[Economia] Como introduzir uma ideia/pensamento de negócio a uma Autarquia(exemplo)?

allstarfabio

Well-known member
Ora bem, o tema não é muito complexo mas gostava de ler algumas opiniões com a vossa "visão".
Não posso dizer que tive uma ideia para um negócio porque não estou a inventar nada, mas, tive um pensamento para um negócio que se adequa a uma certa zona.
Esse negócio tem a ver com Turismo directa ou indirectamente, não estamos a falar de hotéis, nem hosteis nem AL's nem nada desse género, mas sim de uma diversão num sitio bem a calhar.
Para conseguir pôr em prática esta ideia teria de ser com ajuda/parceria camarária já que onde é de certeza que apoiam com alguma facilidade na vertente do turismo/lazer. E posteriormente teria de haver investimento a nível de banca.
A grande questão aqui para mim é a seguinte: será que vale a pena despender de algum dinheiro e muito tempo para apresentar um projecto como deve ser a uma camara municipal, ou vou estar só a ter prejuízo por não conhecer ninguém dentro dessa instituição? Como não tenho amigos para se mexerem bem nesses "esquemas" não sei até que ponto vale a pena ter um pensamento sério e pensar andar em frente de forma limpa.
Se a nivel financeiro tivesse arcaboiço para o que pensei e não precisasse de ninguém atirava-me de cabeça e tenho quase a certeza que seria um negócio bastante sustentável e com boas perspectivas a longo prazo. Mas não sendo assim, tenho de me dirigir a alguém e em primeiro lugar à camara local.
Se fossem vocês, o que fariam?

Last edited:
Há por aí algures um tópico sobre empreendorismo com alguns posts de valor se quiseres fazer uma procura, mas posso dar-te a minha opinião como alguém que executa e forma adultos na área dos Business Plan já há algumas decadas.

Uma ideia de negócio começa sempre por um primeiro pensamento. [;)]

Depois se ganha forma e avança ou não, já são outras actividades. Sugiro-te que organizes esse pensamento em 3 ou 4 passos.

Faz tu próprio uma primeira análise da viabilidade (riscos e pontos críticos), a ideia é inovadora? diferenciadora? é facil de replicar? ou seja qualquer pessoa pode fazer o mesmo? e no mesmo local? Tens as competencias todas ou precisas de as contratar? e se sim, tens oferta delas na área de influencia?

O mercado precisa dessa tua ideia? há uma carência local ou regional? Já existem concorrentes? se sim, quem são? quais os pontos fortes e fracos deles? e que vais trazer de novo ao mercado?

Só depois disto, é que deves falar com a Câmara, com um consultor, ou alguém que te ajude a construir o Business Plan, e as restantes actividades de negociação.

Desprezar estas actividades é o caminho mais rápido para a desgraça. 90% dos empreendedores vêm o seu sonho morrer no final do 1º ano exactamente porque se tivessem feito isto nunca teriam enterrado todas as suas poupanças desta forma.

Há por aí algures um tópico sobre empreendorismo com alguns posts de valor se quiseres fazer uma procura, mas posso dar-te a minha opinião como alguém que executa e forma adultos na área dos Business Plan já há algumas decadas.

Uma ideia de negócio começa sempre por um primeiro pensamento. [;)]

Depois se ganha forma e avança ou não, já são outras actividades. Sugiro-te que organizes esse pensamento em 3 ou 4 passos.

Faz tu próprio uma primeira análise da viabilidade (riscos e pontos críticos), a ideia é inovadora? diferenciadora? é facil de replicar? ou seja qualquer pessoa pode fazer o mesmo? e no mesmo local? Tens as competencias todas ou precisas de as contratar? e se sim, tens oferta delas na área de influencia?

O mercado precisa dessa tua ideia? há uma carência local ou regional? Já existem concorrentes? se sim, quem são? quais os pontos fortes e fracos deles? e que vais trazer de novo ao mercado?

Só depois disto, é que deves falar com a Câmara, com um consultor, ou alguém que te ajude a construir o Business Plan, e as restantes actividades de negociação.

Desprezar estas actividades é o caminho mais rápido para a desgraça. 90% dos empreendedores vêm o seu sonho morrer no final do 1º ano exactamente porque se tivessem feito isto nunca teriam enterrado todas as suas poupanças desta forma.

Não esperava uma resposta tão boa logo a primeira. Muito obrigado!
É uma excelente análise para por em pratica para uma fase muito inicial, vou ter em conta todos os pontos que referiste.
Preciso de estar bastante ciente do assunto porque logo de início se pensar em andar para a frente vou ter de pedir um projecto a um arquitecto e aí começam logo os custos à nascença.
O tempo é caro, mas não sai do bolso e por aí não me chateio muito.

Nem li o que foi anteriormente escrito mas também não preciso: conheces alguém nessa câmara? Se conheceres aproveita esse conhecimento para chegares às pessoas certas e as sensibilizares para a tua ideia. Se não conheces, trata de conhecer.

Nem li o que foi anteriormente escrito mas também não preciso: conheces alguém nessa câmara? Se conheceres aproveita esse conhecimento para chegares às pessoas certas e as sensibilizares para a tua ideia. Se não conheces, trata de conhecer.
Directamente de momento não conheço ninguém nessa câmara para apresentar a minha ideia mas conheço quem me pudesse ajudar a falar com alguém. O meu receio é falar com a pessoa errada e adiantarem-se a mim. Eu gostava de já ter algo minimamente posto no papel em concreto para ter mais credibilidade.

O 330i já te deu uma consulta de Business PLan gratuita , aproveita [:D][;)]

Ao 2 post já quase podias fechar o tópico [;)]

Claro, que se tiveres uma cunha na Câmara tudo se processa mais rápido e pode passar do papel à ação. Mas leva tudo direitinho no papel, não vás lá apenas com ideias.

Nem que seja pela imagem que transpareces [;)]

Credibilidade é meio caminho andado para a confiança e o sucesso..

O 330i já te deu uma consulta de Business PLan gratuita , aproveita [:D][;)]

Ao 2 post já quase podias fechar o tópico [;)]

Claro, que se tiveres uma cunha na Câmara tudo se processa mais rápido e pode passar do papel à ação. Mas leva tudo direitinho no papel, não vás lá apenas com ideias.

Foi exatamente isso que eu pensei [:D]
Como disse não estava à espera de uma resposta tão bom logo à primeira, mas é sempre bom ouvir mais opiniões, já que não se paga por isso, ainda [:D]
Sim o meu objectivo será apresentar algo já mais concreto, pelo menos uma ideia bem definida e preparada para responder ao máximo de questões que possam existir sem gaguejar muito.

Não esperava uma resposta tão boa logo a primeira. Muito obrigado!
É uma excelente análise para por em pratica para uma fase muito inicial, vou ter em conta todos os pontos que referiste.
Preciso de estar bastante ciente do assunto porque logo de início se pensar em andar para a frente vou ter de pedir um projecto a um arquitecto e aí começam logo os custos à nascença.
O tempo é caro, mas não sai do bolso e por aí não me chateio muito.

Antes de te meteres em projectos de arquitectura, (porque isso custa dinheiro) faz o 1º passo, a tua pré-análise de viabilidade, e para esta fase não precisas de consultor nem de gastar dinheiro.

Precisas apenas de muito bom-senso! [;)]

.............

........... Mas leva tudo direitinho no papel, não vás lá apenas com ideias.

Importantissimo! [;)]

Antes de te meteres em projectos de arquitectura, (porque isso custa dinheiro) faz o 1º passo, a tua pré-análise de viabilidade, e para esta fase não precisas de consultor nem de gastar dinheiro.

Precisas apenas de muito bom-senso! [;)]

Sim, primeiro vou seguir os passos que enumeraste, é o passo lógico. Depois logo vejo se vale a pena investir num projecto para apresentar.
Os passos que me deste já são suficientes para poder fazer uma boa análise sem custos e tentar aplicar o bom senso.

podias ir ao lago dos tubaros

Não acho que seja uma coisa muito virada para esse tipo de abordagem. Considero que para isso teria de ser uma ideia mais inovadora, no que estou a pensar não é nada de novo. Aliás, em Portugal seria penso eu mas apenas ir ao programa com uma ideia era só mesmo a procura de fundos e acho que me mandavam logo dar uma volta.

se a ideia tem a ver com Turismo (ou está relacionada) é pedir para agendar na câmara uma reunião com o vereador responsável por esse assunto. Se não souber quem é, certamente que lhe dizem na câmara.

se a ideia tem a ver com Turismo (ou está relacionada) é pedir para agendar na câmara uma reunião com o vereador responsável por esse assunto. Se não souber quem é, certamente que lhe dizem na câmara.
Isso é óbvio que tenho de me dirigir ao departamento correcto. A minha dúvida prendia-se com o facto de valer a pena ou não, não tendo conhecimentos dentro de uma câmara.
O que tu dizes é o passo correcto e normal, mas infelizmente o post a seguir demonstra mais os "conhecimentos" necessários hoje em dia.

já ouviste falar em corrupção? [:D]
Pelo menos cada vez que vejo o telejornal!

Back