontem à noite. De qualquer modo é bem possível que uma coisa (as luzes no tablier) não tenha nada a ver com a outra (EGR?).

Julgo que os 1.5 Dci não têm MAF.

Eu depois "posto" aqui o que me disserem na oficina, a ver é se não tenho de ir roubar um banco para poder arranjar o carro... Hoje fiz 5 km com ele e parece-me bom, não tive problemas. Detesto avarias intermitentes, quando um gajo chega à oficina está sempre tudo bem, fazemos figura de hipocondriaco...:sh)

Abraço

Já me aconteceu o mesmo com o meu. É mesmo a EGR nas couves. A minha foi limpa na Renault mas não ficou a 100%. Muito de vez em quando ainda engasga. Só mesmo pondo nova.

Já me aconteceu o mesmo com o meu. É mesmo a EGR nas couves. A minha foi limpa na Renault mas não ficou a 100%. Muito de vez em quando ainda engasga. Só mesmo pondo nova.

Obrigado pela resposta! Estou a ver que vou ter de gastar dinheiro...[8b] Por acaso não fazes ideia de quanto custará uma nova?

Em relação ao outro sintoma (as luzes do tablier ao ligar o motor), isso já te aconteceu alguma vez?

Abraço

se deitar mto fumo poderá ser o circuito de intercooler (poderá estar roto nalgum sitio ou algum bocal a tentar desencaixar-se)

Pelos sintomas, EGR ou MAF. Ou até as 2 coisas. Tive exactamente os mesmos sintomas no meu 2.0 HDI por volta dos 120.000 KM e tinha ambas as peças avariadas. Tive de meter uma MAF nova. Quanto à EGR acabei por desligá-la...

Eu tenho um diário de bordo se te interssar dá lá um salto. Isso das luzes o meu também faz. Não te preocupes que não tem nada a ver. Se ficassem acessas é que era pior. Se reparares a luz da direcção assistida fica mais tempo acessa que as outras. Quanto a EGR tenta que te a limpem 1º. A mim levaram 10€. Se tiver que levar nova custa uns 150€ http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=63838

Last edited:
A EGR quando avaria a luz que se acende é a do catalizador e fica sempre acessa em andamento. As outras do STOP e do SERV acendem sempre que ligas o carro.

Quando tive esse problema fui à Renault minuto em Chelas e limparam a válvula com um excitador magnético e não levaram nada. Já fiz isso quando o carro tinha 80000 e desde aí nunca mais teve problemas (tem agora 150000).

No entanto o sintoma da fumarada que descreves pode não ser da EGR mas de algum tubo que se tenha rompido ou alguma braçadeira que se tenha desapertado. Experimenta retirar a protecção de cima do motor e vê se descobres alguma fenda visivel, ou então acelera o carro e vê se ouves alguma fuga de ar. O meu pai tem um laguna dci e tinha esses problemas e era o tubo em plastico a montante da EGR que tinha uma fenda enorme.

Obrigado pelas respostas!

Já marquei a ida à oficina para Quarta-feira, vamos ver o que eles dizem. Ontem e hoje o carro esteve normal, e não faz fumo. Vamos ver...

Quanto às luzes:

Naturalmente que elas acendem todas antes de colocar o carro em andamento, e de facto é normal a luz da direcção assistida ficar acesa mais tempo do que as outras. O que não é normal (penso eu) é, ao dar à chave, as luzes SERV e ABS voltarem a ligar-se e ficarem acesas durante 1 ou 2 segundos (já com o motor em funcionamento). Isto não acontece sempre, só acontece quando o motor está frio, em dias frios. No resto do ano não acontece.

Eu vou "postando" as novidades e, mais uma vez, obrigado pelas opiniões!

Abraço

Obrigado pelas respostas!

Já marquei a ida à oficina para Quarta-feira, vamos ver o que eles dizem. Ontem e hoje o carro esteve normal, e não faz fumo. Vamos ver...

Quanto às luzes:

Naturalmente que elas acendem todas antes de colocar o carro em andamento, e de facto é normal a luz da direcção assistida ficar acesa mais tempo do que as outras. O que não é normal (penso eu) é, ao dar à chave, as luzes SERV e ABS voltarem a ligar-se e ficarem acesas durante 1 ou 2 segundos (já com o motor em funcionamento). Isto não acontece sempre, só acontece quando o motor está frio, em dias frios. No resto do ano não acontece.

Eu vou "postando" as novidades e, mais uma vez, obrigado pelas opiniões!

Abraço

Curiosamente também reparei nestas últimas noites que têm estado geladas que as luzes de diagnóstico do motor têm ficado mais tempo acessas do que era habitual, e estamos a falar dum Citroen C4 (diesel). Daí concluo que deva ser ter mesmo a ver com o frio e é uma situação que acontece em várias marcas. Talvez seja as resistências do gasóleo que tenham que ficar mais tempo ligadas, e que provavelmente são da mesma marca nos diversos fabricantes, daí comportamentos semelhantes, digo eu....[:blush:]
Quanto ao problema da potência, parece que há aqui pessoal muito mais "expert" do que eu e que já deram boas sugestões.
Boa sorte com isso ;)

Curiosamente também reparei nestas últimas noites que têm estado geladas que as luzes de diagnóstico do motor têm ficado mais tempo acessas do que era habitual, e estamos a falar dum Citroen C4 (diesel). Daí concluo que deva ser ter mesmo a ver com o frio e é uma situação que acontece em várias marcas. Talvez seja as resistências do gasóleo que tenham que ficar mais tempo ligadas, e que provavelmente são da mesma marca nos diversos fabricantes, daí comportamentos semelhantes, digo eu....[:blush:]
Quanto ao problema da potência, parece que há aqui pessoal muito mais "expert" do que eu e que já deram boas sugestões.
Boa sorte com isso ;)

Obrigado!

Espero amanhã já ficar com o carro 100% operacional. Ele até agora não voltou a dar chatices, mas vai para a oficina na mesma, quero a situação resolvida duma vez.

Abraço

Bom, ponto da situação:

Não fiquei com o carro pronto hoje, só mo entregam amanhã. Nem cheguei a perguntar como estavam as coisas, estive cheio de trabalho o dia todo, mal me deu para "coçar", quanto mais para grandes conversas telefónicas... De qualquer modo palpita-me que eles mal olharam para ele (amanhã vou ter uma conversa com eles sobre esse assunto, pois o dia extra transtorna-me bastante a vida...).[8b]

Quando deixei o carro pedi para me limparem a válvula EGR, mesmo que não descobrissem a causa exacta do "engasganço" de Sábado. Perguntei também sobre as luzes do tablier, e parece que o Pedro82 tem razão, é normal e deve-se ao frio. Nada de preocupante, desde que não fiquem acesas mais do que uns segundos.

Espero amanhã já ter o "bote" em condições, e de preferência sem gastar muito dinheiro (fazer figas, que a vida não está para grandes despesas![;)]).

Bom, já fui buscar o carro... Limparam a válvula EGR e o colector, e trocaram a "boquilha do tubo", a "junta do colector" e a "junta da falange". Segundo eles a válvula e o colector estavam muito sujos, cheios de carvão. Como fui buscar o carro depois das 17h30m acabei por não conseguir falar com ninguém da oficina para saber mais pormenores (o que soube foi por telefone, antes de ir buscar o carro).

A brincadeira ficou-me nuns 112,19€, o que me parece caro, mas enfim, fui à marca, por isso não me posso queixar muito... O carro parece-me normal, mas também não consegui fazer grande coisa com ele (hora de ponta). Espero é que não volte a dar chatices tão cedo!

Um abraço e obrigado pela ajuda/comentários!

Olá pessoal!!
desculpem-me reactivar o post, mas hoje aconteceu-me algo semelhante. Pela segunda vez... só que foi num Citroen C3 1.1 com cerca de 45 mil km... estou desolado.

Há cerca de duas semanas já me tinha acontecido. Acendeu a luz indicadora de motor, quando liguei o carro. Ele não tinha força, engasgava, etc. Levei-o de imediato a uma oficina (que não da citroen), onde me ligaram o carro À máquina, mas não detectaram nada. A verdade é que a luz apagou e o carro voltou ao normal...

Hoje voltou a acontecer. Estava sem força, só conseguia conduzir em 1ª e 2ª. Como estava com o combustível na reserva, meti logo dez euros numa bomba, perto de casa. Mas nada. depois disso, dei-lhe mais um cheirinho de acelerador (em ponto morto) para aquecer e pouco depois acendeu a luz...

Acham que pode ser por estar frio por estes dias? Nunca me tinha acontecido... O comportamento da gasolina é o mesmo que referem no gasóleo? Acham que pode ser por meter gasolina mais barata nas gasolineiras dos hipermercados? Desculpem tanta questão, mas não me apetecia nada gastar um balúrdio em reparações...

Abraços

Last edited:
Olá pessoal!!
desculpem-me reactivar o post, mas hoje aconteceu-me algo semelhante. Pela segunda vez... só que foi num Citroen C3 1.1 com cerca de 45 mil km... estou desolado.

Há cerca de duas semanas já me tinha acontecido. Acendeu a luz indicadora de motor, quando liguei o carro. Ele não tinha força, engasgava, etc. Levei-o de imediato a uma oficina (que não da citroen), onde me ligaram o carro À máquina, mas não detectaram nada. A verdade é que a luz apagou e o carro voltou ao normal...

Hoje voltou a acontecer. Estava sem força, só conseguia conduzir em 1ª e 2ª. Como estava com o combustível na reserva, meti logo dez euros numa bomba, perto de casa. Mas nada. depois disso, dei-lhe mais um cheirinho de acelerador (em ponto morto) para aquecer e pouco depois acendeu a luz...

Acham que pode ser por estar frio por estes dias? Nunca me tinha acontecido... O comportamento da gasolina é o mesmo que referem no gasóleo? Acham que pode ser por meter gasolina mais barata nas gasolineiras dos hipermercados? Desculpem tanta questão, mas não me apetecia nada gastar um balúrdio em reparações...

Abraços

Boas,

Uma colega minha teve um problema semelhante num carro a gasolina (mas acendia a luz de gases) e acho que era a válvula EGR entupida. Não sei se será a mesma coisa no teu caso... Boa sorte para a resolução do teu problema, depois "posta" aqui o que era, para ficarmos a saber.

Abraço

Bom, mais novidades (nem todas boas...).

A nível de motor o carro ficou porreiro, até o achei mais solto e tudo (mas pode ser psicológico, não sei). O problema é que, de cada vez que estava parado ou fazia manobras a baixa velocidade, vinha um cheiro intenso a escape pela ventilação (se esta estivesse ligada) [:vm)]...

Naturalmente que voltei ao concessionário, para resolverem a situação, onde me disseram que podia ser um tubo mal ligado, ou algum vedante "trilhado". Sexta-feira de manhã deixei lá o carro e fui buscá-lo ao final do dia (só mo deixaram pronto depois das 18h...). Não paguei nada, mas ainda não estou convencido de que o problema esteja 100% resolvido. De facto já não cheira a escape, mas, quando ligo o carro, parece-me que ainda vem algum cheiro (pouco) pela ventilação, que logo desaparece... Vou tentar confirmar com mais pessoas e depois volto à Renault, até porque quero saber o que eles fizeram no carro (como cheguei lá depois das 18h já só lá estava o segurança...). Na Sexta-feira à noite também me pareceu que o carro estava a desenvolver menos em 5ª. Notei isso nas subidas da A5, onde tive alguma dificuldade em chegar aos 140 km/h (partindo duma velocidade mais baixa). Mas no Sábado já me pareceu bem melhor, quase normal... Talvez fosse do temporal de Sexta (estava muito vento), ou então sou eu que já estou a ficar maluquinho :confused:...

Alguém tem algum palpite sobre donde virá o cheiro a escape (tendo em conta que eles desmontaram e limparam a válvula EGR)? Poderá alguma tubagem mal ligada relacionada com o escape influenciar o rendimento do carro nas subidas?

Enfim, a ver se esta "novela" termina depressa, quero o carro a funcionar como deve de ser, e não pior do que estava antes de ir para a oficina![8b]

Abraços

Sim, a válvula EGR está ligada ao colector de escate. Se houver má vedação na linha de escape ou outras tubagens, esses gases podem ser sugados pela ventilação e cheira a gases queimados dentro do carro.

O Clio II 1.5 Dci que comprei agora também este problema e embora que o anterior dono tenha comprado uma bateria nova antes do Natal não resolveu o problema nestes passados dias frios.

Fui à Renault por causa deste problema e eles me disseram que o problema está na bateria nova que é de 60A quando devia ser 75 / 70 A .
Eles explicaram que nestes dias frios a bateria não tem potencia suficiente para fazer o aquecimento do motor, motor de arranque e afins.
Isso provoca uma quebra de energia ao "computador de bordo" e isso faz acender as luzes do ABS + SERVICE .

Vou ver se agora junto dinheiro para trocar a bateria por uma com a potência certa e depois dou novidades.

Back