Como funciona? [Sensor de Chuva]

RTC

New member
Pois é...como é que funciona um sensor de chuva?
Qual o mecanismo que permite accionar as escovas do pára-brisas e mais complicado ainda, como é que ele faz o ajustamento automático entre a quantidade de água presente no vidro e a velocidade de limpeza?
rainn2qd7.jpg

Quem tiver conhecimento, que explique(m) aqui ao pessoal!:)

Básicamente ele usa um emissor de infravermelho, que se o vidro estiver seco, essa luz é completamente reflectida de volta.

Existindo gotas de água, a luz é desviada do ser percurso, logo volta menos luz para trás.

A velocidade das escovas, é inversamente proporcional á quantidade de luz devolvida.

Mais info em:
http://auto.howstuffworks.com/wiper4.htm

Através de um pequeno 'raio' emitido ao vidro, quando este atinge o vidro e hà gotas é refletido por estas gotas e quanto mais gotas de agua maior reflexão existe e maior velocidade do limpa vidros. Se nao existirem gotas este raio vai ao vidro e é refletido novamente para o aparelho anulando assim o acionamento do sistema.

É mais ou menos isto, Cumps

No carro que actualmente conduzo o sensor tem um delay por vezes considerável e por vezes não funciona, enfim, é uma confusão autentica lol.

citação:Originalmente colocada por Blue 16v

Então também funciona com a cagadela dum pássaro não é? :D

Com a c@g@del@ de pássaro e até com uma folha pousada no sensor.
A CMax, tem nos comandos do limpa vidros, uma botão para seleccionar a frequência de passagem das escovas quando o limpa vidros está ligado em Automático .
Como alguém disse atrás, esta coisa não é perfeita e tem algumas crises...[8]

concluindo, tens que andar sempre com o vidro a brilhar senão, para o sensor, está sempre a chover lol

O mesmo se passa com o sensor de luz que tb me chateia:

Basta o dia escurecer 10% que o sensor pensa logo q é de noite e toca a ligar médios ao meio-dia lol

Manual rules! :D

No Vectra tem que ser a pessoa a ligar, para evitar situações tipo "cagadela de pássaro em cima do sensor".

Ele nunca o liga sozinho, temos que ser nós a ligar, e tanto podemos usar o modo manual, como o automático.

Depois de ligado ele fica totalmente autónomo, e pode-se regular a sensibilidade do sensor. Também controla a escova do vidro traseiro, caso seja accionada.
As escovas passam sempre por cima da zona do sensor, assim aquele local está sempre limpo.

Se deixar o carro, e o trancar com os vidros abertos, ao detectar chuva fecha automaticamente os vidros.

Para mim, aquele sensor de chuva está simplesmente perfeito</u>!

O sensor do meu é bem + evoluido.
Baseia-se em dados obtidos atraves de sensores situados na zona frontal olhal que ao refletir tudo o k vê, transforma em impulsos ligados à parte neuronal que por sua vez emite ordem ao braço para ligar o limpa vidros, LOLOL!

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

No Vectra tem que ser a pessoa a ligar, para evitar situações tipo "cagadela de pássaro em cima do sensor".

Ele nunca o liga sozinho, temos que ser nós a ligar, e tanto podemos usar o modo manual, como o automático.

Depois de ligado ele fica totalmente autónomo, e pode-se regular a sensibilidade do sensor. Também controla a escova do vidro traseiro, caso seja accionada.
As escovas passam sempre por cima da zona do sensor, assim aquele local está sempre limpo.

Se deixar o carro, e o trancar com os vidros abertos, ao detectar chuva fecha automaticamente os vidros.

Seria perfeito se não fosses tu a dar o 1º impulso.[:p]
No meu também é assim.

citação:Originalmente colocada por Gugul

O sensor do meu é bem + evoluido.
Baseia-se em dados obtidos atraves de sensores situados na zona frontal olhal que ao refletir tudo o k vê, transforma em impulsos ligados à parte neuronal que por sua vez emite ordem ao braço para ligar o limpa vidros, LOLOL!

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por RTC

No meu também é assim.

Eu acho óptimo ser a pessoa a dar o primeiro impulso, para evitar a tal situação do estilo:

Vais na estrada, vidro seco, e um passado lá deixa o seu excremento cair mesmo no vidro... já viste irem as escovas a seco passar lá para limpar? Ou mesmo um pingo de água caído do nada...

E como permite que escolhamos entre manual ou automático, tem que, obrigatoriamente estar "adormecido" e ser-mos nós a mandar funcionar. [8D];)

Não me queixo, até acho que funciona bastante bem. Embora por vezes passe para a velocidade mais elevada sem explicação.

Não actua com as tais cagadelas :D

Tem é uma coisa curiosa. Se ficar ligado, desligar o carro, voltar a ligar e a seguir chover, é preciso desliga-lo e ligar novamente para ficar activo.

Acho que com sujidade o sensor nao actua, pois so actua quando hà agua no para brisas, pois as gotas de agua é que refletem o tal raio e nao o escremento de passaro.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Paulo Alexandre

Não me queixo, até acho que funciona bastante bem. Embora por vezes passe para a velocidade mais elevada sem explicação.

Não actua com as tais cagadelas :D

Tem é uma coisa curiosa. Se ficar ligado, desligar o carro, voltar a ligar e a seguir chover, é preciso desliga-lo e ligar novamente para ficar activo.

Yep...já reparei nisso...;)

citação:Originalmente colocada por RTC

No meu também é assim.

Eu acho óptimo ser a pessoa a dar o primeiro impulso, para evitar a tal situação do estilo:

Vais na estrada, vidro seco, e um passado lá deixa o seu excremento cair mesmo no vidro... já viste irem as escovas a seco passar lá para limpar? Ou mesmo um pingo de água caído do nada...

E como permite que escolhamos entre manual ou automático, tem que, obrigatoriamente estar "adormecido" e ser-mos nós a mandar funcionar. [8D];)

Sim, nessa perspectiva és capaz de ter razão.;)

Tenho andado em Ranôs com isso e acho que funciona um bocado mal. Demora muito tempo a reagir quer à queda de mais chuva quer à ausência de chuva.

Não é por caso que as escovas desses carros faziam todas barulho e limpavam mal, deve ser de trabalhar tanto em seco.

Muito boa noite.

Em Março deste ano um familiar meu comprou um Mercedes, classe C220 CDI Avantgarde.

O que venho perguntar-vos é como é que sei se tem sensor ou não? É alguma caixa que aparece por baixo do retrovisor?
Quanto às luzes são automáticas e pelo que li noutros fóruns e pelo que pesquisei no google, se o carro já trás sensor de luz então também trás sensor de chuva (penso eu...).
Se tiver sensor de chuva, o que aconselham? Estar sempre ligado ou desligar e só ligar em alturas de chuva?

Obrigado desde já pela(s) resposta(s) :)

Cumprimentos !

Muito boa noite.

Em Março deste ano um familiar meu comprou um Mercedes, classe C220 CDI Avantgarde.

O que venho perguntar-vos é como é que sei se tem sensor ou não? É alguma caixa que aparece por baixo do retrovisor?
Quanto às luzes são automáticas e pelo que li noutros fóruns e pelo que pesquisei no google, se o carro já trás sensor de luz então também trás sensor de chuva (penso eu...).
Se tiver sensor de chuva, o que aconselham? Estar sempre ligado ou desligar e só ligar em alturas de chuva?

Obrigado desde já pela(s) resposta(s) :)

Cumprimentos !

no meu estao sempre ligados e ate trabalham bem, ja na megane nem por isso

O meu funciona muito bem, não posso queixar, mas era porreiro dizerem qual é o carro para haver uma ideia da marca. O meu é um astra.

Back