Pode sem problemas []
É proibido é em carros que tenham airbag e qe nao tenham o sistema para desactivação do mesmo
Esclareçam-me isto por favor, pois disseram-me que se podia mas um condutor de autocarros disse-me que não...![]()
O carro em questão não têm airbag![]()
Já li qualquer coisa sobre isso. Se não existirem bancos atrás do condutor, ou seja, se o carro for de 2 lugares, podem ser transportadas crianças no banco do passageiro (desde que não tenha air-bag ou dê para desligar) com as mesmas regras que são aplicadas ao transporte de crianças em carros de 5 lugares (nestes casos são obrigadas a ir no banco de trás). Nas cadeirinhas do grupo 0+ têm que ser colocadas numa posição contrária ao do movimento do carro, nos outros grupos podem ir voltadas para a frente. Em ambos os casos é aconselhado afastar o banco o mais possível do tablier.
Um abraço.
E num smart fortwo?? Ou num mazda mx5? Inclusivé já vi num porsche boxster...
Leiam lá o texto como deve ser. É claro que podem... Até aos 3 anos em qualquer carro à frente desde que virados à retaguarda e com airbag desligado. A partir dos 3 anos só se o carro não dispuser de banco traseiro ou de cintos neste.
O texto parece-me claro.
Leiam lá o texto como deve ser. É claro que podem... Até aos 3 anos em qualquer carro à frente desde que virados à retaguarda e com airbag desligado. A partir dos 3 anos só se o carro não dispuser de banco traseiro ou de cintos neste.
O texto parece-me claro.
Mas é importante, sensibilizar para a importância do transporte de crianças no automóvel em cadeiras voltadas de costas para a marcha (rear facing / RF), pelo menos, até aos 3-4 anos, uma vez que esta é a forma mais segura - 5 vezes mais segura (segundo um estudo comparativo publicado no BMJ) - e a recomendada pela Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI), Direção Geral de Saúde (DGS), bem como por diversas entidades internacionais ligadas à segurança infantil.se conseguires meter uma criança de 3 anos numa cadeira no assento da frente virada de costas para o tablié, dou-te um prémio...[]
o problema das nossas leis é que são feitas á lei da bala, e depois dão origem a varias interpretações, como está previsto podes levar uma criança até 3 anos desde que virados de costas e airbag desactivado, até aqui tudo muito bem, o problema, é que não somos todos iguais e, há crianças que crescem mais rápido que outras, o que até 1 ano e 10kg andam viradas para trás e depois disso já se podem inverter a posição da cadeira, muitas crianças com um ano já passam muitas vezes o tamanho da cadeira, o que não as consegues trazer viradas de costas, tem de ser já viradas para a frente, 2 e 3 anos então nem se fala, já não dá para irem invertidas no carro, dai que o pessoal arrisca...
por experiência própria os meus netos, com um ano e pouco já vinham virados para a frente, já não dava para os trazer virados de costas, pois as pernas ficavam acanhadas contra o banco causando desconforto...
portanto cada um sabe no que se mete, se for apanhado numa operação stop, sugeita-se... pois eles vão virados para frente e não para trás, quem anda com eles em viaturas de 2 lugares...
Mas é importante, sensibilizar para a importância do transporte de crianças no automóvel em cadeiras voltadas de costas para a marcha (rear facing / RF), pelo menos, até aos 3-4 anos, uma vez que esta é a forma mais segura - 5 vezes mais segura (segundo um estudo comparativo publicado no BMJ) - e a recomendada pela Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI), Direção Geral de Saúde (DGS), bem como por diversas entidades internacionais ligadas à segurança infantil.