Como abordar vendedor de automóveis

Cordeirinho

New member
Olá a todos,
Neste tópico, gostava de saber o que dizem ao vendedor quando foram comprar o vosso carro, como abordaram o vendedor? Mostraram que sabiam do que falavam, que estavam indecisos quanto ao carro que queriam comprar ou quando sabem o carro que querem vão a vários stand's e vão mostrando o melhor preço que já fizeram pelo carro?
Eu costumo optar pela parte de mostrar sempre o ultimo preço...:sh)

Abre o jogo e diz que vais comprar onde te fizerem o melhor preço.
Só pode e deve mesmo ser assim.

Melhor preço significa, melhor desconto no novo, melhor valorização na retoma (se for o caso), melhores prazos de entrega (se houver o carro na rede) e melhores ofertas em extras. Não preenche estes requisitos? Compra-se noutro local / marca!

Eu por acaso tenho mesmo vontade de negociar/comprar, mas em 2 stand's deram-me exactamente o mesmo preço :sh) mas fui a outro e falei numa promoção que vi na net, o vendedor foi ver e fez um preço mais jeitoso... vou a outro stand pedir o preço e falar na promoção e dizer o preço que o outro vendedor me fez.
Mas apesar de eu perceber um bocado de carros, à certos aspectos que pergunto aos vendedor e parece que me passam a perna, da maneira como falam parece que estão a inventar (aconteceu com 1)

Eu da experiência que tenho, os vendedores só percebem e sabem que equipamento tem o carro. De mecânica não costumam perceber nada. A melhor abordagem é mostrar o preço do carro noutros stands. Até imprimir umas pag do stand virtual e mostrar.

Eu por acaso tenho mesmo vontade de negociar/comprar, mas em 2 stand's deram-me exactamente o mesmo preço :sh) mas fui a outro e falei numa promoção que vi na net, o vendedor foi ver e fez um preço mais jeitoso... vou a outro stand pedir o preço e falar na promoção e dizer o preço que o outro vendedor me fez.
Mas apesar de eu perceber um bocado de carros, à certos aspectos que pergunto aos vendedor e parece que me passam a perna, da maneira como falam parece que estão a inventar (aconteceu com 1)

Mas isso é tipico. São craques a vender banha da cobra eles![:)]

Só pode e deve mesmo ser assim.

Melhor preço significa, melhor desconto no novo, melhor valorização na retoma (se for o caso), melhores prazos de entrega (se houver o carro na rede) e melhores ofertas em extras. Não preenche estes requisitos?

Compra-se noutro local / marca!

Mesmo que haja resistências perante o óbvio, é esta mesmo a matriz base e de partida para o negócio e o potencial comprador deve dizê-lo de imediato de modo honesto/correcto, a concorrência existe e é real, [;)]

Eu procuro sempre ser verdadeiro e transmitir logo que tenho mais preços.
Aí perco menos tempo...

VocÊs costumam enviar mails a nivel nacional a pedir cotações para o carro que querem?!

Tenho um colega de trabalho que fez isso com uma insignia, teve diferenças de 2mil€.

A melhor opção é mesmo mostrar que se não der ali que se tem outro em vista, apertando assim a margem de manobra "deles" ..

Quanto ao que eles percebem ... é relativo, mas a grande maioria enfim :sh)

Mesmo que haja resistências perante o óbvio, é esta mesmo a matriz base e de partida para o negócio e o potencial comprador deve dizê-lo de imediato de modo honesto/correcto, a concorrência existe e é real, [;)]
E eu tenho-lhes dito mais, "meu caro, quem mais barato me fizer e melhores condições me oferecer mais meu amigo é e será, certamente, quem me venderá o carro!" [;)]

Eu acho que não há estratégia nenhuma...

Há é que visitar vários stands para ter uma ideia concreta do que podem esperar e de quanto vale a vossa retoma (caso tenham). E ai, estando informados as coisas acontecem naturalmente.

Já agora, nestas coisas, tudo é negociável, por isso, na minha opinião não se deve por nenhuma opção de fora logo à partida.

É que eu por acaso, estou a meio de um processo de compra de carro novo.. E acabei por comprar precisamente no primeiro stand que visitei, que é aquele que me fica mais acessivel e é aquele do qual tenho melhores referencias em termos de assistência pós-venda.

Inicialmente a oferta deles esteve longe de ser a melhor, mas eu coloquei as cartas na mesa, disse o que queria para me terem como cliente.. E depois estica daqui, estica dali, oferece um equipamento extra de acolá, e fiquei com uma proposta praticamente equivalente à melhor que tinha e no sitio onde mais me agradou.

Eu acho que não há estratégia nenhuma...

Há é que visitar vários stands para ter uma ideia concreta do que podem esperar e de quanto vale a vossa retoma (caso tenham). E ai, estando informados as coisas acontecem naturalmente.

Já agora, nestas coisas, tudo é negociável, por isso, na minha opinião não se deve por nenhuma opção de fora logo à partida.

É que eu por acaso, estou a meio de um processo de compra de carro novo.. E acabei por comprar precisamente no primeiro stand que visitei, que é aquele que me fica mais acessivel e é aquele do qual tenho melhores referencias em termos de assistência pós-venda.

Inicialmente a oferta deles esteve longe de ser a melhor, mas eu coloquei as cartas na mesa, disse o que queria para me terem como cliente.. E depois estica daqui, estica dali, oferece um equipamento extra de acolá, e fiquei com uma proposta praticamente equivalente à melhor que tinha e no sitio onde mais me agradou.
Afinal sempre há alguma estratégia! Mas, é isso mesmo, há que negociar! [;)]

Afinal sempre há alguma estratégia! Mas, é isso mesmo, há que negociar! [;)]

Não foi nenhuma estratégia pensada... Tenho a minha maneira de ser e de agir, e face às situações fui conduzindo a situação, com a maior naturalidade possivel.

Quando faço consultas a stands para (efectiva) compra de carro tenho por hábito conhecer antecipadamente muito bem o produto, versões, motorizações, extras, cores, preços, etc, e quando vou ao stand normalmente refiro isso mesmo, que conheço o produto e procuro essencialmente a melhor proposta.

Evidente que não mando o vendedor calar-se se me quiser mostrar/explicar o produto mas gosto de o informar que tambem eu estou informado...por vezes mais, mas isso já não é para aqui.[:D]

Eu sou logo frontal, vou logo à parte administrativa, se está tudo certo, peço um test drive, depois de analisar o carro, caso esteja tudo nos conformes dou sinal verde.

Caso tenhas retoma negoceia primeiro o desconto comercial máximo e só depois negoceias a retoma.

analisas bem o valor do teu carro no mercado de usados e depois puxas a brasa à tua sardinha...

e aplicas aquela bela frase do tipo " fazemos negócio se me der tanto pela retoma"... o vendedor vai fazer ginástica, ou na retoma ou então vai-te dar mais desconto para compensar.

Caso tenhas retoma negoceia primeiro o desconto comercial máximo e só depois negoceias a retoma.

analisas bem o valor do teu carro no mercado de usados e depois puxas a brasa à tua sardinha...

e aplicas aquela bela frase do tipo " fazemos negócio se me der tanto pela retoma"... o vendedor vai fazer ginástica, ou na retoma ou então vai-te dar mais desconto para compensar.

Não me parece que isso mude nada... O que os stands fazem é o que nós fazemos.. Avaliar o negocio de uma forma global (venda + retoma).. E se esticam mais de um lado, cortam do outro..

Nas sondagens que eu fiz antes de escolher o carro, chegaram ao ponto de para um Golf VI 1.6TDI fazerem-me inicialmente uma proposta de 27700EUR.. Depois colocou-se a questão da retoma, e então, pediram-me uns dias para avaliar o meu carro e fizeram-me por email uma proposta de 28100EUR menos o valor da retoma..

Eu cá continuo com a minha opinião.. Fartos de estratégias andam eles.. Afinal a vida deles é essa.. Entrando por ai eles vão ganhar pela experiência [;)] ... Não há como ser franco e por as cartas na mesa.

ora, nesse aspecto, eu sou directo.... mostro me informado (mas claro, tal como o vanquish, caso eles queiram falar sobre o carro.. eu oiço os...)
e tambem abordo logo as outras opçoes....
eu abro logo o jogo!

chego a pontos que sei mais que o vendedor! como aconteceu na Seat, aqui... era eu a falar no preço do carro, no equipamento, nos possiveis descontos, e naquele desconto "extra"... alem de seguros e tal... e ela no final apenas me disse que sim... que era possivel.... (claro.. com uma cara meia espantada [:D])

ja hoje, no stand da ford, ao ir fazer um test-drive a um focus ST, antes de entrar no carro abri o jogo com o vendedor... disse que era apenas um test-drive por agora.... e que havia outro carro na lista... e claro, no final falei lhe se era possivel uma reduçao no preço... ao que me disse que nao...

mas na hora de compra, vou telefonar lhe (caso ainda tenha la algum carro que me interesse) e faço uma proposta.... se aceitar aceitou.. se nao, "ha mais peixe no mar!" [;)]

Abraço

No meu caso negociei com duas marcas e nas duas avaliaram-me a retoma num determinado valor (praticamente identico)... eu não aceitei e fiz a minha contra proposta do valor que aceitaria de retoma... Na bm a resposta foi aumentar o desconto comercial que já ia em 8%. Na audi mantiveram o desconto de 7% + 1000€ e subiram em 800€ o valor de retoma.

É uma questão de explorar as margens que os vendedores têm e que à partida não as esgotam...

mundano essa tua experiencia é um pouco estranha:confused: proposta inicial de 27700, e depois com retoma já era 28100 - retoma,porquê? Os 400€ de diferença como foram justificados?

Back