Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

Resumo deste primeiro parágrafo: O movimento dos cilindros é que fornece energia ao carro.

Se deixares o carro descer engatado, as rodas vão fazer girar os discos da caixa de velocidades, esses discos estão ligados ao motor e fazem mover os cilindros deste, logo, o movimento dos cilindros não necessita de auxílio para se manterem em movimento, então não precisam de injecção de combustível. Se os cilindros se movem mesmo sem combustão, continuam a geram energia para o carro.

Eu não percebo muito do assunto, mas para os leigos há uma tendência para entender que um carro em ponto morto (e portanto ao ralenti), como "faz menos barulho" e está em menos rotação, que gasta menos combustível. Afinal, com a mudança engatada, o regime sobe e há mais "barulho". Volto a dizer... para leigos como eu, entendemos que um carro com o motor em regime maior (engatado), gasta mais do que em regime menor (ponto morto).

Confesso que era assim que eu pensava antes de ler este tópico.

Depois de ler uns quantos posts, e em especial o post que citei, apesar de ser leigo percebo que um carro engatado pode efectivamente não precisar de combustível para rolar a determinado regime, sendo que será portanto a Gravidade a fazer rolar o carro e subsequentemente o motor. Tudo isto, claro, se não estivermos a pressionar o acelerador!

Motor "engatado" = condução mais segura também (mas isso já sabia).

Fala-se aqui também que isto "só é válido para os carros modernos". Gostaria que elaborassem mais um pouco, porque eu tenho um carro com 25 anos a gasóleo e injecção indirecta. Obrigado.

Eu não percebo muito do assunto, mas para os leigos há uma tendência para entender que um carro em ponto morto (e portanto ao ralenti), como "faz menos barulho" e está em menos rotação, que gasta menos combustível. Afinal, com a mudança engatada, o regime sobe e há mais "barulho". Volto a dizer... para leigos como eu, entendemos que um carro com o motor em regime maior (engatado), gasta mais do que em regime menor (ponto morto).

Confesso que era assim que eu pensava antes de ler este tópico.

Depois de ler uns quantos posts, e em especial o post que citei, apesar de ser leigo percebo que um carro engatado pode efectivamente não precisar de combustível para rolar a determinado regime, sendo que será portanto a Gravidade a fazer rolar o carro e subsequentemente o motor. Tudo isto, claro, se não estivermos a pressionar o acelerador!

Motor "engatado" = condução mais segura também (mas isso já sabia).

Fala-se aqui também que isto "só é válido para os carros modernos". Gostaria que elaborassem mais um pouco, porque eu tenho um carro com 25 anos a gasóleo e injecção indirecta. Obrigado.

É só para carros modernos, que dizer carros com injecção electronica com corte de combustivel. Nos mas antigos não chega a cortar combustivel nunca deixando de estar a consumir.

ponto morto

ponto morto

Boa tarde. Gostaria de saber se para poupar algum combustível(diesel) faço bem em andar em ponto morto? No caminho para o trabalho encontro algumas descidas que me permitem usar o ponto morto sem pôr demasiado em risco a segurança do automóvel e por isso tenho usado o ponto morto em varias alturas do percurso. Contudo um conhecido meu que me parece perceber de automóveis disse me que não compensa conduzir assim, e que poupo mais gasóleo se conduzir em 5ª do que em ponto morto.

O que pensam deste assunto?
Obrigado pelo tempo dispendido.

Ui... isto vai dar discussão...

Anda em 5ª, que a mudança engatada faz o motor girar, e não precisa da combustão, logo, não gasta.

Em PM, precisa de combustão para o motor girar, logo, gasta.

Xau...

Anda em 5ª, que a mudança engatada faz o motor girar, e não precisa da combustão, logo, não gasta.

(...)

Por outro lado, se a inclinação não tiver "mais força" que a mudança, o carro vai perder velocidade e lá vai ser preciso acelerar, gastando na mesma combustível [;)]

Tudo depende! Tens de fazer as contas e/ou experimentar umas vezes em PM e outras vezes em 5ª a ver qual é a maneira que te permite gastar menos.

Faz aí uma pesquisa que não faltam por aí tópicos sobre este assunto.

Em PM, precisa de combustão para o motor girar, logo, gasta.

Xau...

essa do nao gasta é uma discução que já aqui tive e depois disso todos os carros que observei fazendo a esperiencia todos gastam....a menos que o motor vá deslizado da chave(da corrente electrica)

sendo a diesel tou pa ver um carro k a descer nao gaste NADA...[:D]

essa do nao gasta é uma discução que já aqui tive e depois disso todos os carros que observei fazendo a esperiencia todos gastam....a menos que o motor vá deslizado da chave(da corrente electrica)

Já agora, que carros observaste, em que condições e quanto é que cada um gastava engatado?

Ha muitos anos, com o Y10 do ano 90 da minha mãe q tem um manómetro de consumo de gasolina, descobri q numa descida em ponto morto o pnteiro indicava q estava a gasta x litrso por 100 kms, mas se estivesse a descer com uma mudança engatada, o manomentro inidicava 0 litros aos 100

Não vais começar com a história do "ouvires os cilindros" pois não? [:D]

Acima de um valor de RPMs mínimo (não é o valor do ralenti, é um pouco acima), o motor (excepção feita aos a carburador) não injecta combustível nos cilindros. Ponto final, end of discussion.

Não vais começar com a história do "ouvires os cilindros" pois não? [:D]

Acima de um valor de RPMs mínimo (não é o valor do ralenti, é um pouco acima), o motor (excepção feita aos a carburador) não injecta combustível nos cilindros. Ponto final, end of discussion.
E mais não disse por não haver mais nada a dizer, porque já estava tudo dito.
Tenho dito.

Muito do que aqui é escrito está assente numa falácia. Se é verdade que com o carro engatado o gasto de combustivel é 0, estao-se a esquecer que o motor engatado "trava" o carro fazendo com que ao fim de um tempo tenha de se acelarar para recuperar a velocidade, enqto que em ponto morto isso nao acontece. Obviamente que ponto morto é a melhor solucao para 95% dos casos

uma leve observacao ao mapeamento de um veiculo relativamente recente (ultimos 10 anos, mas tb encontras um ou outro dos anos 80 com estas caracteristicas), ve-se com facilidade que eles estao programados para injectar ZERO combustivel em certas condicoes (ou seja, nao injecta nada, consumo ZERO, sem variacoes).

2 das condicoes essenciais:
- acelerador na posicao zero (ou seja, nao lhe estas a tocar)
- rotacoes acima de x regime (depende de veiculo para veiculo, mas anda +- na casa da rotacao do ralenti + 500rpm)

ou seja, quando se verificam estas 2 condicoes (e mais umas quantas mais de pormenor), o carro vai a gastar ZERO. nao e 0.000001, e 0.
em descidas facilmente reunes estas duas condicoes, dai o consumo ser ZERO nessas descidas.
mas tb tens muitas outras situacoes onde o consumo e momentaneamente zero, por exemplo quando passas de uma mudanca para outra.

inumeros sites em que explicam o funcionamento basico de uma injeccao podem confirmar isto (err...dizem o que ja se disse neste post, mas pode ser que alguns acreditem por estar noutra lingua e ser mais "oficial"). uma visita ao site da bosch e outras do genero tb da uma grande ajuda, e olha que eles ate percebem do assunto!

outra fonte interessante de provas: ir a uma qualquer empresa famosa de reprogramacoes!!! eles em segundos mostram-vos o mapa do VOSSO carro, sem medos, bem como um possivel mapa de aumento de potencia...e todos eles teem la bem definidas as condicoes em que o consumo e ZERO.

Muito do que aqui é escrito está assente numa falácia. Se é verdade que com o carro engatado o gasto de combustivel é 0, estao-se a esquecer que o motor engatado "trava" o carro fazendo com que ao fim de um tempo tenha de se acelarar para recuperar a velocidade, enqto que em ponto morto isso nao acontece. Obviamente que ponto morto é a melhor solucao para 95% dos casos
obviamente que tudo depende da situacao.
se se ignorar por completo a nocao de "seguranca na estrada", muitas das situacoes sao favoraveis a utilizacao do ponto morto.
no entanto, qualquer condutor correctamente encartado e sem principios suicidas tem nocao do seu papel na sociedade e ao volante, dai escolher voluntariamente, e para beneficio de TODOS (incluindo a sua carteira e saude), andar com o carro engatado na descida.

este ja deve ser prai o 10o topico em que se fala sobre o assunto, a milionesima vez onde se diz como sao as coisas na realidade....mas para muitos nao ha NADA NADA que venca o preconceito, ou entao simplesmente recusam evoluir ou ser contrariados.

assim se conduz....sem qualquer nocao do que e um carro ou seguranca na estrada e sendo 100% fiel ao preconceito seja ele qual for. sem duvida de louvar....

se se ignorar por completo a nocao de "seguranca na estrada", muitas das situacoes sao favoraveis a utilizacao do ponto morto.

Porque? Só vejo uma situacao em que seja melhor ir com o carro engatado, em descidas íngremes tipo montanha essas serao uns 5% das situacoes.
Nos outros casos quem vá com o carro engatado, a velocidade vai baixar rapidamente e vao ter de acelarar, qdo quem vá com o carro em ponto morto nao tem de o fazer.

Última edição:
Porque? Só vejo uma situacao em que seja melhor ir com o carro engatado, em descidas íngremes tipo montanha essas serao uns 5% das situacoes.
Nos outros casos quem vá com o carro engatado, a velocidade vai baixar rapidamente e vao ter de acelarar, qdo quem vá com o carro em ponto morto nao tem de o fazer.

Não, numa descida ingreme como tu dizes se levantar o pé do acelerador ele continua a ganhar velocidade e a gastar 0, numa descida normal se levantar o pé ele fica à mesma velocidade enquanto se desloca. É saber avaliar a situação e saber usar a caixa [;)]

Mas olha que para justiceiro andares a defender o ponto morto nas descidas [:D]

Pelo menos no Porto o que não falta são descidas acentuadas. Há uns tempos andei com um colega que, em praticamente todas as descidas, em especial se tivesse um semáforo pelo meio, desengatava o carro. Eu ria-me claro.

Oh paiiii, porque é que as nossas pastilhas e discos só duram 10.000 kms? :confused:

Voltar
Superior