Pois estás absolutamente errado.
A educação nunca é demais, os melhores tempos da minha vida passei-os no colégio, tenho amizades que duram até aos dias de hoje, já lá vão 20 anos.
A educação que eu recebia na escola ia de encontro à que recebia em casa, os meus pais jamais desprezaram a minha educação. E não penses que era florzinha de estufa ou que era tia de Cascais, era e sou, bastante refilona e argumentativa, não era a menina da farda bem comportadinha, também fazia as minhas travessuras, mas desde muito cedo que me habituei a respeitar os mais velhos. Imagina tu que havia "recantos" no recreio onde colegas meus ousavam fumar, tudo às escondidas claro, e sim, também se namorava, também havia beijos e amassos, não, não havia sexo, escola evoluída mas não tanto... Portanto não era "exército" não, era uma escola como as outras, mas com respeito, já que em muitas de hoje, e também da altura, imperava a má educação e o desrespeito pelos adultos. Quando mudei para a Sec. Filipa de Lencastre, para além dos assaltos constantes DENTRO da escola, houve uma professora minha de filosofia, que pediu para mudar de turma porque algumas pessoas da minha turma a desrespeitavam de tal maneira que ela saía da nossa aula desfeita e a chorar... era tal o respeito pelo professor...[8b]
Se formos falar do ensino, sinto que quando fui para o Liceu Oficial, ia com uma "bagagem" que os outros não tinham, eu notava isso e os outros colegas também notavam e comentavam isso.
Eu estive nos 2 tipos de estabelecimentos, portanto falo com conhecimento de causa, se calhar tu nem por isso...