Como funciona a bolsa de Valores / Acções?

E as bolhas especulativas funcionam assim (retirado algures da net):

[FONT=times new roman,times,serif]Uma vez, numa aldeia, apareceu um homem anunciando querer comprar[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos a 10Eur por cada um. Os aldeões sabendo que havia muitos[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif]O homem comprou centenas de macacos a 10Eur. Os aldeões diminuíram o[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]seu esforço na caça.[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20Eur por cada macaco e os[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]aldeões renovaram os seus esforços e lá foram novamente à caça. Os[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos foram escasseando e os aldeões foram desistindo da procura.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif]A oferta aumentou para 25Eur mas a quantidade de macacos ainda livres[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]era tão pequena que perderam interesse em caçá-los.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif]O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50Eur![/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]Entretanto, como tinha de ir à cidade, anunciou que deixava ao seu[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]assistente o cuidando de comprar os macacos.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] Na ausência do homem, o seu assistente chamou os aldeões e[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]disse-lhes:[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] 'Vejam todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]vendê-los a vocês por 35Eur e quando o homem retornar da cidade, vocês[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]vendem-lhos por 50Eur cada.'[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]todos os macacos do assistente.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] Eles nunca mais viram nem o homem nem o seu assistente, somente[/FONT][FONT=times new roman,times,serif] [/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos por todos os lados.[/FONT]

E as bolhas especulativas funcionam assim (retirado algures da net):

[FONT=times new roman,times,serif]Uma vez, numa aldeia, apareceu um homem anunciando querer comprar[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos a 10Eur por cada um. Os aldeões sabendo que havia muitos[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif]O homem comprou centenas de macacos a 10Eur. Os aldeões diminuíram o[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]seu esforço na caça.[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20Eur por cada macaco e os[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]aldeões renovaram os seus esforços e lá foram novamente à caça. Os[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos foram escasseando e os aldeões foram desistindo da procura.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif]A oferta aumentou para 25Eur mas a quantidade de macacos ainda livres[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]era tão pequena que perderam interesse em caçá-los.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif]O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50Eur![/FONT][FONT=times new roman,times,serif]Entretanto, como tinha de ir à cidade, anunciou que deixava ao seu[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]assistente o cuidando de comprar os macacos.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] Na ausência do homem, o seu assistente chamou os aldeões e[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]disse-lhes:[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] 'Vejam todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]vendê-los a vocês por 35Eur e quando o homem retornar da cidade, vocês[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]vendem-lhos por 50Eur cada.'[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]todos os macacos do assistente.[/FONT]
[FONT=times new roman,times,serif] Eles nunca mais viram nem o homem nem o seu assistente, somente[/FONT][FONT=times new roman,times,serif]macacos por todos os lados.[/FONT]

Está engraçado, mas qualquer história de ganância servia para exemplo, e toda a gente conhece milhentas histórias de ganância.

Boas tardes!!! Tenho andado com dificuldades em encontrar algo que muita falta me faz, por isso decidi recorrer aqui ao fórum, que há sempre muita gente bem informada e disposta a dar uma ajudinha em troco de nada.[;)]

Alguém me pode indicar um bom (mesmo bom) livro (pode ser em pdf ou em suporte físico) acerca de bolsas de valores, o seu funcionamento e técnicas de investimento?

Convinha que fosse acessível (ou seja, explicasse também o básico), adequado à realidade do investidor comum (no fundo, para perceber melhor os mercados), mas que contivesse explicações para termos técnicos avançados e explicações de análises técnicas (e como as fazer).

Não tenho grandes limitações matemáticas nem liguísticas, por isso não as considerem no caso de alguma sugestão (se bem que como tenciono investir na bolsa nacional, não me convinha nada virado exclusivamente para wall street ou outra bolsa qualquer).

Desde já o meu muito obrigado!

Obrigado Sikora! (já te dei a devida, e possível, reputação [;)])

Na verdade já tinha boas opiniões acerca do fórum do Jornal de Negócios! Vou procurar o livro a ver se começo a dominar mais a matéria...

Ah...olha que a único bem limitado de raíz é o tempo, o tudo o resto se pode produzir e reproduzir (pelo menos assim dizia o meu prof de economia). [;)]
(Claro que o meu capital está muito longe de infinito...foi só uma achega [:D])

Só tenho é pena daqueles que compraram acções da vw por 1000 euros, e no dia seguinte só valiam 750, tudo por causa de um boato que a porsche ia comprar a vw

Só tenho é pena daqueles que compraram acções da vw por 1000 euros, e no dia seguinte só valiam 750, tudo por causa de um boato que a porsche ia comprar a vw

Pena porquê? A bolsa tanto pode dar muito dinheiro como levar à ruína. Não há uma fórmula certa, daí quem quer segurança mete o dinheiro num depósito a prazo a render peanuts. E ter pena de quem ganhou muito dinheiro com jogadas do género?

Pena porquê? A bolsa tanto pode dar muito dinheiro como levar à ruína. Não há uma fórmula certa, daí quem quer segurança mete o dinheiro num depósito a prazo a render peanuts. E ter pena de quem ganhou muito dinheiro com jogadas do género?

diz isso à Porsche, que pensava ter o negócio do século.

ontem a VW descia 25% para 190 euros/acção.

Voltar
Superior