colisões nas estradas

Altar

Well-known member
viram aquela tragédia na IC8, 6 jovens...

agora mais uma colisão na IC1, mais 2 mortos

Colisão entre dois pesados resulta em duas mortes e corte do IC1 | TVI24

que condutores são estes que andam a colidir uns com os outros provocando tantas perdas de vida ????

no IC8 disse a GNR que àquela hora havia nevoeiro

porra, então um condutor não deve ter o máximo cuidado nessas condições ? nem ultrapassar, reduzir bem a velocidade, etc...

juro que não entendo

Apesar dos carros serem mais seguros, cheios de avisos, etc, as pessoas têm cada vez mais distrações, é selfies pro Instagram, é videos pro Facebook e YouTube, são ecrãs touch cheios de info e depois as pessoas conduzem à confiança e mal.. Não fazem "piscas", andam nas faixas do meio, etc etc

Olha, a mim parece-me que as pessoas estão a conduzir cada vez pior. Porquê, não sei, mas vejo cada uma na estrada!

Também acho o mesmo.

Ainda esta 2ª feira à noite /(eram 23 horas) apanhei 8 carros sem as luzes ligadas... sendo que de todos eles, só um é que tinha DRL, sendo os restantes mais antigos.

Não percebo mesmo como é possível.

Apesar dos carros serem mais seguros, cheios de avisos, etc, as pessoas têm cada vez mais distrações, é selfies pro Instagram, é videos pro Facebook e YouTube, são ecrãs touch cheios de info e depois as pessoas conduzem à confiança e mal.. Não fazem "piscas", andam nas faixas do meio, etc etc

Isso sem sombra de dúvidas, que há cada vez mais coisas a distraír.

Ainda outro dia tive essa conversa com familiar, por causa do 308 e o seu painel, para controlar a ventilação... certo que é uma questão de habituação... mas não sei até que ponto será "tão intuitivo" que outros existentes.

Olha, a mim parece-me que as pessoas estão a conduzir cada vez pior. Porquê, não sei, mas vejo cada uma na estrada!

Smartphones

Não há um único dia em que eu saia à rua ou ande no transito e não veja alguém a mexer no smartphone.
Fazer chamadas enquanto se conduz tornou-se a coisa menos grave. O problema são as sms's, facebooks, instagram, etc...

Última edição:
Há uns meses criei este topico: https://forum.motorguia.net/forum-g...o-telemovel-ao-volante.html?highlight=flagelo

Precisamente com uma das razões.

Como diz o andrerp, fazer chamadas a conduzir tornou.se algo "menos grave", dado o exagero que tem havido no uso de telemóveis para fazer de tudo... [s)]

Mas no caso do IC8 poderá ter havido alguma sonolência envolvida. Depois infelizmente são as leis da vida a funcionar, no preciso momento em que alguém invadiu a via contrário, estava a passar outro veículo. :sh)

A Policia ontem tentava encontrar quem tinha alertado para o acidente, numa tentativa de procurar mais explicações para o acontecido.

os veículos autónomos vão resolver isso tudo daqui a meia dúzia de anos.

os acidentes rodoviários vão-se tornar uma coisa do passado e vão passar a ser tão pouco frequentes como acidentes de comboio ou avião.

10 anos no máximo [;)]

eu não sei se vocês têm ideia, mas eu vou várias vezes a silicon valley e vêem-se carros autónomos por todo o lado, é completamente normal por lá.

a partir do momento que começarem a aparecer noutros sítios, a adopção depois torna-se exponencial.

além disso, quanto mais carros autónomos houver, melhor funcionam, porque conseguem prever melhor (ou orquestrar mesmo) o comportamento uns dos outros.

é muito mais problemático ter carros autónomos a conviver com carros conduzidos por humanos imprevisíveis, cansados, bêbados, drogados, irritados, medicados, etc

Já eu tenho não tenho essa percepção. É verdade que vejo mais distraídos (a maioria por causa do telemóvel), mas tenho a ideia que há 20 anos atrás se viam muito mais manobras arriscadas nas estradas. Ao nível de ultrapassagens então, especialmente tendo em conta a potência dos carros da altura. A velocidade média também me parece que diminui. Nessa altura, a 140 km/h na A1, era dos mais lentos. Hoje, à mesma velocidade, ultrapasso muita gente.

além disso, quanto mais carros autónomos houver, melhor funcionam, porque conseguem prever melhor (ou orquestrar mesmo) o comportamento uns dos outros.

é muito mais problemático ter carros autónomos a conviver com carros conduzidos por humanos imprevisíveis, cansados, bêbados, drogados, irritados, medicados, funcionários públicos, etc
Fixed.

Infelizmente as pessoas são cada vez menos civilizadas, e fazem o que lhes apetece.

É impressionante circular na estrada e constatar:

uso de sinalização na mudança de direcção é praticamente inexistente;

o respeito pelas mais básicas regras do código a mesma coisa;

os condutores distraem-se com o uso do telefone, seja em chamadas, seja a escrever sms, redes sociais e afins (mesmo em viaturas recentes e que seria de esperar terem Bluetooth, continuam a fazer as referidas chamadas com o aparelho nas mãos), isto para não falar de usar um auricular, quando a viatura não usar "mãos-livres";

uso de luzes em condições que se justificam, a grande maioria não o faz...

o estado de conservação de muitas das viaturas que circulam é altamente questionável, o que se traduz numa clara falta de segurança;

... and so on

Não é só percepção, o número de acidentes acho mesmo que está a aumentar.
Com o suposto fim da crise o pessoal voltou a pisar mais no acelerador, deve ser da euforia...

Não é só percepção, o número de acidentes acho mesmo que está a aumentar.
Com o suposto fim da crise o pessoal voltou a pisar mais no acelerador, deve ser da euforia...

Fui pesquisar valores e encontrei isto: https://www.pordata.pt/Portugal/Acidentes+de+viação+com+vítimas++feridos+e+mortos+++Continente-326
Realmente, tem aumentado ligeiramente nos últimos 4/5 anos. Mas ainda se está longe dos valores de há 20/25 anos. Tendo em conta o grande aumento do número de carros e de km percorridos, estes dados confirmam a minha perceção.

é muito mais problemático ter carros autónomos a conviver com carros conduzidos por humanos imprevisíveis, cansados, bêbados, drogados, irritados, medicados, funcionários públicos, comunistas, etc

Double fix [:D]

é muito mais problemático ter carros autónomos a conviver com carros conduzidos por humanos imprevisíveis, cansados, bêbados, drogados, irritados, medicados, funcionários públicos, comunistas, mulheres, etc

Triple fix!!!

Voltar
Superior