Como é viver na zona de Aveiro ?

Veloce

Well-known member
Vinha aqui pedir opiniões sobre a qualidade de vida na zona de Aveiro, apareceu-me uma boa oportunidade de negócio de uma moradia em Ílhavo.

1) Clima
2) Serviços de saúde
3) Cheiro da Celulose em Cacia (ainda persiste?)
4) Algo mais que achem importante

Muito grato

1) Clima - ameno, com as já conhecidas ventanias
2) Serviços de saúde - tenho médico de família desde que vim para cá (não sei como estão agora) e tens serviços privados
3) Cheiro da Celulose em Cacia (ainda persiste?) - tem dias, mas para chegar a Ílhavo tem de estar mesmo mau
4) Algo mais que achem importante - mais de 4 carros é considerado trânsito :D e dependendo para onde vais e a que horas, diria que chegas lá em 15 minutos :D

De resto, em Aveiro:
- 2 shoppings (mas acho que ainda não há cinema)
- ovos moles
- praia ali ao lado
- boa gastronomia

Qualquer dúvida, apita.

Vivi três anos e gostei muito. Apesar de ser uma capital de distrito tem pouco trânsito e por isso circula-se muito bem. Tem o tamanho ideal como cidade e todos o tipo de serviços e comércio.
Em termos de clima e para mim que estou habituado ao clima mais a norte, é muito bom.

2) Serviços de saúde - tenho médico de família desde que vim para cá (não sei como estão agora) e tens serviços privados
3) Cheiro da Celulose em Cacia (ainda persiste?) - tem dias, mas para chegar a Ílhavo tem de estar mesmo mau
4) Algo mais que achem importante - mais de 4 carros é considerado trânsito :D e dependendo para onde vais e a que horas, diria que chegas lá em 15 minutos :D

De resto, em Aveiro:
- ovos moles
- praia ali ao lado
- boa gastronomia

Qualquer dúvida, apita.

Então e o Face Oculta?

Das grandes cidades é a minha predilecta.

Isto depois de viver muitos anos no Porto e, essencialmente em Coimbra, constantemente sinto saudades de Aveiro, terra da minha primeira licenciatura.

Para já é uma cidade plana, o que aí ganha logo às restantes!

Pouco trânsito e com várias alternativas, tem um pouco de tudo sem exagero.

A praça do peixe está relativamente bem conservada e com dinâmica, tem vários spots de gastronomia deliciosos.

É uma cidade calma, limpa, sossegada!

Tem praia perto, a cidade em si tem zonas muito belas, é a Veneza portuguesa...

Depois existem zonas para uma pessoa descontrair que são fantásticas, bio-ria por exemplo, zonas de fauna e flora, etc.

Eu já disse à cara metade que, muito provavelmente, vamos acabar a viver em Aveiro...

Pontos negativos por vezes o cheiro, mas com máscara quase que nem se nota.

Chamar-lhe grande cidade...

Isso é sempre muito relativo.

Lembro-me de uma entrevista a uma turista em Lisboa em que ela dizia que era das cidades pequenas que ela preferia...

Provavelmente ele queria dizer capital de distrito.

On topic, Aveiro é uma das minhas cidades preferidas do país e estaria sempre no top de preferências se andasse à procura de local para assentar.

3) Por acaso nunca senti das vezes que dormi em Aveiro, quer no centro, quer nas freguesias arredores perto do centro. E conheço bem o cheiro enjoativo das vezes que passava regularmente pela Navigator e a Celbi em Leirosa (Figueira da Foz), com um toque de maresia pelo meio.
4) Passei algumas vezes no Centro alturas de fazer lembrar o Porto em hora de ponta.

PS: O Glicínias já está concluído ou continua um estaleiro por dentro?

Isso é sempre muito relativo.

Lembro-me de uma entrevista a uma turista em Lisboa em que ela dizia que era das cidades pequenas que ela preferia...

Provavelmente ele queria dizer capital de distrito.

On topic, Aveiro é uma das minhas cidades preferidas do país e estaria sempre no top de preferências se andasse à procura de local para assentar.

Se formos a ver pela extensão geográfica, Aveiro é, se não me engano, a terceira maior cidade do país (e a segunda não é o Porto)! E em população é que nem pensar.

Nunca vivi em Aveiro mas já lá trabalhei em tempos. Assisti à fase em que Aveiro ultrapassou a todo o gás a cidade de Coimbra enquanto referência da zona centro-norte. Refiro-me à fase do aparecimento das grandes superfícies (só houve Feira Nova durante muito tempo), mais tarde o Fórum Aveiro, o início do rejuvenescimento do Rossio enquanto zona de lazer, etc. É uma cidade onde se "respira" muito bem porque é plana e espraiada, não é excessivamente populada, tem bons acessos, está no coração da Ria e é perto do mar, tem uma universidade de referência nas áreas tecnológicas, tem um tecido empresarial dinâmico muito exportador, etc. O único ponto mesmo fraco que lhe aponto é o hospital público. Muito mau. Aveiro merecia muito melhor.

3) Por acaso nunca senti das vezes que dormi em Aveiro, quer no centro, quer nas freguesias arredores perto do centro. E conheço bem o cheiro enjoativo das vezes que passava regularmente pela Navigator e a Celbi em Leirosa (Figueira da Foz), com um toque de maresia pelo meio.
4) Passei algumas vezes no Centro alturas de fazer lembrar o Porto em hora de ponta.

PS: O Glicínias já está concluído ou continua um estaleiro por dentro?

Aveiro parecer o Porto em hora de ponta? Nunca tal me aconteceu.

O pior era a zona do Glicínias em Dezembro, totalmente caótico.

Aveiro é a cidade de grande qualidade de vida. Tem o que todas cidades portuguesas têm daquela dimensão + praia perto + Coimbra e Porto a uma distância relativamente perto.

Agora quem quer diversidade de oferta de shoppings, hospitais privados, oferta cultural etc...e aeroporto a porta.... Só Lisboa e Porto (respectivas áreas metropolitanas).

[:D] É verdade, mas em poucos anos cresceu muito.

Das grandes cidades é a minha predilecta.

Isto depois de viver muitos anos no Porto e, essencialmente em Coimbra, constantemente sinto saudades de Aveiro, terra da minha primeira licenciatura.

Para já é uma cidade plana, o que aí ganha logo às restantes!

Pouco trânsito e com várias alternativas, tem um pouco de tudo sem exagero.

A praça do peixe está relativamente bem conservada e com dinâmica, tem vários spots de gastronomia deliciosos.

É uma cidade calma, limpa, sossegada!

Tem praia perto, a cidade em si tem zonas muito belas, é a Veneza portuguesa...

Depois existem zonas para uma pessoa descontrair que são fantásticas, bio-ria por exemplo, zonas de fauna e flora, etc.

Eu já disse à cara metade que, muito provavelmente, vamos acabar a viver em Aveiro...

Pontos negativos por vezes o cheiro, mas com máscara quase que nem se nota.

A questão de ser relativamente plana é algo fantástico. Eu adoro a zona onde vivo, mas digo mal da minha vida quando quero andar de bicicleta. [:)]

E aquele cheirinho a mar logo de manhã no centro da cidade? [br:)]

De resto, em Aveiro:
- ovos moles
- praia ali ao lado
- boa gastronomia

Qualquer dúvida, apita.

Esqueceste-te do melhor...

A Bairrada mesmo ali ao lado com dos melhores produtores de vinho nacionais. [:)]

Comentei isso com a minha mulher, depois de termos andado por la uns dias, e eu antes ido em trabalho.

Achei a cidade muito aprazível, e com as obras de requalificação em curso (públicas e privadas) deve ficar ainda melhor.

Voltar
Superior