Colmeia de Vespas: Como retirar ?

pedropinto213

New member
Bem é o seguinte:
Recentemente fizemos cá em casa um alpendre, em metal, á porta de casa para não apanharmos chuva e poder fazer uns almoços e jantares sob o mesmo. Até aqui tudo bem... Há uns dias estou em cá fora e reparo num enxame de vespa á volta de um dos vértices da estrutura. Curioso, fui espreitar e vi que se estava a formar uma colmeia. Isto porque a estrutura não é maciça, ou seja, o metal é ''oco'' daí ser possível elas entrarem lá dentro. Tenho ideia que as vespas são mais ''perigosas'' do que as abelhas e sabendo disso estou na iminência de retirar ou aniquilar aquele enxame dali para fora... Só falta mesmo é saber como.
Alguém já teve uma situação semelhante ?
Como agiu ?

Eu tenho um borrifador com gasolina e costumo meter um pouco (sem fogo à mistura...) quando estão a formar ninhos, é remédio santo, não voltam àquele sítio.

Ou recorres a um apicultor, ou compras / pedes emprestado um fato próprio (isolante) e fumigas a colmeia, ou limpas o local com um simples, mas forte, jacto de água até removeres tudo!

Bem é o seguinte:
Recentemente fizemos cá em casa um alpendre, em metal, á porta de casa para não apanharmos chuva e poder fazer uns almoços e jantares sob o mesmo. Até aqui tudo bem... Há uns dias estou em cá fora e reparo num enxame de vespa á volta de um dos vértices da estrutura. Curioso, fui espreitar e vi que se estava a formar uma colmeia. Isto porque a estrutura não é maciça, ou seja, o metal é ''oco'' daí ser possível elas entrarem lá dentro. Tenho ideia que as vespas são mais ''perigosas'' do que as abelhas e sabendo disso estou na iminência de retirar ou aniquilar aquele enxame dali para fora... Só falta mesmo é saber como.
Alguém já teve uma situação semelhante ?
Como agiu ?
O serem mais ou menos perigosas é relativo. As picadas são pouco agradáveis.
A intenção é livrares-te delas fazendo-lhes mal, ou sem lhes fazer mal?

Eu tenho um borrifador com gasolina e costumo meter um pouco (sem fogo à mistura...) quando estão a formar ninhos, é remédio santo, não voltam àquele sítio.
Sim, os odores fortes, ou os insecticidas também resultam, mas após a limpeza do local, até porque é praticamente impraticável a aproximação com uma colónia de vespas presente...

402202.jpg

O serem mais ou menos perigosas é relativo. As picadas são pouco agradáveis.
A intenção é livrares-te delas fazendo-lhes mal, ou sem lhes fazer mal?

Sinceramente, as vespas e as abelhas são animais que nunca me fascinaram... A questão é: existe algum método para as correr dali para fora sem as ''magoar'' ?

Ou recorres a um apicultor, ou compras / pedes emprestado um fato próprio (isolante) e fumigas a colmeia, ou limpas o local com um simples, mas forte, jacto de água até removeres tudo!

Já mandei uma mangueirada mas não saiu nada... Vou ver se tento outra vez.

Sinceramente, as vespas e as abelhas são animais que nunca me fascinaram... A questão é: existe algum método para as correr dali para fora sem as ''magoar'' ?

Já mandei uma mangueirada mas não saiu nada... Vou ver se tento outra vez.
Existe, mas precisa de muito esforço e dedicação. E cuidado.

As vespas são uma espécie extremamente agressiva e reagem imediatamente e "em força" a tudo o que percebam de ameaça à colmeia. A chave de método quer seja tendo cuidado para a não as matar ou não, é manter a distância. Como decerto deduzes se a ideia for retirar a colmeia e coloca-la noutro lado, é "difícil" conseguir faze-lo à distância. Neste caso é com um fato de apicultor, tirar a colmeia e leva-la para um lado qualquer. Poucas pessoas se dariam ao trabalho. Percebo porquê.
A questão de eu não achar o raid (por exemplo) boa ideia é que tens de estar próximo e se tiveres o azar de algumas conseguirem escapar estás bem lixado, porque há colmeias em que assim que lhes tocas saem dezenas de vespas na tua direcção.

Existe, mas precisa de muito esforço e dedicação. E cuidado.

As vespas são uma espécie extremamente agressiva e reagem imediatamente e "em força" a tudo o que percebam de ameaça à colmeia. A chave de método quer seja tendo cuidado para a não as matar ou não, é manter a distância. Como decerto deduzes se a ideia for retirar a colmeia e coloca-la noutro lado, é "difícil" conseguir faze-lo à distância. Neste caso é com um fato de apicultor, tirar a colmeia e leva-la para um lado qualquer. Poucas pessoas se dariam ao trabalho. Percebo porquê.
A questão de eu não achar o raid (por exemplo) boa ideia é que tens de estar próximo e se tiveres o azar de algumas conseguirem escapar estás bem lixado, porque há colmeias em que assim que lhes tocas saem dezenas de vespas na tua direcção.

Pois... Esse de as ''transferir'' para outro local da um grande trabalho... Vou ter de passar ao plano B.

O meu pai sugeriu por umas folhas de jornais a tapar o buraco e acender com um isqueiro a ponta de modo que o fumo se dirija a elas. Será boa ideia ? Só o fumo chega ?

Mas qual apicultor qual quê... Espera mais um pouco que o Mestre resolve-te já o problema.

Pois... Esse de as ''transferir'' para outro local da um grande trabalho... Vou ter de passar ao plano B.

O meu pai sugeriu por umas folhas de jornais a tapar o buraco e acender com um isqueiro a ponta de modo que o fumo se dirija a elas. Será boa ideia ? Só o fumo chega ?
A colmeia está resguardada?

O fumo pode fazer duas coisas. Pode mata-las por lhes tirar o ar, e pode faze-las fugir. O fugir não as impede de voltar. Tu só vais conseguir elimina-las quando te livrares da colmeia toda e faças de maneira a que não possam voltar.

Mas qual apicultor qual quê... Espera mais um pouco que o Mestre resolve-te já o problema.
A solução dele é fechar os olhos às abelhas. Elas já não vêem a luz, o seu ritmo biológico fica afectado e implodem. [:D]

EDIT: Vespas

Last edited:
essa de lhes pedir com geitinho... matou me! [:)] [:)] [:)]

adiante...

eu costumava ter algum contacto com abelhas/vespas... isto porque tenho um vizinho apicultor ai em PT....

olha, se queres elimina lo... bota lhe insecticida em cima (bastante) tenta tapar logo o buraco para elas abafarem, ou corre de la para fora...

ou

álcool em cima com isqueiro, e corre..

ou

jacto de agua em cima, rezar para que saiam meias "atarantadas" com a agua, e corre (esta parte è sempre essencial sob medidas agressivas [:)])

se quiseres faze lo de forma pacifica, fumega a colmeia (ora, fumo la para dentro) tenta evitar a sua fuga... esperas um pouco e depois destapas... afastas te (neste metodo, tenta vestir muita roupa e tapar a cara claro [:D])
e depois removes a colmeia e atira la para longe.....
nao salvas a colmeia, mas nao faz mal, visto que as vespas sao rapidas a fazer outra.. depois esperas um tempinho (umas horas) e limpas o local....

de qualquer forma toma sempre cuidado...

em comparaçao com abelhas, as vespas sao muito mais agressivas, e no que toca ao ataque, sao rapidas e eficazes... mas, a sia picada, apesar de muito dolorosa (mesmo) è menos eficaz que a das abelhas, sendo que se agires rapido, o efeito secundario (inchaço) pode, ate, ser evitado...
uma vespa pode nao morrer depois de te picar... visto que nem sempre largam o ferrao.... logo, a mesma vespa pode ferrar te varias vezes...

ja as abelhas sao mais doceis, mas, em caso de sentirem ameaça... corre!! que elas vem ai!!
atacam em maior numero geralmente, a ferradela e mais dolorosa, e os efeitos secundarios quase impossiveis de evitar... apenas possiveis de minorar...

sobretudo, em ambos os casos, mantem a calma, nada de nervos pois estes animais sentem isso, e, ACIMA DE TUDO NAO FAçAS GESTOS BRUSCOS!! para nao se sentirem ameaçadas
(tirando a parte de quando estas a correr desalmadamente apos teres falhado a remoçao da colmeia [:)])

hehe...

espero ter sido util!

Abraço e boa sorte

bzzzzt.... bzzzttt..
icon7.gif

Last edited:
Back