Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Existem muitos tópicos disto, mas acreditem que ainda não sei se realmente nos carros modernos a descer engatados consomem 0.0

Mas pronto [8)]

pois há muitos topicos e mtos gente diz isso mesmo...

mas provar que um carro a descer gasta ZERO combustivel ainda ninguem o fez.;)

basta olhar para o computador de bordo... e tens a tua prova.

se não acreditas no CB entao o teu problema nao é falta de provas, mas é de outra natureza!

PS: o manual do meu carro, alerta para esta situação! sao uns mentirosos! ;)

se acreditas cegamente no CB...

eu não acredito...

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Existem muitos tópicos disto, mas acreditem que ainda não sei se realmente nos carros modernos a descer engatados consomem 0.0

Mas pronto [8)]

pois há muitos topicos e mtos gente diz isso mesmo...

mas provar que um carro a descer gasta ZERO combustivel ainda ninguem o fez.;)

basta olhar para o computador de bordo... e tens a tua prova.

se não acreditas no CB entao o teu problema nao é falta de provas, mas é de outra natureza!

PS: o manual do meu carro, alerta para esta situação! sao uns mentirosos! ;)
Ele já indicou 0.0l , mas há CB's que mudam a escala tipo l/hora por ex....

Vá lá... O CB pode não ser das coisas mais exactas do mundo, mas acredito que seja coerente.

O problema é que o meu só tem uma casa decimal, e não sei se faz arredondamento, ou seja, 0.0 tanto pode querer mesmo dizer 0.0 ou 0.04 ou até mesmo 0.09 (caso não haja arredondamento).

A mim também metia uma certa confusão o motor poder trabalhar sem combustão, mas com tanta electrónica nos carros modernos, não é de todo disparatado acreditar que esse tenha sido um dos pontos a evoluir.

E também não sabemos se todos os carros se comportam da mesma maneira, o Swift 1.3 a gasolina do meu irmão nunca apresenta menos do que 0.2 no CB (engatado, em descida e sem acelerar) (mas também pode ser por ser automático, lol...)

citação:Originalmente colocada por hugolini

Simples de testar:

ligas o carro, metes em ponto morto e deixas ligado....
segundo essa lógica vai ficar ligado para todo o sempre, correcto?
hahhaha

So se tiveres uma descida infinita, porque a teoria só se aplica a descidas e não ao simples ralenti.

K2000, o que tem assim de tão extraordinário o facto de o motor funcionar sem gasolina? A gasolina só serve para empurrar os êmbolos. Se eles forem empurrados através da caixa de velocidades, não vai dar ao mesmo? :)

citação:Originalmente colocada por ciber007

K2000, o que tem assim de tão extraordinário o facto de o motor funcionar sem gasolina? A gasolina só serve para empurrar os êmbolos. Se eles forem empurrados através da caixa de velocidades, não vai dar ao mesmo? :)

Não precisas de me convencer a mim, lol, eu já estou "crente", simplesmente nunca tinha parado para pensar nesse assunto e sempre "assumi" que muito ou pouco, a camara de combustão nunca estivesse vazia.

citação:Originalmente colocada por K2000

Simples de testar:

hahhaha

So se tiveres uma descida infinita, porque a teoria só se aplica a descidas e não ao simples ralenti.

teoricamente, poderias desçer "infinitamente" que o combustivel nunca iria acabar?

Claro funciona(ou melhor gira) pela gravidade, até ai tudo bem...

mas nunca ouviste falar que um motor necessidade de estar á temperatura correcta para funcionar bem.
Sem combustao imagina uma descida de 30-50klm que existe nas grandes serras, podes descer sem acelarar, se não houvesse combustão a temperatura do motor descia bruscamente e prejudicava o motor.

existe um corte de combustivel mas entra um minimo para queimar.

Mas a única fonte de calor não é a combustão ou é? Pode ser responsavel pela grande percentagem do calor produzido, mas os pistões em movimento algum calor hão de produzir não?

Mas a única fonte de calor não é a combustão ou é? Pode ser responsavel pela grande percentagem do calor produzido, mas os pistões em movimento algum calor hão de produzir não?

sim produzem mas nem chega para aquecer o oleo e o calor é mto inferior ao dissipado... ou seja nunca aquece, e a altas rotações a frio era mau para o motor.

mas nunca ouviste falar que um motor necessidade de estar á temperatura correcta para funcionar bem.
Sem combustao imagina uma descida de 30-50klm que existe nas grandes serras, podes descer sem acelarar, se não houvesse combustão a temperatura do motor descia bruscamente e prejudicava o motor.

Quando o carro chega a uma temperatura muito baixa, começa a injectar gasolina. Até lá, foi a gastar 0.

é o que se chama de carro inteligente :D

Estas centralinas modernas fazem mmilagres pelos vistos. Experimentar um sistema de cruse control pela primeira vez é impressionante.

Simples de testar:

hahhaha

teoricamente, poderias desçer "infinitamente" que o combustivel nunca iria acabar?
Claro que não.

Em ponto morto o consumo é constante (ralenti) e diferente de zero.

Quando o carro chega a uma temperatura muito baixa, começa a injectar gasolina. Até lá, foi a gastar 0.

entao pelo menos a descer sem acelarar, a frio gasta gasolina...

já agora gostava de saber o que marca o CB nessa altura a ver se tambem é O.O[:I]

Atenção pessoal, isso dos 0.0 pode não ser universal como o disse há pouco.

Há carros que não mostram 0.0, das duas uma, ou são mais honestos ou foram pensados dessa maneira por razões que nos ultrapassam.

citação:Originalmente colocada por Tekk

Experimentem fazer uma descida de varios kilometros sem acelarador com o carro engatado e chegam cá abaixo o motor está quente e houve um pouco de consumo.

Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum

Aquece um pouco pura e simplesmente pelo facto de haver fricção dos cilindros e porque á partida é libertado calor com a ignição do motor.
E sim, já experimentei isso pois no meu trajecto casa - trabalho é quase sempre a descer e em dias muito frios o motor nem chega á temperatura ideal... e são 5 km com algumas paragens pelo meio em cruzamentos, etc.

Fricção só por si não aquece a menos que o motor esteja "gripado" num motor as peças não se tocam entre si...e o sistema de refrigeração está feito para valores elevadissimos e manter o motor a 80-90graus apenas.

Logo sem explosão não é a suposta fricção das peças que vai aquecer um motor nem o oleo.

é normal a descer 5klm de inverno o carro pouco aquecer...mas no verão aquece ou não?;)

Ó Nephilim, o que tem a temperatura "normal" de 90º é o liquido de refrigeração, não é o motor! A temperatura de um motor é bastante superior, até a temperatura normal do óleo dependendo do motor pode ser de 115º Celsius e o motor estar a uma temperatura superior. Aliás, a temperatura da "explosão" e dos gases é bastante superior.

E já agora, diz-me como não existe fricção nem movimento? Será que tudo dentro dum motor se mexe por levitação magnética? Então porque raio usamos óleo no motor, afinal segundo a tua teoria não vale a pena, é que ter peças a fazer cerca de 55 rotações por segundo (3300rpm) sem aquecer é obra!

E já agora diz-me como é que os pneus aquecem, afinal eles não usam gasolina, limitam-se a rodar [8]

Eu fico-me por aqui... Já dizia o meu professor de matemática, burro não é quem não sabe, burro é quem não quer aprender.

entao pelo menos a descer sem acelarar, a frio gasta gasolina...

já agora gostava de saber o que marca o CB nessa altura a ver se tambem é O.O[:I]

Eu nunca disse o contrário. O que se estava aqui a discutir era o facto de o carro, quando em condições normais e a descer, se gastava 0 ou não.

Nessas situações obviamente que o CB não marca 0.

Voltar
Superior