Código (✓) | Condução (✓)

hfsb

New member
Boas.

Estou a cerca de 1 semana do meu exame de código. Basicamente só coloquei aqui o tópico para desabafar, pois a ansiedade começa a crescer... [:D]

Anda por aqui alguém na mesma situação ou que tenha ido recentemente? Como correu?

Tenho feito testes exaustivamente, e é raro errar mais do que duas. Na maior parte das vezes erro 0, às vezes é que apanho ratoeiras e tropeço... [8b]

Não fui a exame de código mas sim de mecânica para categoria C, em dezembro. Segredo fazer testes (muitos) e estar atento ás perguntas, e em caso de errar rever o erro. Não há-de de ter medo, condução também correu bem (Janeiro) sem recorrer a outros esquemas.

Boas.

Estou a cerca de 1 semana do meu exame de código. Basicamente só coloquei aqui o tópico para desabafar, pois a ansiedade começa a crescer... [:D]

Anda por aqui alguém na mesma situação ou que tenha ido recentemente? Como correu?

Tenho feito testes exaustivamente, e é raro errar mais do que duas. Na maior parte das vezes erro 0, às vezes é que apanho ratoeiras e tropeço... [8b]
O truque é mm esse ires fazendo o maior numero de testes possíveis que dpx o exame final deverá ser bastante parecido com os testes de agr[;)]

Se fizeste muitos exames não te rales, a probabilidade de encontrares perguntas iguais é alta.

Os exames são feitos para passar, não há mais que 2/3 perguntas "difíceis". Qualquer pessoa que tenha estudado minimamente bem, passa

Obrigado pessoal.

Não fui a exame de código mas sim de mecânica para categoria C, em dezembro. Segredo fazer testes (muitos) e estar atento ás perguntas, e em caso de errar rever o erro. Não há-de de ter medo, condução também correu bem (Janeiro) sem recorrer a outros esquemas.

Os esquemas a que te referes, estão relacionados com o dinheiro que se dá ao examinador? Isso ainda é prática corrente?

Enquanto estudava para o exame de código à uns bons anos a trás lembro-me que era raro não errar menos de 10, era quase metade do teste errado.
Cheguei lá e passei sem espinhas.
Como aqui disseram, há uma ou duas perguntas no máximo, normalmente relacionadas com velocidades e categorias com dificuldade acrescidas, o resto é sempre a zimbrar.

Obrigado pessoal.

Os esquemas a que te referes, estão relacionados com o dinheiro que se dá ao examinador? Isso ainda é prática corrente?

Claro que estava a referir a esquemas de dar dinheiro, isso apesar de haver pouco ainda vai existindo, mas com o cerco apertar-se está acabar, depois sendo uma escola humilde e honesta a preparação dos alunos é grande

ainda há pouco tempo alguém veio aqui perguntar se devia pagar por fora ou não:sh)

Também precisas ter sorte com examinador e trajecto que apanhas. Mas como disse uma escola honesta e competente prepara os alunos antecipadamente nos percursos de exames. Eu tive sorte de apanhar um trajecto que conhecia muito bem (dia a dia), só tive adaptar a condução de ligeiros para a de pesados, e apanhei um examinador "bacano" a maioria do tempo foi na conversa com o instrutor. E ainda "queimei" uma travagem num amarelo (passou de repente) e mesmo assim nem sequer pediu inversão de marcha

E fiz no privado (ACP)

Isso de pagar por fora é muito mau...

Não só porque a carta em si já não é barata, mas sobretudo porque de certa forma nos passa um autêntico atestado de incompetência.

Mas por enquanto só tenho que me preocupar com o código, vamos ver como corre [kiss]

é como disseram, faz os testes, todas as perguntas que podem aparecer no exame estão nesses testes. Não existem azares neste caso, é só uma questão de estudo.

Bem, o dia acabou por chegar e passei no exame com 0 erradas. Preparei-me bem e achei o exame relativamente fácil. Agora que venha a condução [kiss]

Boa! Chegaste á parte gira! [kiss]

Para muitos a parte mais dificil da parte gira é o exame[;)], vai-se lá saber porque, mas compreendo porque já passamos por lá. Confesso na de ligeiro estava nervoso, mas na de pesados recentemente fui tranquilo, e quando fui indo por onde o examinador me mandava ainda fiquei bem mais tranquilo (Circunvalação, Rotunda da AEP, e volta ao centro de exames ACP), mal o examinador sabia que tinha tirado a carta ligeiro na escola junto á rotunda da AEP.

Mas ainda lembro do que o examinador disse em conversa ao meu instrutor. "Um examinador e instrutor têm de ser acima de tudo pessoas pedagógicas, e em caso de necessidade acalmar o aluno"

O que também é verdade, porque não podemos exigir a alunos que apenas tiveram 30 aulas, tenham a agilidade e destreza de alguém com carta á alguns anos, e parece que não, mas existe instrutores e examinadores que apenas foram para essa área como alternativa.

Última edição:
Confesso que estou cheio de vontade de pegar num carro, embora tenha algum receio obviamente. Ainda ontem a ir para o centro de exames assisti a algumas atitudes deploráveis por parte de alguns condutores mais nervosos que buzinavam agressivamente para a colega que ia a conduzir e ainda estava a aprender. Claro que nem todos os condutores são assim. Há quem seja solidário e até auxilia as manobras, cedendo passagem, mas há gente em noção mesmo...

Relax! Vai ser fixe, vais ver. E parvos há de haver muitos. Uma que não me esqueci, foi na minha última aula de condução de ligeiros, estar a chegar a um cruzamento, numa rua com duas vias para cada sentido e, um gajo que queria virar à direita, em vez de seguir atrás de mim e virar, tentou ultrapassar-me e virar à direita a partir da via da esquerda em pleno cruzamento! [8b] Eu travei a fundo e o gajo, como ficou sem espaço teve que guinar para desistir da manobra. Retomo a marcha e ele vem atrás de mim a buzinar feito estúpido. Um pouco mais à frente, ultrapassa-me, barra-me o caminho, sai do carro e vem desatinar com o meu instrutor, a dizer que o ensino da condução em Portugal está uma lástima e mais não sei o quê, o meu instrutor começou a refilar com ele e estiveram assim dois ou três minutos a discutir até aquele cabeça de m*rda voltar para o carro dele e ir-se embora. :sh)

Confesso que estou cheio de vontade de pegar num carro, embora tenha algum receio obviamente. Ainda ontem a ir para o centro de exames assisti a algumas atitudes deploráveis por parte de alguns condutores mais nervosos que buzinavam agressivamente para a colega que ia a conduzir e ainda estava a aprender. Claro que nem todos os condutores são assim. Há quem seja solidário e até auxilia as manobras, cedendo passagem, mas há gente em noção mesmo...

Não ligues aos gajos que gostam de andar por aí a buzinar. Se estiverem com pressa que metam o pisca e ultrapassem...
E não te preocupes quando se colam à tua traseira para te "encorajarem" a ir mais depressa. Eu ia sempre 45/50 e havia marmelos a quererem andar mais depressa e que, em vez de ultrapassarem, colavam-se à minha traseira [8b]

Pois, há sempre dessas "personagens" na estrada...vamos lá ver se não me aparecem muitas [:D] Muito sinceramente não estou muito importado com isso, eu estarei a aprender. Quem se deve sentir mal é quem protesta com uma pessoa que ainda mal acelerar sabe...

Bem, já tive a primeira aula de condução e já andei a dar umas voltinhas. Confesso que nos primeiros 15 minutos estava um pouco nervoso devido a toda a envolvente, mas depois até correu bem. Como já era de esperar, levei uma valente buzinadela de um camião :sh) Amanhã há mais... [:D]

Voltar
Superior