citação:
Originalmente colocada por blindness2005
citação:
Originalmente colocada por Tekk
citação:
Originalmente colocada por Nephilim
citação:Originalmente colocada por Tekk
Então vamos lá ver:
Já compreendes e aceitas que se fores de lanço com o carro engatado o motor vai a gastar 0, certo?
Dizes no entanto que se as rotações cairem para certos valores que variam de motor para motor a injecção é activada de novo, embora isso nunca tenha sido posto em causa, certo?
Dizes também, e bem, que se o motor estiver frio o corte nunca se dá por completo pelo menos até o motor chegar a uma temperatura aceitável, certo?
Confesso que sempre pensei que o corte era total, mesmo a frio, no entanto o texto que pusera aqui afirma que de facto o corte depende da temperatura do motor...
Resumindo, com o motor "quente", a uma rotação "aceitável", de lanço, com o carro engatado consumo = 0
É isto? Ficamos assim?
Exacto isso aceito e estava, errado ao pensar que nunca havia esse corte a 100%(exepto para o redline)
no entanto...o que se falou aqui de se descer uma serra sem gastar etc etc , tambem não está propriamente correcto.
Pois podemos ter consumos de ZERO num determinado instante mas a temperatura num carro pode subir em flecha como descer tambem mto rapido tudo em segundos , por isso no fim de uma grande descida gastamos sempre combustivel, mas pronto já é bom alguns instantes irmos a gastar ZERO
Pois é mas a menos que estejamos a descer um glaciar em pleno ártico sempre dá para andarmos uns bons minutos sem gastar gota, discordo quando dizes instantes, e o que queres provar e de facto provaste foi que em certas situações o motor arrefece ao ponto de ser preciso injectar de novo combustível... Desculpa mas situações dessas só mesmo com temperaturas muito frias o que no dia-a-dia, pelo menos por aqui sucede... nunca? ou talvez 1% dos casos?
Nephilim, também concordo a 100% com o que o Tekk disse. Acredita que esses "instantes" que tu falas são uns "instantes" muito longos. Mais do que tu pensas. Se largares o carro engatado por uma descida de serra por aí abaixo sem acelerar e como o motor à temperatura normal de funcionamento, acredita que 95% da descida é feita com o motor a cortar, gastando 0 zero. Muito poucas são as vezes que o motor deixa de cortar e se isso acontecer aí será mesmo por breves instantes.
O facto de dizeres que quando o motor está a fazer o corte total vai baixar a temperatura drásticamente, não é bem assim! O que pode acontecer é que não irá aquecer, mas também não irá arrefecer. Não te podes esquecer que o motor não produz calor porque não está a queimar, mas por sua vez está a produzir algum calor porque as peças em movimento estão em fricção constante. É mais do estilo "não aquece, nem arrefece". Se o motor, por exemplo, ainda não atingiu a temperatura de funcionamento e se acontecer o corte total, o motor não aquecerá tão depressa (era preciso muuuiiiiittttooo tempo), mas se estiver à temperatura normal de funcionamento e se der o corte total, não penses que irá arrefecer logo assim sem mais nem menos. Vai tender a arrefecer, mas daí a ficar frio leva muito tempo. Pode haver cancelamento do corte total (pode ficar um corte parcial até), mas será sempre por breves momentos.
Não é só a temperatura que condiciona o corte. Há outra coisa que eu li num site sobre Deceleration Fuel Cut-Off que não coloquei aqui (basta fazer uma busca no google por "celeration Fuel Cut-Off". Não o fiz porque agora não me apetece... lei do menor esforço

), mas que também é interessante. Quando há o corte total, na camara de combustão só passa ar e este depois de comprimido e não queimado vai para o catalisador. Se o corte total for feito durante tempo prolongado e se o sistema detectar um elevado teor de oxigenação no catalisador, a centralina cancela temporariamente o corte de injecção para retirar esses valores de oxigéneo a mais no catalisador para evitar danos. Assim que esse valor atingir valores aceitáveis a centralina volta a cortar a injecção.
Devemos também ter em conta que isto são princípios gerais de funcionamento dos sistemas de injecção electrónica. Muitos factos dependem de sistema para sistema. Nem todos são iguais, as configurações mudam de marca para marca. Por exemplo, há motores BMW com 6 cilindros que tem um corte que pode ser feito a metade dos cilindros e outro corte que pode ser a todos os cilindros e que o modo de corte escolhido varia consoante as situações. Existem muitos factores que condicionam o corte de injecção e pode ser parcial ou total.
Mas uma coisa é certa Nephilim, o corte a 100% numa descida é muito frequente e pode ser mais prolongado do que julgas! Não é assim tão temporário!
Experimenta usar e abusar do corte em descidas engatado e no final vês qual a conclusão que tiras quando calculares a média. Ai não que não vale apena! Eu sei disto por experiência própria! Já fiz média de 3,6 l/100kms num percurso com alguns declives transito caótico à mistura. Como é que julgas que o consegui? A resposta nas minhas palavras em cima! Uso e abuso do corte nas descidas engatado e sem acelerar... e até mesmo sem ser em descidas! Basta antecipar bem uma paragem, reduzir sempre todas as mudanças bastante cedo e deixá-lo ir assim até parar. [

]
Acho que até estás a dizer as coisas correctamente que há corte de injecção a 100% e tal, só acho é que estás a exagerar em considerar que o corte total é muito limitado, o que não é tanto assim.