Como passar uma lomba

Essas tretas das lombas parecem cogumelos...Cada vez há mais lombas e cada vez são mais altas.
O pior é que, o meu carro não tá rebaixado e é um filme para passar em algumas sem raspar.
E se me for queixar a alaguém ainda me respondem para eu levantar o carro!
Já nos centros de IPO´s todos os anos é a mesma coisa.Qd chega a hora de meter o carros nos rolos, ele assenta com o carter no chão.E eles só acreditam que o carro não tá rebaixado depois de irem ve-lo por baixo na fossa.
As estradas não são para todos?! Há lombas, que de certeza alguns carros mais exoticos não passam.E estes não são homologados para circular?! Enfim...

Se nao for pedir muito qual é o seu carro.

Eu estou habituado a ser obrigado a ter muito cuidado com as lombas, senão eu e o carro sofremos muito...

- Passar na diagonal, para cada roda passar em tempos diferentes, ajuda a não embarrar, e assim, todas as rodas absorvem, senão, limitam-se a subir a rampa, além de que é mais apropriado para as suspensões dos carros esse tipo de obstáculo

- Devagar (óbviamente)

- Não travar, travar antes mas é

- Ralenti em 2ª, se estiver em ponto morto, o carro, tem tendência para subir de velocidade

- Protestar e dizer que deviam era preocupar-se com os buracos do que preocupar-se em pôr lombas!

Normalmente só as vejo depois de as passar.[;)]

Já nem ligo. E ate agora nunca estragou nada.

Se estragou ou não, não faço ideia. Mas da última vez que fui à oficina, o apoio central do motor estava solto... ooops.

Mas o mecânico disse-me que era normal os parafusos desapertarem. Pôs-lhe uma cola verde xpto e apertou a coisa e até agora tudo na maior :)

Essa é uma "moda" horrivelmente estúpida a de colocarem lombas por todo o lado, muitas vezes associadas a passadeiras, e em bastantes casos de alturas inconcebíveis, numa clara falta de respeito pelo dinheiro dos outros... [8b]

Ainda não percebi porque é que ainda ninguém providenciou para acabar com elas, já que, para além de estragarem material, são perigosas pois basta uma ligeira distracção para alongarem as distâncias de travagem e, por outro lado, inviabilizam todos os estudos de minimização de danos corporais que as marcas automóveis têm feito relativamente à protecção de peões!... [s)]

Ah, e as passagens fazem-se o mais suavemente possível, logicamente!

Costumo ter o cuidado de travar antes das lombas e acelerar ligeiramente quando passo por elas.
A suspensão da frente levanta ligeiramente e torna menos custoso para mim e para a suspensão.

Mas realmente andam aí lombas muito mal feitas...

pintonuno vbmenu_register("postmenu_1620935", true);
Piloto de Provas de Perícia

icon1.gif

o que faço: passo as lombas a acelerar e não a travar, ou seja travo antes e quando chega a lomba dou um bocadinho de gas para ajudar a transpor o "obstaculo"..lol

Acho que é a forma mais correcta eu tambem passo assim

Tenho que passar muito devagar e nalgumas não passo, uma vez meti marcha-atrás e fui dar a volta numa dessas passadeiras elevadas, temos pena mas o dinheiro sai-me do bolso e custa a ganhar... [;)]

Eu não percebo as lombas e os sinais luminosos que fecham a partir de X km/h em certos locais, só servem para aumentar o consumo de combustível e associado a isto o aumento de emissões poluentes.

Eu sei de uma passadeira que tem lombas porque era comum existirem atropelamentos, o que ninguém se lembrou é que a passadeira está perto de uma curva sem visibilidade numa zona não habitacional, que tal em vez de umas lombas recolocar a passadeira noutro local e dar-lhe alguma iluminação de noite que é nula? [;)]

Já repararam nas que estão na Av. de Ceuta direcção alcântara - praça de espanha...são bem lixadas, e plantaram aquilo depois de meterem lá o radar. Se calhar é por causa daquelas obras mas mesmo assim abusaram no tamanho daquilo [8b]

Citação:Originalmente Colocado por Grolubao
Deve-se passar em ponto morto e com ambas as rodas

Citação:Originalmente Colocado por JCSPOWER
Se possivel, devem passa-las com o a embraiagem a fundo, sem travar
e na diagonal, de forma a que evitar que ambas as rodas do eixo sofram
simultaneamente com o obstaculo.

Qual destas será a afirmação mais lógica/correcta?

PM ou embraiagem a fundo não é a mesma coisa? A outra questão, penso que é simultaneamente por desta forma não haver torsão. O eixo mantém-se ao mesmo nível de um lado e doutro como se estivesse em terreno plano. Mas isso também terá a ver com o tipo de suspensão, digo eu.

Última edição:
Essa é uma "moda" horrivelmente estúpida a de colocarem lombas por todo o lado, muitas vezes associadas a passadeiras, e em bastantes casos de alturas inconcebíveis, numa clara falta de respeito pelo dinheiro dos outros... [8b]

Ainda não percebi porque é que ainda ninguém providenciou para acabar com elas, já que, para além de estragarem material, são perigosas pois basta uma ligeira distracção para alongarem as distâncias de travagem e, por outro lado, inviabilizam todos os estudos de minimização de danos corporais que as marcas automóveis têm feito relativamente à protecção de peões!... [s)]

Ah, e as passagens fazem-se o mais suavemente possível, logicamente!

Há lombas que não se justificam mas acho estas novas lombas menos prejudiciais para o carro e mais eficazes. Nas outras há uma pancada seca que passa depressa, o pessoal que não tem amor ao carro não quer saber. Nestas tenho visto sempre que se abranda. Para além disso, devem custar menos porque as outras passados uns meses já não existem, excepto aquelas feitas de cimento ou lá o que é. Essas sim, um verdadeiro terror. Acho que foi daquelas mudanças mesmo só para melhor.

Acabar com as lombas? Também gostava de ver o pessoal abrandar na aproximação a uma escola, por exemplo, sem ser preciso pôr umas lombas, sem ser preciso forçar uma coisa que devia vir de cada um. Mas a maior parte das pessoas só lá vai à força. Se as lombas estiverem bem sinalizadas, qual é o problema?

Última edição:
Eu não percebo as lombas e os sinais luminosos que fecham a partir de X km/h em certos locais, só servem para aumentar o consumo de combustível e associado a isto o aumento de emissões poluentes.

Eu sei de uma passadeira que tem lombas porque era comum existirem atropelamentos, o que ninguém se lembrou é que a passadeira está perto de uma curva sem visibilidade numa zona não habitacional, que tal em vez de umas lombas recolocar a passadeira noutro local e dar-lhe alguma iluminação de noite que é nula? [;)]

Os semáforos, tal como as lombas, servem, de uma forma ofensiva à inteligência, para tentar fazer respeitar os limites de velocidade dentro das localidades ou outros locais de perigo potencial. Agora que há má sinalização, concordo, como descreves no exemplo a seguir.

Voltar
Superior