Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por Nephilim
[...]
citação:
Acho q fui explicito, um carro parado AO RELANTIN gasta mais que indo AO RELANTIN mas a 20km/h...

gasta mais como assim?

uma hora parado ao relanti gasta tanto como uma hora a andar ao relanti.:)

Gastará os mesmos litros, mas a média de consumo (L/100Km) é diferente.
Tendo em conta que a média se calcula da seguinte forma:
média = (litros / distância percorrida) * 100

e imaginando que em ambas as situações gastaste 2 litros, então temos:
a) 2 litros ao ralenti em 100Km:
média = (2 / 100) * 100 = 2 L/100Km

b) 2 litros ao ralenti, parado:
média = (2 / 0) * 100 = +oo L/100Km

Como vês, a média de consumo é diferente nos dois casos.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

Tentaste ao menos perceber o q expliquei?
nephilim, o q aumenta nao e so a aceleradela q vem a seguir, é o facto de o carro estar a andar a menos velocidade, se o carro estiver o relantin parado, gasta mais q ao relantim mas a 20km/h capiche?;)
Isso é tão discutível...

l/hora? l/km? engatado? e em que mudança? e qual o esforço e quantidade de combustível que está a ser injectado em cada ciclo? and so on...

Acho q fui explicito, um carro parado AO RELANTIN gasta mais que indo AO RELANTIN mas a 20km/h...
Não respondeste a nada... enfim...

Olha lá tu se fores com um carro ao relantim pra que raio queres saber qual a mudança que esta engrenada ou se vai engatado ou nao?
O esforço e a quantidade de combustivel tb ha-de ser a mm indo a 20km/h ao relantim ou estando parado ao relantim...
Dass... que perguntas mais ridiculas![8]
A unica pergunta que ainda tem algum nexo é a de l/km ou l/hora, ai sim há diferença, mas mm assim normalmente faz-se a media aos 100km ou fazes à hora?[:p]

citação:Originalmente colocada por AMR
A do ralentim parado, e do ralentim em andamento então é de mais [}:)]

Qual é a tua duvida?

citação:Originalmente colocada 1Life_1Dream_1MG-TF
Podem não acreditar... mas se, a 300 km/h, colocarem o carro ao relanti, ele terá consumos negativos. Não só não gasta gasolina ainda vai, a pouco e pouco, aumentando a gasolina que está no depósito. A sério. Façam a experiencia e depois digam se não é verdade.

Sim, é verdade... qd fores exprimentar isso sugiro-te que o faças na mata do monsanto estao la umas arvores a precisar de ser aparadas...

citação:Originalmente colocada por nfh

citação:Originalmente colocada por Nephilim
[...]
citação:

gasta mais como assim?

uma hora parado ao relanti gasta tanto como uma hora a andar ao relanti.:)

Ora nem mais!
Obrigado pela explicaçao nfh.:);)

Sim, é verdade... qd fores exprimentar isso sugiro-te que o faças na mata do monsanto estao la umas arvores a precisar de ser aparadas...

Nada disso. Além que estás a incentivar o desrespeito pelas leis.... o que é proibido pelo forum!

Eu só vou acima dos 120 km/h em Autobans... nem a 121 Km/h me apanharão! E, neste caso, concreto terei que pedir emprestado um Carrera GT. Que, segundo dizem, não é um bom "apara matas".

citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

gaja bouaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

ONTOPIC: ja decidiram alguma coisa?

Penso q nao ha nada para decidir, um carro com injecçao electronica gasta 0 qd nao nao ha pressao no acelerador e desde que as rotaçoes nao estejam proximas do relantin, normalmente perto das 1000 e poucas rpm o motor "liga" e sente-se muito bem esse "ligar"!

citação:Originalmente colocada por 1Life_1Dream_1MG-TF

Nada disso. Além que estás a incentivar o desrespeito pelas leis.... o que é proibido pelo forum!

Eu só vou acima dos 120 km/h em Autobans... nem a 121 Km/h me apanharão! E, neste caso, concreto terei que pedir emprestado um Carrera GT. Que, segundo dizem, não é um bom "apara matas".

Eh paaaahhhh.....
Nao vires o bico ao prego que o incentivo surgiu da tua parte...daaahhh[:p]
Isto ja é Off Topic desnecessario, mas nao podia deixar isto em claro.:D

Olha lá tu se fores com um carro ao relantim pra que raio queres saber qual a mudança que esta engrenada ou se vai engatado ou nao?
O esforço e a quantidade de combustivel tb ha-de ser a mm indo a 20km/h ao relantim ou estando parado ao relantim...
Dass... que perguntas mais ridiculas![8]
A unica pergunta que ainda tem algum nexo é a de l/km ou l/hora, ai sim há diferença, mas mm assim normalmente faz-se a media aos 100km ou fazes à hora?[:p]
Se calhar porque até percebo uma coisa ou duas do que se está a falar... ao contrário de certos forunistas...

Ralenti (e não essa palavra que aí aparece) é o número mínimo de rotações por minuto para o motor se manter em funcionamento. Não tem nada a ver com estar engatado ou não.

Para que quero saber a mudança? Simples, esforço do motor!

E estando o carro engatado o consumo vai ser superior ao consumo estando em ponto morto (tirando as descidas ou situações em que ocorra corte de injecção).

E, não interessam os "normalmentes", com o carro parado não se faz nunca consumos em l/km. A não ser que sejas o Chuck Norris e saibas dividir por zero.

Errado. Ralenti não é ponto morto.

E não sabendo a mudança não sabes a carga, logo... não sabes nada.

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

LOL[}:)][}:)][}:)][}:)]

Vives em que século?

Eu disse e salientei bem no 1º ou 2º post que é nos carros actuais. Além disso, nunca falei em descidas de dezenas de Km e também salientei o facto de que se a inclinação for grande deves deixar engatado.

Não les com atenção e é no que dá;)
Ah ok, são as tais estradas nacionais</u> com descidas de 10 metros...

E o que é que tem de serem carros actuais? Os discos não aquecem como em qualquer outro? Não perdem eficácia?

Errado. Ralenti não é ponto morto.

E não sabendo a mudança não sabes a carga, logo... não sabes nada.

Se queres podes complicar a questão, como estás a fazer... mas é óbvio que quando estamos a falar "ao ralenti" durante a marcha, estamos a falar do ponto morto!

Se queres podes complicar a questão, como estás a fazer... mas é óbvio que quando estamos a falar "ao ralenti" durante a marcha, estamos a falar do ponto morto!
E se quiseres podes simplificar.

Chegas é ao fim com resultados falsos e sem qualquer base...

worldtiki, a questão que foi entretanto levantada no meio desta discussão era se um carro consome mais ao ralenti (leia-se desengatado) parado ou se em andamento... como é óbvio consome o mesmo, mas a média de consumo é diferente.
Isto veio a propósito, salvo erro, do que um colega forunista disse que quando se vai em ponto morto (e ao ralenti) e se se trava, o consumo médio aumenta... é claro que aumenta, pois estamos a fazer o mesmo consumo a uma velocidade menor, logo a média sobe!

worldtiki, a questão que foi entretanto levantada no meio desta discussão era se um carro consome mais ao ralenti (leia-se desengatado) parado ou se em andamento... como é óbvio consome o mesmo, mas a média de consumo é diferente.
Isto veio a propósito, salvo erro, do que um colega forunista disse que quando se vai em ponto morto (e ao ralenti) e se se trava, o consumo médio aumenta... é claro que aumenta, pois estamos a fazer o mesmo consumo a uma velocidade menor, logo a média sobe!

Aí está uma questão interessante. Com o Clio com um reset feito á 5 km, por exemplo, parei na Repsol pra abastecer. Ele esteve lá ligado á espera que os da frente se despachassem [}:)] uns 5 minutos, e a média subiu 3 litros [8)] Contudo, depois andando dentro da cidade lentamente, a cerca de 20 km/h, a média foi baixando...creio que isto corrobora a parte a negrito do teu post :)

LOL[}:)][}:)][}:)][}:)]

Vives em que século?

Eu disse e salientei bem no 1º ou 2º post que é nos carros actuais. Além disso, nunca falei em descidas de dezenas de Km e também salientei o facto de que se a inclinação for grande deves deixar engatado.

Não les com atenção e é no que dá;)
Ah ok, são as tais estradas nacionais</u> com descidas de 10 metros...

E o que é que tem de serem carros actuais? Os discos não aquecem como em qualquer outro? Não perdem eficácia?

Aquecem, perdem um pouco de eficacia, aumentam alguma coisa a distancia de travagem mas não ficas sem travões como arrogantemente afirmaste. Nem que desças o marão sempre com o carro desengatado(e eu nunca disse que nestas situações se deveria fazer isso)

Aquecem, perdem um pouco de eficacia, aumentam alguma coisa a distancia de travagem mas não ficas sem travões como arrogantemente afirmaste. Nem que desças o marão sempre com o carro desengatado(e eu nunca disse que nestas situações se deveria fazer isso)
"Alguma"? hehe, tá bem tá :)

Experimenta isso no Marão... não te venhas é depois queixar que não existiam saídas de emergência como nalguns IPs.

Da última vez que troquei as pastilhas por umas mais duras notei</u> a diferença na fadiga dos travões em percursos mais longos. E aposto que quem faz percursos de montanha/serra/IPs também as nota.

Tudo bem, correctíssimo.

Agora tratem é as coisas pelos nomes... que eu tanto posso ir ao ralenti a gastar x como a gastar 2*x.

citação:Originalmente colocada por AMR
A do ralentim parado, e do ralentim em andamento então é de mais [}:)]

Qual é a tua duvida?

Duvida nenhuma, mas achei engraçado alguem chegar a acreditar que o consumo ao ralentim com o carro parado seja diferente do consumos ao ralentim com o carro em movimento, pq ralentim é ralentim, o motor roda sempre à mesma rotação pq não adivinha se o carro está em movimento a não ser que esteja engatado, mas aí já não é ralentim.

Sim sim, eu sou o fulano que conduz um 206 1.6 que faz consumos que ninguem acredita, mesmo depois de colocar as fotos do CB e dos calculos à manápula.

O segredo está na suavidade. A esmagadora maioria dos condutores conduzem à piloto, travando sempre em cima, e depois ao retomar a velocidade lá vem aquela de meterem logo a mudança acima. Depois lá vai prego a fundo com o carro em 5ª a 40kms/h...

O meu 206 se não andar armado em Fittipaldi, faz ~600kms com um deposito, 45lts para esses 600kms. Umas vezes 550, outras... 650, e não ando a desengatá-lo nem a desligá-lo nas descidas. Agora é mais dificil chegar aos 650 pq meti jantes de 16"... mais 0,5lts aos 100 vá... anda pelos 7,7, e havia quem dissesse que era impossivel fazer menos de 8...

Nem vou falar desta ultimas das medias...pois parado ao relanti "gasta" mais...gastamos o deposito e nem saimos do lugar...[8D]

e em andamento (desengatado) gastamos mais ainda, pois é o mesmo de parado e mais o regresso....

[}:)]

Agora a serio ninguem provou até agora se o tal corte é parcial ou total...

Já agora outra duvida engraçada... disseram numa oficina sobre um yaris (gasolina) que ao ter a bateria estragada, disseram que era arriscado pegar de empurrão porque punha em risco o catalisador...

ora bem a pegar de empurrão segundo esta teoria a gasolina ia para sem arder ao catalizador explodindo dentro deste podemos dar cabo do catalizador.

Pode ter alguma logica...mas até que ponto é ~verdade ou não é exagero?
e num carro a diesel entao não acontece pk o gasoleo não arde facilmente.

Alguem já tinha ouvido isto?

Voltar
Superior