Como a velocidade baixa é perigosa

Como a velocidade baixa é perigosa

• Sim

Votes: 106 86.2%
  • Nao

Votes: 17 13.8%

• Total voters
    123
  • Poll closed .

jccgold

Banido
Um grupo de estudantes reuniu-se e testou os efeitos da velocidade baixa. Eis os efeitos de cumprir a lei.
http://video.google.com/videoplay?docid=-5366552067462745475
Esta estrada é uma especie de 2ª circular nos Estados Unidos com um speed limit de 55MPH (90kmsh) mesmo assim acima dos da 2ª circular com 80kmsh. Puseram-se à frente dos carros e bloquearam o trafego aos 90kms por hora. Veja-se a distancia de seguranca a que os carros se metem uns dos outros. +90% colados.
Sao 4minutos o video, os 2m:25s e 3m:45s sao particularmente interessantes. Para meditar

"We were dangerous. And we were dangerous cause we obeyed the law"
O moral da historia, é ver se as leis de velocidade fossem cumpridas por todos, quais as consequencias de tal coisa. Estao bem visiveis.

Acho que está bem feito... mas não mostra nenhum acidente nem nada por andar àquela velocidade... que apenas as pessoas demorariam sempre muito mais tempo a chegar ao destino se seguissem sempre a lei...

AndreF já reparaste na distancia a que os carros ficam uns dos outros? 3 ou 4 metros? Na sondagem que está aí a correr a maioria das pessoas votou que a maioria dos acidentes ocorre por falta distancia minima de seguranca entre carros. E eu concordo. Só isso bastaria para analizar quais as consequencias de velocidades baixas.
Qto a acidentes por acaso acontece um ao minuto 2:30s rebobina lá o filme.
Raistaparta o que eles fizeram foi andar ao limite MAXIMO permitido na via rapida.

Last edited:
Eu até sou a favor de limites de velocidade superiores, principalmente em AE (160kmh é um bom valor), agora este estudo é uma completa idiotice, é obvio que da maneira que estes putos fizeram esta brincadeira so podia dar no que se viu, os gajos estao a bloquear autenticamente a estrada, nao estao a cumprir a lei tal como dizem, para tal tinham de circular na faixa da direita e nao é que se ve no video.
Que palhaçada de estudo!

Parece-me óbvio que um carro a 50 kmh na A1 é um perigo para a circulação.

Nesse caso sim...
Mas nao se está a falar do minimo.... eles iam à velocidade máxima... a 90kmh...
Deviamos estar a comparar com os 120 ca... nao vejo perigo nenhum em circular sempre a 120.....

A velocidade baixa em si não é perigosa, o problema é o que o pessoal desesperado que está atrás pode fazer.

A questão é, há muitos limites de velocidade que são estupidamente baixos, concordo. Especialmente em algumas vias de circulação mais rápida.

Pior, numa situação destas, quantas vezes não se colocam radares pra caçar o pessoal? Mesmo com alguma margem de tolerância, a maior parte das pessoas pode ser apanhada nestas vias em "excesso" de velocidade. Mas se fossem cumprir o limite à risca (coisa que muitas vezes nem a GNR faz), dava um engarrafamento ridículo como aquele demonstrado no vídeo.

Infelizmente, tb sabemos que a malta infringiria sempre a velocidade, por isso não se pode subir o limite. O que era preciso era todos os condutores serem civilizados e racionais na condução. Assim de quase de certeza que não estávamos sujeitos a limites de velocidade ridículos

ChegalhaVara estas enganado. É obrigatorio andar pela via da direita EXCEPTO em trafego compacto e paralelo como é o caso e como acontece todos os dias na 2ª circular portanto os miudos cumpriram a lei.
A conclusao que eu tiro é muito simples. Qdo se quer meter TODA a gente a uma velocidade baixa, o trafego fica enormemente compacto, caso aconteça alguma emergencia um pneu furado seja o que for nao vai haver um choque em cadeia?
N seria mais SEGURO permitir que na via da esquerda se pudesse andar a 150 ou 180kmsh, permitindo maior distancia entre todos os carros? Por ex eu ao nao querer estar atras de algum carro podia ultrapassa-lo e meter-me à distancia que quisesse?

Last edited:
Nesse caso sim...
Mas nao se está a falar do minimo.... eles iam à velocidade máxima... a 90kmh...
Deviamos estar a comparar com os 120 ca... nao vejo perigo nenhum em circular sempre a 120.....

Peço desculpa, não entendi bem o tema do tópico e comentei antes de ver o vídeo.[8b] :sh)

Todos a 120 não me parece perigoso também, mas acho que se todos cumprissem os limites o trânsito seria ainda mais infernal do que já é.

ChegalhaVara estas enganado. É obrigatorio andar pela via da direita EXCEPTO em trafego compacto e paralelo como é o caso e como acontece todos os dias na 2ª circular portanto os miudos cumpriram a lei.
A conclusao que eu tiro é muito simples. Qdo se quer meter TODA a gente a uma velocidade baixa, o trafego fica enormemente compacto, caso aconteça alguma emergencia um pneu furado seja o que for nao vai haver um choque em cadeia?
N seria mais SEGURO permitir que na via da esquerda se pudesse andar a 150 ou 180kmsh, permitindo maior distancia entre todos os carros pois eu ao nao querer estar atras de algum carro podia ultrapassa-lo e meter-me à distancia que quisesse?

Eu conheço a lei e, se reparares o transito esta compacto atras deles, à frente nao esta ninguem, ou seja, toda aquela brincadeira esta a ser provocada por eles, logo estao a infringir a lei em 2 pontos.

Last edited:
Estando os 4 carros da frente já a circular à velocidade máxima de 90kmsh pode-me explicar como é que o carro mais à esquerda podia voltar à faixa da direita? Se travasse o carro de trás batia. Se acelarasse estaria a infringir o limite horario [:D]
ChegalhaVara com transito +- compacto a 100kmsh qual é a distancia que guardas para o carro da frente na tua conducao de dia a dia?

Last edited:
É muito simples, nem sequer devia ter chegado a ir à faixa das esquerda se nao tinha intenção de ultrapassar, mm assim estamos perante um acto permeditado e acho que nao vale a pena arranjar desculpas para o obvio.
Com certeza se tu fores em AE a ultrapassar e apanhares com um gajo na faixa da esquerda a 120kmh a tentar ultrapassar um na direita nos mm´s 120kmh no minimo vais achar ridiculo certo? É o que eu acho deste pseudo-estudo feito por meia duzia de putos....

Respondendo a tua pergunta: A que eu achar suficiente de maneira a parar o carro no espaço livre e visivel a minha frente.

Last edited:
ChegalhaVara com essas tuas teorias sao muito engraçadas, mas na practica o que acontece é que se eu vou na marginal a 70kmsh aka limite máximo em muitas zonas da estrada, e se por acaso saio da fila da esquerda invariavelmente o gajo que vem atras de mim acelera e mete o sinal vermelho.
"ChegalhaVara com transito +- compacto a 100kmsh qual é a distancia que guardas para o carro da frente na tua conducao de dia a dia?"
Nao viste a minha pergunta? Nao podes responder?

ChegalhaVara com essas tuas teorias sao muito engraçadas, mas na practica o que acontece é que se eu vou na marginal a 70kmsh aka limite máximo em muitas zonas da estrada, e se por acaso saio da fila da esquerda invariavelmente o gajo que vem atras de mim acelera e mete o sinal vermelho.
"ChegalhaVara com transito +- compacto a 100kmsh qual é a distancia que guardas para o carro da frente na tua conducao de dia a dia?"
Nao viste a minha pergunta? Nao podes responder?

Respondi no edit do post anterior.
Independentemente de o sinal ficar ou nao vermelho devido a 1 terceiro a tua obrigaçao é circular na faixa mais a direita possivel, podes sempre tentar salvaguardar-te nesse aspecto mas estaras infringir a lei.

ChegalhaVara mas com o trafego a 80, 90, 100kmsh, em media a qtos metros costumas manter-te com um transito minimamente compacto? 4metros 5?

ChegalhaVara mas com o trafego a 80, 90, 100kmsh, em media a qtos metros costumas manter-te com um transito minimamente compacto? 4metros 5?

Eh pah sei lá, depende da visibilidade que tenha, do piso, tanta coisa...até do facto de estar mais ou menos cansado.
Não ando com fita metrica atras...:P
Mas onde é que queres chegar com essa pergunta?

Nao fazes ideia? Imagino. Como se ve no video 90% dos carros colam-se uns aos outros, tb nao andam de fita metrica atras.
A essa velocidade sabes a que distancia devias estar do carro da frente? 64 metros. Só que sabes duma coisa? Qdo te metes a 4 ou 5 metros do carro da frente nao estas a cometer ilegalidade nenhuma.
As verdadeiras causas dos acidentes nao estao na velocidade mas na falta distancia entre carros, para mim é a nº1 dos acidentes, e qto maiores os limites velocidade menor essa distancia.
Podes comprovar nos videos http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=27784 nao ha despistes de carros sozinhos pq o carro n teve estabilidade para a velocidade a que ia. Os acidentes sao sempre provocados por outros factores aka falta distancia entre si de alguma maneira

Last edited:
Back