Comerciais usados e IVA

rjtd21

New member
Boas.
Estou com esta dúvida:
É possivel deduzir IVA de um carro comercial após X anos de o ter? Por exemplo, compro o carro hj. Daqui a 2 anos tenho uma empresa. Posso deduzir o carro?
Outra coisa é, se se comprar um carro usado que nunca deduziu o IVA, o novo proprietário pode-o deduzir?
Thanks

eu sou toc....

pa se deduzir o iva, e isto sem consultar legislação, tens um periodo de um ano sobre a data da factura...

em relação à segunda pergunta, não, não podes (penso eu), para deduzires o iva é necessário que a outra pessoa o liquide isto é, que te passe uma factura ou documento equivalente mencionando o valor de IVA ( o q so acontece quando a pessoa o deduziu)...

qq coisa, apitem!;)

citação:arct Posted - 12/08/2006 : 22:31:18
--------------------------------------------------------------------------------
eu sou toc....

pa se deduzir o iva, e isto sem consultar legislação, tens um periodo de um ano sobre a data da factura...

em relação à segunda pergunta, não, não podes (penso eu), para deduzires o iva é necessário que a outra pessoa o liquide isto é, que te passe uma factura ou documento equivalente mencionando o valor de IVA ( o q so acontece quando a pessoa o deduziu)...

qq coisa, apitem!

Boas pessoal.

Não podes deduzir. A não ser que tivesses o carro afecto à actividade (em caso de ser empresário em nome invidual) e tivesses deduzido na compra e liquidado na venda à nova empresa.

Comprado a um particular este não deduziu nem vai liquidar como é obvio.

Carros vendidos (por stands) pelo regime especial de veiculos em 2.ª mão (pela margem) também não se pode deduzir.

Se um carro não deduziu iva também não vai liquidar ( Art.º 9 N.º 33 CIVA), logo o comprador também não deduz.

O periodo de um ano não tem nada a ver.

Toc N.º 73512

Back