Viva ! Tive a procurar no porta luvas e encontrei o livro de revisões original da Citroën com todos os carimbos e assinado por eles , ( desde nova até 5 anos mais a frente ) onde aparece o numero de chassis e a matricula . Que coincide com a carrinha.
Então isto quer disser que a carrinha não teve nenhum furto ou clonagem.
E que só podem ser 2 coisas :
Ou foi remarcado de fabrica conforme o texto que acima mencionei.
Ou em algum momento o primeiro dono escreveu ao lado o numero de chassis ( podia ter enferruchado e não dava para ver )
o autocolante na porta lateral está de origem com o numero de chassis.
Boas.
Assim sendo, dá trabalho mas resolve-se. Se tivesse sido a conversa inicial, de matrícula trocada de carro e VIN gravado à socapa, estavas tramado.
Tive um problema semelhante num jipe que comprei. Primeira inspeção sem problema; segunda vez que o levei à inspeção, noutro IPO, não fez sequer inspeção pois o VIN do quadro não estava visivel. E de facto não estava; não consegui nunca localizar o VIN e até o levei à marca. Mas sendo um jipe, que até tinha já levado um tratamento anti-corrosão meio manhoso, é bem provável que tenham metido aquilo por cima e siga.
Tens de abrir um processo no IMTT para regravação do VIN. Depois serás chamado para uma inspeção especial no IMTT, onde acontece uma de duas coisas: 1) conseguem verificar a documentação do veículo, que bate certo com o VIN do DUA e com a chapa do construtor e em que o número de motor também bate certo; 2) não conseguem confirmar, por exemplo, o número de motor.
Se for o 1, em princípio o IMTT algum tempo depois dá-te a certidão para regravação do VIN (em representante oficial do construtor do veículo). Se for 2, como me aconteceu (o IMTT não conseguiu ver o nº do motor), o carro tem de ir à marca para verificação, nomeadamente do número do motor. Na marca verificaram que o número de motor era o correto e correspondia com o VIN do DUA e com a matrícula, mas de facto o VIN do quadro não podia ser encontrado.
Com o papel da marca voltas ao IMTT e pedes regravação. Passado uns tempos, o IMTT envia-te a declaração para regravação. Vais à marca regravar, que te passam uma declaração em como foi regravado de acordo com a lei, mais um decalque da regravação e fotos.
Voltas ao IMTT com a papelada e entregas. Depois é esperar que chegue o novo DUA que vai indicar "VIN regrav".
Quando tens a autorização do IMTT para proceder à regravação já poderás fazer a inspeção. Problema: isto tudo leva vários meses (a mim levou 9 meses até ser parido) e entretanto o carro já não pode circular por falta de inspeção.
O que eu fiz foi fazer uma (ou duas) inspecções pelo meio, para chumbar, e ter 30 dias válidos para circular. Ou pagar reboque.
A outra solução é ir a outro IPO a ver se passa. Mas aconselho a, ainda assim, tratar da regravação pois podes vir a ter o problema mais cedo ou mais tarde.
Desculpem o post longo, mas acho que é relevante ter a informação toda.