[Acidente] Como proceder em caso de acidente

jorgespk

New member
Boas colegas, vou tentar ser breve... Este fim de semana bateram-me no carro (Renault Clio 1.9 dti ano 2000), amaçando a porta esquerda traseira, o pneu traseiro do lado esquerdo, a mala não abre, visivelmente no exterior penso que foi só, no interior abriu o airbag lateral esquerdo.
O sujeito B (Honda Concerto do ano 1990) que bateu no meu carro deu-se como culpado,pois não tinha por onde fugir, passou o vermelho e vinha em excesso de velocidade, para além de vir distraído e nao ver sinal nenhum (isto confessado pelo condutor Sujeito B), a nossa Seguradora é a Liberty Seguros (dos dois).

O que pretendo saber é se é certo que o seguro é obrigado a cobrir os danos e "devolver-me o carro" todo ajeitadinho ou se porão chatice por causa do airbag?

Se me puderem esclarecer com a vossa experiencia ou ajudar no como proceder para dar tudo certo, agradeço.
cumprimentos

Boas colegas, vou tentar ser breve... Este fim de semana bateram-me no carro (Renault Clio 1.9 dti ano 2000), amaçando a porta esquerda traseira, o pneu traseiro do lado esquerdo, a mala não abre, visivelmente no exterior penso que foi só, no interior abriu o airbag lateral esquerdo.
O sujeito B (Honda Concerto do ano 1990) que bateu no meu carro deu-se como culpado,pois não tinha por onde fugir, passou o vermelho e vinha em excesso de velocidade, para além de vir distraído e nao ver sinal nenhum (isto confessado pelo condutor Sujeito B), a nossa Seguradora é a Liberty Seguros (dos dois).

O que pretendo saber é se é certo que o seguro é obrigado a cobrir os danos e "devolver-me o carro" todo ajeitadinho ou se porão chatice por causa do airbag?

Se me puderem esclarecer com a vossa experiencia ou ajudar no como proceder para dar tudo certo, agradeço.
cumprimentos

Chatice por causa do Airbag? Porque?

Se o outro condutor é claramente culpado, tem de te consertar o carro, ou dar como perda total.

cumprimentos

Dependendo do valor da reparação, pode ser dada a oerda total do teu carro:

[h=4]O que significa “perda total”?

[/h]
[h=3]Quando ocorre um acidente, o veículo pode sofrer danos parciais, que podem ser reparados ou sofrer danos tão graves que o veículo se considera em situação de perda total. Nesta situação, em vez do veículo ser reparado, o lesado é indemnizado em dinheiro.
Existe perda total se:

• o veículo desapareceu ou foi totalmente destruído;
  • o veículo sofreu danos que não podem ou não devem ser reparados, por colocarem em causa as suas condições de segurança;
  • no caso de veículos com menos de dois anos, o custo estimado para a reparação dos danos, somado ao valor do veículo no estado em que ficou após o acidente (o valor do salvado), ultrapassa os 100% do valor pelo qual poderia ser substituído antes do acidente ( valor venal);
  • no caso de veículos com mais de dois anos, o custo estimado para a reparação dos danos, somado ao valor do veículo no estado em que ficou após o acidente, ultrapassa os 120% do valor pelo qual o veículo poderia ser substituído antes do acidente.
[/h]

in ISP - Apoio ao Consumidor

Portanto, se a reparação e o veículo sinistrado excederem em 120% o valor comercial dele atual, vai ser dada a perda total do teu carro. Agora, só sabendo o orçamento da reparação.

Sinceramente n estou a ver a tua vida fácil.
Primeiro porque apesar de ele dizer que é o culpado, não vão haver provas do vermelho... O excesso de velocidade em nada determina ou obriga a que haja culpa no acidente, por isso também não interessa para nada.
Por isso eu não tirar de parte a possibilidade da seguradora dele dizer que não assume a culpa ( pelo menos total! )

Quanto ao carro, sendo um Clio de 1990, o mais provável é ser perda total. O valor do carro nem 1.000€ é, por isso o arranjo irá ser bastante superior.

Primeiro porque apesar de ele dizer que é o culpado, não vão haver provas do vermelho... O excesso de velocidade em nada determina ou obriga a que haja culpa no acidente, por isso também não interessa para nada.
Por isso eu não tirar de parte a possibilidade da seguradora dele dizer que não assume a culpa ( pelo menos total! )

Quanto ao carro, sendo um Clio de 1990, o mais provável é ser perda total. O valor do carro nem 1.000€ é, por isso o arranjo irá ser bastante superior.
Se o outro assumiu que passou o vermelho (e não alterar nada até fazer a participação), vai ser dado com culpado. O carro dele é de 2000. De 1990 é o outro. De qualquer modo, com os danos descritos e um airbag aberto, cheira-me que o melhor é o jorgesk começar a fazer contas à vida. [s)]

Se preencheram DAAA, e foi assinalado que passou um sinal vermelho (no campo especifico para tal), poucas hipóteses tem de fugir. [;)]

O Clio é de 2000 o Honda é que é de 1990.
O sr do Honda deu-se como culpado, assinalando e assinando respectivamente a declaração amigavel como tal. Penso que quanto á culpa não há como fugir.
o valor comercial do carro é de mais de 1000€ tenho a certeza, agr dos 2000€ já não passa axo eu! :confused: aliás axo que o que dá valor ao carro é o facto de ser 1.9dti.:confused:
Bem vai ser esperar para ver... depois dou noticias.
obrigado a todos.

O Clio é de 2000 o Honda é que é de 1990.
O sr do Honda deu-se como culpado, assinalando e assinando respectivamente a declaração amigavel como tal. Penso que quanto á culpa não há como fugir.
o valor comercial do carro é de mais de 1000€ tenho a certeza, agr dos 2000€ já não passa axo eu! :confused: aliás axo que o que dá valor ao carro é o facto de ser 1.9dti.:confused:
Bem vai ser esperar para ver... depois dou noticias.
obrigado a todos.

Boa sorte nisso. Em que oficina tens o carro? Se der um orçamento demasiado grande, tenta regatear um orçamento mais baixo numa oficina conhecida, comprando peças em segunda mão. Conheço quem tenha feito isso e foi a única maneira de ter um orçamento abaixo do valor de perda total.

Infelizmente acho que podes começar a fazer contas à vida...

Quando foi do "meu" clio III, a conta (segundo o orçamento assinado pela minha sogra) ascendeu aos 4k €, fora da marca:
- Eixo traseiro;
- Pneu;
- Jante desempenada;
- Ilharga esquerda;
- Vidro traseiro esquerdo;
- Farol;
- Para-choques traseiro;
- Pintura das peças afectadas.

É aguardar o resultado da peritagem.
Como já disseram dependerá de onde a viatura se encontra (concessionário da marca), da hipoteses de levar peças "marca branca" ou sucata (algum painel por ex.). Vs o valor comercial.

No caso de ser atribuida a perda total, é tentar que o valor seja o mais ajustado possível à realidade.

Em termos de responsabilidade, se assinalaram o campo correto e foi descrito que passou o vermelho, como o Vanquish referiu não haverá grande problema. Em caso de dúvidas, o normal é avançarem com uma proposta de 50/50.

Já agora, a propósito do "deu-se como culpado", reparem nisto que está escrito no impresso das DAAA:

Capture.jpg

Na declaração do acidente ninguém se dá como culpado. Apenas é feita a descrição do acidente, e mostrada concordância nos factos descritos, pelos condutores envolvidos.

A decisão é tomada pelas seguradoras.

Na verdade podes declarar-te culpado. A seguradora é que terá sempre a última palavra pois é ela que paga, mas tudo o que declarares pode influenciar e muito a decisão final.

o sujeito declarou que " Desconheço o sinal luminoso que passei"
o certo é que ja estava vermelho quando ele passou, e no meu entender, só o facto de ter declarado isto já é culpado porque vinha distraído. e não pode.

o facto é que tenho duas testemunhas que vão já apresentar as suas declarações, tb muito sinceramente, os avaliadores do seguro devem ter tido muita péssima nota a português...

o sujeito declarou que " Desconheço o sinal luminoso que passei"

Parece que afinal o outro condutor não assumiu a responsabilidade e, em caso de duvida...

o certo é que ja estava vermelho quando ele passou, e no meu entender, só o facto de ter declarado isto já é culpado porque vinha distraído. e não pode.

Se vais a conduzir o teu carro, tens que te cingir ao semáforo que te é dirigido a ti, não ao que é dirigido aos outros.

o facto é que tenho duas testemunhas que vão já apresentar as suas declarações,

Foram identificadas na DAAA?

tb muito sinceramente, os avaliadores do seguro devem ter tido muita péssima nota a português...

Esta não percebi. Dizes isto porque?

Independentemente do que foi aqui escrito e muito bem com transcrições bem documentadas , ainda podes requerer a tribunal porque também existe a directiva que as seguradoras fogem - ou seja em palavras simples - tens direito a ter o carro arranjado nas devidas condições tal como se encontrava antes do acidente , isto é muito dificil de fazer a segurador cumprir se o valor venal for inferior ao valor da reparação , mas estás no teu direito de reclamares esta solução que não será de todo bem aceite pela seguradora .

o valor de perda total não creio que seja suficiente para repores uma viatura igual a essa

boa sorte

acerca da péssima nota a português , tem a ver com o facto de eles não entenderem o que lá está, pode nao estar exactamente nas palavras "chapa na cara" mas subentende-se e não há outra alternativa! digo!
então se estava lá a PSP e bastou o outro Sujeito lhes dizer que sinceramente não viu sequer sinal nenhum porque viria a falar com a mulher, a PSP disse logo, "ó meu amigo com o que nos diz o sr é culpado e não há como fugir...
na declaração ao dizer que desconhece que havia um sinal lá, carambas, não sei o k pretendem.... então se sou apanhado pela policia a passar um vermelho e digo que desconheço o qual o sinal luminoso que estava eles nem sequer perdoam e não há como fugir.... e o portugues é explicito nao vejo como podem entender outra coisa.....
sinceramente....

mas obrigado por tudo, vou ver em que isto dá, tenho testemunhas a meu favor.

Independentemente do que foi aqui escrito e muito bem com transcrições bem documentadas , ainda podes requerer a tribunal porque também existe a directiva que as seguradoras fogem - ou seja em palavras simples - tens direito a ter o carro arranjado nas devidas condições tal como se encontrava antes do acidente , isto é muito dificil de fazer a segurador cumprir se o valor venal for inferior ao valor da reparação , mas estás no teu direito de reclamares esta solução que não será de todo bem aceite pela seguradora .

o valor de perda total não creio que seja suficiente para repores uma viatura igual a essa

boa sorte

Cuidado com essa afirmação, de que seguradoras tem de repor a viatura como estava.

Desde alteração operada há uns anos, na legislação dos seguros, tal ficou bem regulamentado e já foi indicado qual o procedimente que seguradoras são obrigadas a seguir.

É certo como é claro, que se lesado não estiver de acordo, poderá então socorrer-se da via judicial, para repor o bem como se encontrava antes do acidente, mas neste caso, somente e só, pela via judicial.

Voltar
Superior