[Sociedade] Como recuperar pavimento de mosaico

Axxantis

New member
O pavimento de mosaico da minha cozinha foi nitidamente mal escolhido. Parecia muito lindo no início mas passados 2 ou 3 anos começou a ganhar manchas, certamente por ser relativamente poroso (na altura o vidrado estava completamente fora de moda).

Bem, a ideia é recuperar isto, ou se não der, trocar por outro. Quanto à recuperação, faz algum sentido fazer-se um polimento e algum tratamento de impermeabilização, ou esta ideia é completamente idiota? É que eu disto percebo zero... [:cool:]

Tens sempre a solução de colar um revestimento tipo linóleo.Actualmente deve Haver umas coisas jeitosas[;)]

O pavimento de mosaico da minha cozinha foi nitidamente mal escolhido. Parecia muito lindo no início mas passados 2 ou 3 anos começou a ganhar manchas, certamente por ser relativamente poroso (na altura o vidrado estava completamente fora de moda).

Bem, a ideia é recuperar isto, ou se não der, trocar por outro. Quanto à recuperação, faz algum sentido fazer-se um polimento e algum tratamento de impermeabilização, ou esta ideia é completamente idiota? É que eu disto percebo zero... [:cool:]

O que pretende pode facilmente ser efectuado a partir do polimento ou decapagem (dependendo da profundidade das manchas).

Não sendo definitivamente bem isolado através de envernizamento, qualquer coisa que lá caia será absorvido.

Atenção que o polimento poderá não ser suficiente, podendo ser necessário recurso a discos de polimento em cabeça de diamante.

Se as manchas forem muito profundas, o benificio vs custo será apenas justificavel face ao facto de gostares muito desse pavimento.

A recuperação partirá sempre na avaliação de:
Ate que ponto se encontra o pavimento.
Se valerá a pena recuperar o pavimento.
Se o estrago foi profundo, se o mosaico suporta um polimento a diamante.

Não sei se fui útil ou não, mas deixo aqui o meu conhecimento.

Kerlite

Metes por cima, e é fino não deverás ter grandes problemas com remates de portas e afins. E tens tamanhos grandes mais "modernos".

Recuperar mosaico sai mais caro que meter novo.

Começa a ver alternativas para meter algo novo.

Nem sempre.

Se a àrea má for pequena, o esforço do polimento fora dessa àrea será residual apenas para suportar o posterior envidramento.

Se a àrea estragada for pequena, e decidir substituir, terá que substituir a cozinha inteira(para ficar homogeneo), ao passo que o polimento ficará bem mais barato.

Nem sempre.

Se a àrea má for pequena, o esforço do polimento fora dessa àrea será residual apenas para suportar o posterior envidramento.

Se a àrea estragada for pequena, e decidir substituir, terá que substituir a cozinha inteira(para ficar homogeneo), ao passo que o polimento ficará bem mais barato.

A questão é que não me parece polir algo que era polido e perdeu o brilho ou ficou manchado.

É polir um mosaico poroso. Não será fácil e esse tipo de equipamento numa cozinha montada será complicado.

A questão é que não me parece polir algo que era polido e perdeu o brilho ou ficou manchado.

É polir um mosaico poroso. Não será fácil e esse tipo de equipamento numa cozinha montada será complicado.

Com cabeças de diamante, só precisas de dois gajos com rebarbadoras. Numa manhã tá tudo polido.

Normalmente para àreas pequenas como uma cozinha, é o que basta.
Se falarmos em termos de pavimentos industriais, aí já tens outro tipo de equipamento.

(Eu estou a falar de conhecimento, porque tenho bastante experiencia na àrea)

P.S.: Só uma correcção, todo o mosaico é poroso, só deixa de ser, depois de devidamente revestido. São as duas fases de reparação do pavimento: remoção de revestimentos antigos/manchas/imperfeições através do polimento ou decapagem, e de seguida colocar revestimento.)

Isto é aquele mosaico de espessura muito fininha, que dá para aplicar por cim sem retirar o outro, não é?

Mas pavimento tens de ter mais cuidados. Meter o de 3mm é capaz de ser muito arriscado, já que é a cozinha, deixas cair uma faca com cabo mais pesado e é capaz de partir. Mais depois ai entramos no campos dos "ses"

Back