[Mercado] Com a crise, voltaremos a ter um parque automóvel velho ?

EscapeLivre

Well-known member
Velho como quem diz.

Ou seja, desde há uns 20 anos para cá, que muitas pessoas se " habituaram " a trocar de carro de 3 em 3 ou 5 em 5 anos por exemplo.

Será que com esta crise que já não vem de agora, e portanto demorará a passar, voltaremos a ter muita gente que já não irá trocar de carro tão cedo?

Coincidência ou não, tenho-me apercebido ultimamente , que vejo vários carros aí com 15, 20 anos, com um casal + filho, e carros estimados e minimamente bem mantidos.

Será que temos muita gente a vender o carro com meia duzia de anos para comprar carro muito mais antigo, e assim ganhar algum dinheiro ? Qual a vossa ideia acerca disto? Será difícil obter valores reais mas todos podemos ter uma ideia.

Cada vez é mais difícil comprar carros novos, pois o poder de compra anda a descer. Voltará o nosso parque automovel nacional voltar a envelhecer drasticamente ?

Ou, por outro lado, anda tudo a vender o carro com 10 anos para comprar um muito económico, mais compacto e novo ?

Por acaso até tenho reparado , dantes havia furtuna e as pessoas tratavam mal os carros , era mossas , riscos , etc etc porque depois passados 3 anos mudavam de carro .

Agora como disseste bem ves carros com muitos anos estimadinhos .

Como o meu que é de 97 e está muito estimado , e ao menos está pago e nao ando ai a dar rendas aos bancos mensalmente .

Do meu ponto de vista pode acontecer ambos os casos.

Tem muitas pessoas que nao podem e nao conseguem comprar um carro novo e entao tentam manter o seu carro o maximo de anos possivel.

Por outro lado, tem aqueles que ainda conseguem comprar novo e preferem devido aos consumos e as cargas fiscais que comecam a cair em cima de carro mais antigos. E com as ofertas actualmente que existem de hibridos/electricos e para quem anda maioritariamente em cidade penso que compensa efectivamente trocar o antigo "mono" por um destes.

Eu nem penso sequer na hipotese de comprar carro novo.
Vou estimar o Uno até aguentar.
Por um lado vê-se bastantes carros novos, mas se a vida se complicar para o lado deles, terão que fazer sérias mudanças.

Uma coisa que me esquecid e referir, é que de facto hoje em dia vejo também , muitos BMW's, Audis e Mercedes novos, parece que bem mais que antigamente mas também pode ser fruto dos ALD's e etc.

Agora quanto ao IUC, afecta bem menos os carros mais antigos.

Por exemplo nos dias de hoje, e partindo do principio que o carro não dará problemas de maior, pode compensar mais comprar um Punto da 1ª geração por 1000 euros, mandar pintar ( 500 eur ? ) , mandar fazer manutenção e arranjar aquela peça desgastada ( 500 eur ? ) e com sorte, mandar meter GPL ( 1200 eur ? )

Sai com certeza mais barato que comprar um carr novo a 13 mil euros.

Mas lá está...há casos e casos.

Velho como quem diz.

Ou seja, desde há uns 20 anos para cá, que muitas pessoas se " habituaram " a trocar de carro de 3 em 3 ou 5 em 5 anos por exemplo.

Será que com esta crise que já não vem de agora, e portanto demorará a passar, voltaremos a ter muita gente que já não irá trocar de carro tão cedo?

Coincidência ou não, tenho-me apercebido ultimamente , que vejo vários carros aí com 15, 20 anos, com um casal + filho, e carros estimados e minimamente bem mantidos.

Será que temos muita gente a vender o carro com meia duzia de anos para comprar carro muito mais antigo, e assim ganhar algum dinheiro ? Qual a vossa ideia acerca disto? Será difícil obter valores reais mas todos podemos ter uma ideia.

Cada vez é mais difícil comprar carros novos, pois o poder de compra anda a descer. Voltará o nosso parque automovel nacional voltar a envelhecer drasticamente ?

Ou, por outro lado, anda tudo a vender o carro com 10 anos para comprar um muito económico, mais compacto e novo ?

É coincidencia. Pelo menos num ano as coisas nao mudaram assim.

Tu é que pensaste nessa teotia e começaste a ver o mundo por aí e a procurar isso. É normal.
Amanha procura carros vermelhos.

E para quem quer um compromisso para a vida, um carro que dure, ou que queira simplesmente um carro novo, achas que essa tecnica resulta? [:D]

Comprar um Punto usado, ou Corsa ou whatever é para quem procura usado, quem procura novo salvo muito raras excepções compra um carro novo ou semi-novo.

E para quem quer um compromisso para a vida, um carro que dure, ou que queira simplesmente um carro novo, achas que essa tecnica resulta? [:D]

Comprar um Punto usado, ou Corsa ou whatever é para quem procura usado, quem procura novo salvo muito raras excepções compra um carro novo ou semi-novo.
Sim mas a questão aqui é a falta de dinheiro. A situação pode-se manter apenas durante alguns anos.

É coincidencia. Pelo menos num ano as coisas nao mudaram assim.

Tu é que pensaste nessa teotia e começaste a ver o mundo por aí e a procurar isso. É normal.
Amanha procura carros vermelhos.

Não digo que não. É bem possível.

É mais ou menos quando compramos um carro e depois passamos a vê-lo em todo o lado [:cool:]

Os Alfas um é de 2001 e outro de 2002 e vão andar até cair as rodas, ainda mais é um carro que a idade não passa :d

<br>
<br>
A falta de dinheiro sempre houve! Havia é quem confundisse o "Plafond" do cartão de crédito com o seu vencimento!!

Contra factos...

Mas a verdade é que esse plafond acabou ! lol

E agora apesar de tudo, há de facto menos poder de compra.

Sim mas a questão aqui é a falta de dinheiro. A situação pode-se manter apenas durante alguns anos.

[Modo Irónico] Os Portugueses sempre aprenderam a viver acima das suas possibilidades.

Um Punto é coisa de meninos quando se vive uma vida de luxo com salário mínimo.

Actualmente, a média do parque automóvel português em comparação directa com os outros países pertença à UE, já é um dos mais velhos, a dita contenção económica e/ou financeira (regressão?) só irá acelarar o processo já em marcha desde metada da década passada.

Actualmente, a média do parque automóvel português em comparação directa com os outros países pertença à UE, já é um dos mais velhos, a dita contenção económica e/ou financeira (regressão?) só irá acelarar o processo já em marcha desde metada da década passada.

Por acaso pensava que em tempos, já tinhamos sido um dos parques mais velhos e actualmente estivessemos dentro da média.

Pensava que espanha tinha um parque mais velho. Há lá muitos carros antigos, mas de cilindrada upa upa

Se as vendas caíram a pique é possível que sim...

Trocar de carro de 10 em 10 anos vai voltar a ser normalíssimo... e ninguém morre por isso...

Excluindo claro aquelas pessoas que fazem 50 mil km/ano para trabalhar...

Agora o típico carro familiar vai ter de começar a durar mais anos... não tenho dúvidas, até porque o aumento dos combustíveis obriga a maior racionalidade na hora de fazer kms... logo os kms anuais diminuem, aumentando a longevidade do automóvel...

O passeio de automóvel em família ao Domingo à tarde vai voltar a ser um evento social... [:cool:]

Eu trato os carros como os telemóveis ou os computadores: enquanto cumprir o que pretendo deles não troco.

Tanto que ando com um carro com quase 20 anos.

Back