Cobertura jornalística das inundações - um nojo!

LinoMarques

Well-known member
Mais uma vez, a nossa jornalha (adaptando uma expressão utilizada no início do século XX para designar o que de pior o jornalismo pode dar) "brilhou" na forma muito vezes histérica, totalmente sensacionalista e sem a menor consideração para o verdadeiro problema que os afectados pelas inundações estavam a enfrentar. E desta vez não me digam que é a TVI, e tal, quando o maior motivo deste meu desabafo/protesto até é motivado pelo que eu vi hoje de manhã na RTP!!! Siiiiimmm!!!
A forma como a histérica da jornalista apresentava a reportagem dos acontecimentos em Pombal era de pôr os cabelos em pé a qualquer um! Que falta de sensibilidade! Que gosto pelo mórbido, pela destruição, pela desgraça!!! O entusiasmo com que ela descrevia a situação, como se se tratasse de um grande evento, de um acontecimento espectacular, bonito, maravilhoso, bonito de se ver, deu-me vómitos! [:o)].
Então a parte em que ela entra na casa de uma das famílias que teve a casa inundada, em que mostrava a casa como se estivesse a mostrar a casa dos noivos em dia de casamanto, deu-me vontade de desligar a televisão.

Que motivação têm as pessoas em apresentar desgraças alheias como se de um grande espectáculo mediático se tratasse? Será que não conseguem assumir a seriedade e a discrição que se impõe? Porquê a utilização exaustiva e completamente despropositada e exagerada de palavras como "horror", "pânico", "gravíssimo", "incalculável"??? Porquê fazer insistentemete a toda a gente perguntas tão estúpidas, óbvias e desnecessárias como: "Foram momentos de muita aflição, não foram?", "Teve MESMO MUITOS prejuízos, não foi?" Quase parece que se as respostas não forem de pessoas a lamentarem-se, a chorarem e a dizerem coisas do género: "Perdi tudo o que juntei ao longo dos últimos 50 anos de vida", o jornalista não se sente contente, pois se as pessoas não disserem isso, a notícia não tem impacto...

Para onde caminhamos nós, afinal????

nós não caminhamos...já caímos no precipício.

não consigo ver um telejornal completo na RTP,porque Sic e Tvi já nem lá paro.

é triste este cenário,muito triste!

Lino, o jornalismo televisivo em Portugal é o reflexo da sociedade em que vivemos... A tacanhez de certos, que recusam ser iluminados diga-se, é demonstrativo do que viste na tv.

Essa sensação que tu falas, do "desligar a tv" é algo que a mim já aconteceu mais que uma vez, e creio que com tendencia a piorar...

Abraço

"what else is new under the sky"

A corrente linha de actuação dos nossos jornalistas como já alguém disse é o reflexo de grande parte da sociedade, e do que melhor caracteriza o actual português tipico, a procura incessante de novelas da vida real e de alarmancias, desprezando todo e qualquer fio condutor do dever de informar.

Quem já conviveu com jornalistas em formação, como eu nos tempos de faculdade, não se espanta nada com estas personagens, é uma cultura que está já enraizada no ensino e na conviV~encia académica .no fundo é só o passar da verdadeira realidade da mentalidae portuguesa para uma profissão de exposição púvlica.

Do meu ponto de vista a SIC já está pior que a TVI... algo que nunca imaginaria há 1 ano atrás.
Telejornal só vejo mesmo o da RTP às 20h.

A televisão em Portugal cada vez me mete mais nojo [:o)]
Então essas perguntas totalmente despropositadas são incríveis.
No Verão na altura dos incêndios era ver os jornalistas cada vez que apanhavam um desgraçado prestes a ver a casa a arder e chapavam logo com a pergunta: "Como se sente?" Porra isso é pergunta que se faça a uma pessoa que está prestes a perder tudo que tem? [8]

A culpa também é do povinho português que se delicia com a desgraça alheia [8]
Sensacionalismo no seu melhor [xx(]

Vou contar-vos uma história verídica, que se passou há uns cinco ou seis anos.

Certa vez, numa estação de televisão, um jovem estagiário foi cobrir o enterro de uma criança vítima de um acidente com um autocarro escolar. Cheio de boas intenções, o estagiário decidiu fazer a sua reportagem não pelo lado do enterro em si, mas pegando na questão das condições de segurança dos transportes escolares.

Quando chegou à estação, o editor viu a peça e, furioso, descompôs o estagiário, dizendo-lhe: "NÃO QUERO NADA DISTO, EU QUERO VER A TERRA A BATER NO CAIXÃO"!

Acho que esta história diz tudo...

citação:Originalmente colocada por VLopes

Vou contar-vos uma história verídica, que se passou há uns cinco ou seis anos.

Certa vez, numa estação de televisão, um jovem estagiário foi cobrir o enterro de uma criança vítima de um acidente com um autocarro escolar. Cheio de boas intenções, o estagiário decidiu fazer a sua reportagem não pelo lado do enterro em si, mas pegando na questão das condições de segurança dos transportes escolares.

Quando chegou à estação, o editor viu a peça e, furioso, descompôs o estagiário, dizendo-lhe: "NÃO QUERO NADA DISTO, EU QUERO VER A TERRA A BATER NO CAIXÃO"!

Acho que esta história diz tudo...

essa história até é bastante soft.

conheço umas bem piores....e não são da tvi.

imagino na tvi...[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Por esse motivo é que eu já quase não vejo as notícias, prefiro ir lendo aqui na net...

As televisões abusam e muito dos directos e das entrevistas[8] É com cada uma mais idiota que a outra, fazem directos por tudo e mais alguma coisa ne nas piores ocasiões...

Sinceramente não percebo em que é que isso aumenta as audiências, acho que não era por haver menos directos inúteis que as pessoas iam deixar de ver as notícias...

E ainda dizem que eu sou assim e assado por não ver televisão e desprezar tudo o que vem da SIC e da TVI. Por vezes até me chateio com a minha namorada quando ela tá a ver esses "telejornais", só estórinhas da carochinha que vive na tanga e que a culpa é do governo... Cambada!

Tivesse eu a casa a arder e um jornalista me perguntasse como é que me sentia, espetava-lhe com um barrote em brasa na tromba.

Desculpem lá o desabafo [xx(]

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

Por esse motivo é que eu já quase não vejo as notícias, prefiro ir lendo aqui na net...

As televisões abusam e muito dos directos e das entrevistas[8] É com cada uma mais idiota que a outra, fazem directos por tudo e mais alguma coisa ne nas piores ocasiões...

Sinceramente não percebo em que é que isso aumenta as audiências, acho que não era por haver menos directos inúteis que as pessoas iam deixar de ver as notícias...

Aumenta as audiências pela mesma razão que as pessoas circulam mais devagar, ou param, quando há um acidente. Quer queiram quer não a desgraça vende, e não é só em Portugal, se não houvesse procura não havia mercado

De facto, não sou muito apreciador de telejornais. Só vejo as notícias internacionais e o desporto ou até mesmo uma notícia importante nacional(poucas)[8)]. Mas quando começa as ridiculas entrevistas e desnecessárias notícias, mudo para o Discovery Channel e vejo um programa sobre Muscle Cars![}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

E ainda dizem que eu sou assim e assado por não ver televisão e desprezar tudo o que vem da SIC e da TVI. Por vezes até me chateio com a minha namorada quando ela tá a ver esses "telejornais", só estórinhas da carochinha que vive na tanga e que a culpa é do governo... Cambada!

Tivesse eu a casa a arder e um jornalista me perguntasse como é que me sentia, espetava-lhe com um barrote em brasa na tromba.

Desculpem lá o desabafo [xx(]

Uma cena que me chateia , é ver as pessoas culparem sempre os governos! Como se não tivessem culpa no cartorio por escolherem locais demasiado perto dos rios sabendo de antemão que lá ocorrem subida marés.Não se pode andar por ai a por diques por tudo o que é lado , mexer com as correntes dos rios dá sempre mau resultado , resolve-se um problema aqui cria-se outro mais à frente.Quanto à parte das sarjetas estarem inundadas ,nisso concordo que as câmaras não fazem o seu dever de as manter limpas o ano inteiro!

Voltar
Superior