Colocar disco SSD?...

Desculpem a ignorância mas a falta de acompanhamento técnico da evolução dos sistemas informáticos nos últimos anos deixa-me uma dúvida: houve alguma alteração nos interfaces de ligação dos discos rígidos? Ou qualquer computador dos últimos 2 ou 3 anos, seja fixo ou portátil, usa o mesmo tipo de encaixe? Isso é naturalmente importante para uma troca de um disco rígido por um SSD...

Os ssd agora já dá para comprar mais na boa. O primeiro que comprei de 60gb foi muito caro mesmo.

O meu primeiro foi um de 30GB e apesar de não me recordar bem do preço, sei que apesar do valor absoluto não ter sido exagerado, considerando a capacidade, foi bem caro.

Na altura usava o XP e praticamente levava o SO e pouco mais. E tinham de se fazer imensos "truques" para aquilo ficar bem optimizado. Até a pasta dos documentos tive de colocar noutra drive, já nem me lembro bem porque... Acho que devido à falta de espaço disponível.

Desculpem a ignorância mas a falta de acompanhamento técnico da evolução dos sistemas informáticos nos últimos anos deixa-me uma dúvida: houve alguma alteração nos interfaces de ligação dos discos rígidos? Ou qualquer computador dos últimos 2 ou 3 anos, seja fixo ou portátil, usa o mesmo tipo de encaixe? Isso é naturalmente importante para uma troca de um disco rígido por um SSD...

O interface físico tem-se mantido igual (SATA), apenas com diferenças entre as versões 2.5" e 3.5".

Edit: lembrei-me agora que existem SSD´s com interface PCIe (ou mini-PCIe) mas não é o generalizado.

Last edited:

qualquer PC com essas data, já usa ligação SATA. Facil instalação. Apenas nos discos é que por vezes tens de ir ao Gerir, e mandar identifica-lo.
Mas de resto, creio que será pacifico. Nos portáteis não faço ideia de como seja.

Boas,

Tenho um portatil Acer Extensa 5630EZ já com uns 6 ou 7 anos. Tem um processador T4200, 4Gb de RAM DDR2 667MHz e Windows Vista Basic. Noto que já demora algum tempo a iniciar e por vezes bloqueia quando faz uso intensivo do disco, p.ex. a sacar uns torrents e ver um video ao mesmo tempo ou com alguns programas abertos.
Compensa investir num ssd ou mais vale comprar um novo? Gostaria de o manter mais um ou dois anos se conseguisse ultrapassar estes problemas.

Recomendo a aquisicao de um portátil novo. Esse processador nem para ver youtube em fullhd deve dar.

Caso tal nao seja possível, a aquisicao do SSD vai trazer melhorias, tem atencao ás ligacoes que tens no portátil para o disco.

Há uns dias tive aqui em casa um ASUS Eee PC 1005HA com 1GB de RAM e um disco mecânico.

Coloquei-lhe mais 1GB de RAM (num total de 2GB e não coloquei mais porque não era possível), um SSD de 120GB (Samsung 750 EVO, visto que era importante manter os custos de actualização de hardware baixos) e Windows 7 Starter instalado de raiz.

Não ficou nenhum Ferrari, mas também já não era um Lada. O SSD faz toda a diferença.

Recomendo a aquisicao de um portátil novo. Esse processador nem para ver youtube em fullhd deve dar.

Caso tal nao seja possível, a aquisicao do SSD vai trazer melhorias, tem atencao ás ligacoes que tens no portátil para o disco.

Pois, fullHD é para esquecer. Já estava com receio que a limitação fosse mais o processador, mas a verdade é que não costumo ver muitas vezes videos, é mais editar mkv para adicionar legendas. Prefiro ver os vídeos na TV.
A ligação, pelo que consegui pesquisar é SATA I, à partida é compatível.

Tentar aguentar um portátil antigo com um ssd não me parece mal. Não tenho dúvida que vai melhorar. Mas esse processador já deve acusar a idade. E ainda por cima usas o Vista. Se optares por tentar melhorar a performance com um ssd mas mesmo assim chegares á conclusão que o processador continua a limitar o desempenho, o dinheiro investido num ssd não foi desperdiçado. Não ando muito atento ao mercado mas parece-me que os portáteis de baixa e média gama não trazem ssd. Por isso podes e deves usar o ssd no teu novo portátil.

Last edited:
Tentar aguentar um portátil antigo com um ssd não me parece mal. Não tenho dúvida que vai melhorar. Mas esse processador já deve acusar a idade. E ainda por cima usas o Vista. Se optares por tentar melhorar a performance com um ssd mas mesmo assim chegares á conclusão que o processador continua a limitar o desempenho, o dinheiro investido num ssd não foi desperdiçado. Não ando muito atento ao mercado mas parece-me que os portáteis de baixa e média gama não trazem ssd. Por isso podes e deves usar o ssd no teu novo portátil.

E um dia mais tarde, move o SSD para o novo portátil, não acho que seja um mau investimento.

colocar um SSD no meu portátil já com cerca de 4 anos de idade, e duplicar a memoria RAM foi o melhor upgrade que pude fazer ao meu portátil ainda aguenta praticamente com quase tudo.
o único senão è um ligeiro aumento de temperatura contudo nada que incomode.
SSD recomendo como indispensável para quem procura rapidez.

Outro factor é que ajuda bastante a melhorar a autonomia de um portatil ... a troca de um HDD por um SSD pode aumentar a autonomia 20 a 30%

Obrigado a todos pelos conselhos. Vou considerar a compra do ssd, tendo também em conta que o seu custo corresponderá a cerca de 15 ou 20% do de um novo portátil.

E tenho ideia que também costumam aparecer nas promoções de Domingo da PC Diga outros ssd mais baratos, caso o orçamento não dê para o 850 evo. Mas o 850 evo é certinho

Não se esqueçam que para manter o HDD no portátil e colocar o SSD no lugar do DVD precisam dum adaptador/suporte.

Back