Colocações universidades 2026

Os custos com educação são um investimento no futuro, será um dos últimos sítios onde cortar.

Sim, alguns diplomados emigram, mas muitos mais ficam por cá, a desenvolver o país.
Mas o país também é desenvolvido por quem não tem canudo e nesses ng se interessa muito.

Há uns cursos profissionaizecos que parte deles nem são nada de jeito, e pouco mais.

A sociedade faz-se desde o indiferenciado até ao licenciado. Os ordenados por vezes até se cruzam, faz parte da oferta e procura, mas são sempre contas que têm que ser muito bem feitas quando se fala do investimento no superior. Que se calhar até está ajustado, devido ao que vou dizer a seguir:

E se calhar também é justo dizer que o principal problema está longe de ser o ensino superior, mas sim o básico e secundário, onde há faltas de profs, ensino facilitado, etc mas pronto aqui já é outro assunto.

Voltando ao que dizes de ser o futuro, sim, mas precisas também de um tecido empresarial muito mais competitivo para absorver essa malta e para os motivar a trabalhar o melhor possível, que a vida nao é só canudo e encostar à secretária.

• Gosto
Reações: DMA
Os custos com educação são um investimento no futuro, será um dos últimos sítios onde cortar.

Sim, alguns diplomados emigram, mas muitos mais ficam por cá, a desenvolver o país.
Há também o ponto positivo de muitos passarem por diversas organizações de bom nível no exterior e depois trazerem um pouco dessa cultura quando - eventualmente - voltarem. Há também quem invista cá com capital que angariou fora (ou que pelo menos transferem dinheiro para cá mesmo que não o invistam directamente).

Mas sem dúvida que o custo de formação de alguns cursos é bastante alto e como tal este tema é aberto a debate (razoável).

Há também o ponto positivo de muitos passarem por diversas organizações de bom nível no exterior e depois trazerem um pouco dessa cultura quando - eventualmente - voltarem. Há também quem invista cá com capital que angariou fora (ou que pelo menos transferem dinheiro para cá mesmo que não o invistam directamente).

Mas sem dúvida que o custo de formação de alguns cursos é bastante alto e como tal este tema é aberto a debate (razoável).
Um pouco por aqui. Estive 11 anos fora (que voltava a repetir) e o que agora vou pagar em impostos em Portugal rapidamente vai dar um retorno maior ao estado do que aquele que daria, tivesse eu ficado por cá.
É um risco.
Nao investir na educação não considero um risco, já que o resultado só pode ser um.

Sem dúvida mas o propósito do ensino público pago pelo contribuinte tuga através de orçamento de estado não é formar engenheiros para trabalhar na Alemanha ou em França.

Acho que não estou a ser muito exigente.

Naturalmente as pessoas vão trabalhar para onde querem mas já é tempo de Portugal exigir algum retorno pelo custo de formação destas pessoas. Coma agravante aqui das universidades públicas estarem a abrir mais vagas só porque há mais candidatos. Mais numa vez contra o propósito do ensino superior. As vagas devem ser proporcionais à procura do curso no país por parte das empresas empregadoras.

E é assim desde sempre. Quando se cria um novo curso técnico o fundamento é sempre o mesmo. Nas áreas sociais e humanas é que existem argumentos mais eruditos...

Aqui é simples. Existem x empresas desse sector, mesmo antevendo crescimento: estamos a formar para exportar.

Tudo isso agrava os impostos dos que cá os pagam.
Erro meu EscapeLivre.

Eu leio este post e vejo afirmações e não uma abertura para discussão sobre o tema. Tanto que apesar do tópico não ser Linear, o naftalinas respondeu com a ironia de querer tudo grátis.

Parece uma discussão interessante desde que se ache a mesma coisa que o autor.

Voltar
Superior