Com que então, as oficinas da marca é que têm qualidade?

rca33

New member
Nada do que vou escrever aqui é novo para mim, pois houve coisas que ouvi da boca de mecânicos de marcas há 20 anos atrás que continuam actuais e são transversais a diversas marcas, porque o problema vem "de trás".

Talvez eu tenha azar, ou talvez eu seja um indivíduo que gosta efectivamente de ver as intervenções a serem feitas nos meus carros, e com isto acabo por ver o que nunca veria se deixasse o carro numa qualquer oficina (oficial ou não).

Se fosse dar exemplos concretos e reais, ficava aqui o dia todo e ia falar de diversas marcas, pelo que vou poupar tempo (e paciência de quem lê) e deixar aqui o link para a última.

http://forum.autohoje.com/diario-de...tdi-m6-sport-de-2004-a-12.html#post1063589204

Antes que digam que é um problema Audi, se quiserem eu posso deixar exemplos da Citroen, Renault ou Honda, porque muda-se a marca, mas o problema de fundo continua a existir.

Para mim, os concessionários oficiais servem para a garantia, e mesmo assim pode acontecer o que se vê.

Para reflexão... [;)]

Os biscates dos consumíveis dificilmente algum dia irão acabar... eu até me pelo todo quando não tenho oportunidade de assistir ao trabalho que é feito, alem disso o meu "mecanico de confiança" tem trabalho até à ponta dos cabelos e é sempre tudo "epah vai ser complicado" em termos de tempo.. Podes já agora dizer-me quem é o teu mecanico e que zona ? (um amigo meu tem um a3 daqueles "que é mais em manuntenção que o valor do carro" mas cheira-me que tambem nunca teve foi muita sorte com mecanicos.

Quanto às oficinas da marca não nos podemos esquecer que são mecanicos como os outros, apenas usam um macaco diferente e apanham carros da marca X em vez de tudo um pouco. Não nos podemos esquecer que no fundo devem ser mao-de-obra tao qualificada como em qualquer "grande" oficina o que obviamente cria espaço para falhas/truques/etc...

Acredito seriamente que se aparecesse uma oficina em Portugal com mecanicos e assistencia de qualidade comprovada com possibilidade para fazer as revisoes da garantia lá até podiam carregar um pouco mais no preço que mesmo assim rebentavam com o mercado... que é o conceito das cadeias que ja operam cá.. o problema é que basta ler um pouco o forum para ter conhecimento de alarvidades que abalam logo a credibilidade da marca :s

Acredito seriamente que se aparecesse uma oficina em Portugal com mecanicos e assistencia de qualidade comprovada com possibilidade para fazer as revisoes da garantia lá até podiam carregar um pouco mais no preço que mesmo assim rebentavam com o mercado... que é o conceito das cadeias que ja operam cá.. o problema é que basta ler um pouco o forum para ter conhecimento de alarvidades que abalam logo a credibilidade da marca :s

Norautos, Precision e afins são pior que as marcas inclusivamente em preço.

Há uns dias ia colocar pastilhas Ferodo no C4 da empresa na Precision, dado que tinham uma promoção de pastilhas.
Ao tirarem as pastilhas, verificaram que os discos estavam muito gastos (eu confirmei e estavam mesmo).

A ideia seria aproveitar o carro estar no ar e colocar logo uns discos, mas quando me disseram o preço eu só disse:

"Não me leve a mal, mas vai montar tudo outra vez no carro porque eu vou à Citroen meter tudo, porque fica mais barato", fazendo a chamada e marcação para a Citroen na frente dele. Curiosamente, a marca das pastilhas até é a mesma! [;)]

E isto foi porque era um carro de serviço e não dá jeito fazer algumas coisas, porque se o carro fosse meu, com aquele valor tinha levado uns discos ranhurados com pastilhas EBC.

Ainda ontem ouvi uma gira..

Uma amiga minha aproveitou uma dessas promoções e mudou as pastilhas de travão, esteve a acompanhar o trabalho que levou uma meia hora.

Passados 3 meses deixou o carro na Citröen para revisão, horas depois ligam-lhe a dizer que o carro tinha de levar algumas peças de desgaste, entre elas pastilhas novas porque aquelas ainda eram as originais e estavam gastas...

Uma amiga minha aproveitou uma dessas promoções e mudou as pastilhas de travão, esteve a acompanhar o trabalho que levou uma meia hora.

Passados 3 meses deixou o carro na Citröen para revisão, horas depois ligam-lhe a dizer que o carro tinha de levar algumas peças de desgaste, entre elas pastilhas novas porque aquelas ainda eram as originais e estavam gastas...

Essa das pastilhas já aconteceu a uma pessoa amiga, numa das casas tipo "Precision", inclusive alinhar a direcção e no dia a seguir chumbar na inspecção precisamente com desalinhamento [;)]

Obviamente que as marcas de carros,ganham mais dinheiro ou a maior parte com os carros que ainda estao na garantia,pois revisoes,e equipamento do motor se nao for feito lá perdem a garantia [;)] daí o grande lucro
Corrijam-me se estiver enganado :sh) ...

Obviamente que as marcas de carros,ganham mais dinheiro ou a maior parte com os carros que ainda estao na garantia,pois revisoes,e equipamento do motor se nao for feito lá perdem a garantia [;)] daí o grande lucro
Corrijam-me se estiver enganado :sh) ...
O grande lucro vem do preço da mão de obra hora que em alguns casos largas 50 + IVA.
Outro sitio onde costumam cobrar bem é no preço do óleo do motor, aí sim costuma ser em grande!

Alguém ainda tem dúvidas disso?

Eu acho que em muitos casos eles ainda se aproveitam mais por serem reconhecidos como acima de todas as suspeitas. É cada barrete..:sh)

No limite o que penso fazer, é comprar uma cópia do Erwin para o modelo do meu carro e passo a fazer as manutenções em casa, o meu irmão ajeita-se e bem com isso, portanto . . . vão ter azar comigo

Eu até hoje não tenho nada a dizer das revisões da marca. Aliás continuarei sempre a fazer.
Há uma coisa que temos que ver. Na marca tem acesso a muito mais informação sobre os carros. Mas voçês não estão bem a ver (já trabalhei num concessionário de marca). Agora bons e maus profissionais há em todo o lado. Já tive 2 casos que as oficinas cá foram andaram andaram e não encontraram o problema. Na marca foram menos de 5 min.

Eu até hoje não tenho nada a dizer das revisões da marca. Aliás continuarei sempre a fazer.
Há uma coisa que temos que ver. Na marca tem acesso a muito mais informação sobre os carros. Mas voçês não estão bem a ver (já trabalhei num concessionário de marca). Agora bons e maus profissionais há em todo o lado. Já tive 2 casos que as oficinas cá foram andaram andaram e não encontraram o problema. Na marca foram menos de 5 min.

Aí é que está!

Como é que o consumidor controla isso, se nem sequer pode assistir (nesses espaços) ao que é feito no seu próprio carro?

A marca teria todas as condições para ser excelente, pois os seus mecânicos não só mexem nos mesmos carros todos os dias, como têm os service bulletin das marcas, que é um know-how precioso.

Mas isso de pouco adianta quando o mecânico está lá a pensar no biscate que vai fazer no final do dia para compor o seu vencimento, e como aumentar esse rendimento.
Como disse, eu já ouvi isto contado da boca de muitos mecânicos de marcas (e ainda coisas muito piores), e não podemos generalizar, mas o facto é que eu tropeço em coisas mal feitas com frequência.

Das duas uma: ou é por ter algum azar e má pontaria, ou é por eu efectivamente saber algumas coisas de mecânica e acompanhar bem os meus carros.

Se eu tivesse deixado a carrinha na audi (neste caso), pagava a factura final e nunca saberia disto...
...mesmo que voltasse a levar água lá dentro.

E novidades rca33? [:p]

Tenho 37 anos e desde que me lembro de mim que estou por dentro do ramo, agora imagina as histórias. Mas há pessoal que não aprende...

Quando tinha o C3, dentro da garantia, levei-o á revisão dos 40000kms na Auto Benfica, não sem antes ter sacado fora as rodas da frente e visto que as pastilhas estavam a meio uso, se tanto...

Deixei o carro e quando o fui buscar diz-me o recepcionista que o carro teve que levar pastilhas pois estavam perto do limite.

Azar do caraças......disse-lhe que não pagava porra de pastilhas nenhumas porque as minhas ainda estavam boas e dei-lhe a escolher, ou vão as novas de borla ou levantam o carrinho e voltam a colocar as antigas!

Voltaram a colocar as antigas e ficaram com uma tromba de palmo e meio. [:D]

PS: Perto dos 60000kms aproveitei uma promoção de 50% em material Citro e comprei pastilhas. Vendi o carro com 68000kms e as pastilhas estão ali na garagem. [:D]

Last edited:
Eu se há trabalho que desconfio é dos mecânicos. Pode ser só mania da perseguição, mas...

Fui deixar o meu carro numa bosch para ver uma suposta fuga num tubo, e não detectaram nada... Segundo eles tinha sim a polie do alternador gripada (é curioso que não tinha dado por nada, e eu sou muito esquisito no que toca a ruidos) e que já tinham aquilo desmontado, se queria meter a nova. Perguntei o preço e disse que sim (apenas para não ser mal educado).

Lá foram 165€ à vida, e eu uns dias mais tarde com as minhas paciências descobri que tinha um tubo de vácuo com a abraçadeira mal apertada, e era daí que vinha o problema, enquanto o carro esteve lá 2 dias e nada descobriram... A gota de água foi quando disseram que tinham de tirar o turbo que podia ser de lá, geometria partida, etc...

Disseram que o turbo é de geometria variável (KKK 03s), mas pelo pouco que sei de turbos, tenho quase certeza que este é de geometria fixa.

Fiz questão de pagar o que devia (a vontade deles era pagar tudo junto). Pensei eu que era uma casa minimamente decente, mas não correu nada bem esta experiência.

Contudo há manutenções que não consigo fazer (distribuição p.ex.) e tenho de arranjar alguém decente e de confiança, o que parece ser uma tarefa árdua

Last edited:
E novidades rca33? [:p]

Tenho 37 anos e desde que me lembro de mim que estou por dentro do ramo, agora imagina as histórias. Mas há pessoal que não aprende...

Ehehe

Com esse tempo ligado ao ramo, deves ter umas boas para contar.

Mas olha que há mesmo muito pessoal que não aprende.[;)]

Essa é a maior vantagem da oficina de marca, quando bem aproveitada! [;)]

E como já tive oportunidade de contar noutro tópico há uns tempos, tenho um amigo com uma A4 110cv de caixa auto a quem a Audi queria meter uma caixa nova...
...quando o problema (visto cá fora) era o nível de óleo incorrecto.

As avaliações de "5 minutos" às vezes também têm dessas coisas.

Ainda não tenho muita experiencia nisto porque o meu carro foi uma ou duas vezes á oficina, mas tenho muitas dificuldades em arranjar um mecânico que seja de confiança e que lhe entregue o carro para as mãos sem pestanejar.. á custa de "não ter ninguém amigo" já deixei alguns euros na Honda

E mesmo na Honda, fui lá fazer um check Up de uma promoção de inverno, acompanhei todo o processo de verificação e o veterano que viu o meu carro deixou-me bem impressionado, já o recepcionista que era um cara de pau pediu-me as chaves estendendo a mão sem sequer olhar para mim e meteu o meu carro lá para dentro quase a derrapar, isso deixou-me irritado, já quanto ao resto não posso dizer nada, 100% do meu agrado.

Mas continuo a confessar que faz-me falta alguem verdadeiramente de confiança para fazer uns biscaites como agora vou precisar (dois foles de direcção e uma ponteira) e não tenho ninguem [:blush:]

Essa é a maior vantagem da oficina de marca, quando bem aproveitada! [;)]

O "quando bem aproveitada" é a chave da questão porque por (muitas) vezes fica a sensação que não querem ou não sabem utilizar o que têm á disposição.

Tenho o caso do meu sogro que lhe acendia a luz de diagnóstico da Cordoba 1.4i e foi para a Seat, salvo erro, 4 vezes, tendo sido substituído material atrás de material sem resolver o problema. Mais de 1000€ depois levei-o a um mecânico independente ex-VW/Audi e o problema ficou resolvido por praticamente metade do valor que já tinha gasto indevidamente em material que nada resolveu. [;)]

Muito recentemente tirei as rodas do C4 para as passar de frente para trás e limpar.
Utilizei a chave que vem com o carro e fiquei com a chave toda torcida sem a porca mexer!

Como mais ninguém tinha mexido no carro, fui à Citroen com a chave e só disse "tem dois problemas para resolver", e um deles era só desapertar as rodas todas e aperta-las com o binário correcto.

Foi curioso ver um concessionário Citroen a demorar 5 minutos para saber qual o binário correcto, pois na oficina ninguém sabia! :sh)

(Isto explica o sucedido, naturalmente)

Back